Handebol Taubaté fica no Mundial pelo quinto lugar
No jogo que valia uma vaga nas semifinais do Mundial de Clubes, o Handebol Taubaté perdeu para o polonês Kielce na manhã desta sexta-feira e vai para a segunda fase na chave que definirá do quinto colocado ao oitavo.
Em Damman, na Arábia Saudita, o Super Globe começou com os 12 times qualificados em competições continentais. Divididos em quatro grupos de três, disputam um triangular de turno de único. O primeiro colocado avançará entre os quatro semifinalista. O segundo, ao afunilamento do 5º ao 8º lugar. O terceiro, do 9º ao 12º. Assim, todos os times terão quatro partidas cada.
O Grupo C foi aberto na terça-feira com o Taubaté vencendo ao Al-Kuwait, por 32 a 28. Na quarta-feira, o Al-Kuwait enfrentou o polonês Kielce e voltou a perder, por 26 a 47.
Consequentemente, Taubaté e Kielce ficaram com um confronto decisivo pela vaga na semifinal. E depois de um primeiro tempo equilibrado, os poloneses abriram vantagem na etapa complementar e venceram, por 39 a 30.
O jogo, na manhã desta quinta-feira, começou movimentado e muitas trocas no avanço da contagem. O Taubaté soube fechar o primeiro tempo em um apertado placar adverso de 16 a 18. Já no segundo, o time polonês fez valer o seu poderio e armou a vantagem final de nove pontos.
Goleadores
No Taubaté, Pedro Mota e Gustavo de Andrade foram os principais goleadores com quatro gols cada. Matheus Perrella, de dez gols marcados na estreia contra o Al-Kuwait, fez três e oito tentativas. No Kielce surgiram os dois principais goleadores da partida, porque Dylan Nahi e Alex Dujshebaev chegaram a seis cada um.
O Taubaté saiu da quadra esperando o resultado de um jogo entre o espanhol Barcelona e o tunisiano Esperance. Assim, com a primeira fase fechada, conhecerá o adversário de sábado em partida que valerá presença na decisão do quinto lugar.
Na foto (de IHF/Divulgação), João Henrique Rodrigues finalizando um dos ataques do Taubaté contra o Kielce.