Gigante taubateano conquista tricampeonato mundial

Em final bem disputada contra adversário do Irã, o paratleta Alessandro da Silva, de Taubaté, fez sua melhor marca da temporada e conquistou o Tricampeonato Mundial consecutivo da classe F11.

Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Comunicação do atletismo taubateano.

Que manhã para Alessandro Rodrigo da Silva, em Paris! O paratleta taubateano, da equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, foi soberano e conquistou a medalha de Ouro no Lançamento de Disco F11 no Campeonato Mundial de Paratletismo, em final disputada neste sábado (15/07).

Com a ótima marca de 45,30m, feita no sexto e último lançamento, Alessandro sagrou-se Tricampeão Mundial consecutivo da prova, colocando o lançador taubateano na história do paratletismo brasileiro. Ele havia conquistado o Ouro nesta prova nas duas últimas edições do Mundial, em Londres 2017 e Dubai 2019.

A Prata foi para Mahdi Olad, do Irã, com 43,73m. O Bronze ficou para Alvaro del Amo Cano, da Espanha, com 37,60m.

O Ouro deste sábado fecha a participação de Alessandro da Silva neste Mundial com sua segunda medalha. Na última quarta-feira (12) ele já havia conquistado a inédita Prata no Arremesso de Peso.

A prova

Alessandro entrou para a final tendo como principal adversário o iraniano Mahdi Olad. Sexto atleta a lançar na primeira rodada, o taubateano queimou seu lançamento inicial. O iraniano abriu a prova liderando com 39,14m.

Já na segunda rodada, Alessandro encaixou um bom lançamento de 43,64m e assumiu a liderança. Na terceira rodada, o brasileiro melhorou a marca, alcançando 43,71m e se manteve em primeiro.

A partir da quarta rodada, com nova ordem de lançamentos, Alessandro passou a ser o último a entrar no setor. Na quarta rodada, fez ótimos 44,15m, estabelecendo sua melhor marca da temporada até então e abrindo vantagem em relação ao segundo colocado.

Na quinta rodada, queimou o lançamento. Na última rodada, Alessandro aguardou o iraniano fazer seu lançamento, que chegou aos 43,73m, estabelecendo recorde continental. Mas não foi suficiente para ultrapassar o Brasileiro, que já pôde comemorar o Ouro.

Com a medalha dourada garantida, Alessandro ainda foi para seu melhor lançamento na prova, fazendo 45,30m na última rodada e carimbando seu Tricampeonato Mundial.

Medalhistas

O resultado fecha a participação dos paratletas da equipe de Taubaté no Campeonato Mundial de Paratletismo 2023 de Paris. Alessandro volta para casa com o Ouro no Lançamento de Disco e Prata no Arremesso de Peso. André Rocha volta com o Bronze no Lançamento de Disco F52. O Mundial segue até a próxima segunda-feira, 17/07.

O Campeonato Mundial de Paratletismo de Paris está sendo transmitido para todo o Brasil pelo canal SporTV 2. É possível também assistir pela página oficial do Comitê Paralímpico Internacional no Facebook: www.facebook.com/paralympics

O projeto

O Programa Esporte Para Todos congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Ciclismo e Badminton.

Nas fotos (de Alexandre Schneider/CPB), Alessandro durante a prova e comemorando.

Comentário

comentário