Handebol Taubaté volta do Mundial em oitavo
O Handebol Taubaté/TCC terminou o Mundial de Clubes na oitava colocação. Na quadra, encarou os adversários e poderia ter alcançado um resultado ainda mais interessante.
No triangular do Grupo C da primeira fase, venceu o Al-Kuwait e depois perdeu para o polonês Kielce. Como segundo colocado, foi para o afunilamento da quinta à oitava posição.
No sábado, contra o Esperance da Tunísia, o Taubaté não conseguiu impor o seu favoritismo e acabou empatando, por 33 a 33. Na sequência, a decisão por arremessos dos sete metros favoreceu o adversário.
Com a derrota, o Taubaté foi finalizar a participação o jogo que definiria o sétimo e o oitavo colocados. Na manhã de domingo, contra o português Benfica, passou boa parte com placar favorável, mas levou uma virada no final, por 27 a 32.
Balanço final
Sobre o campeonato, confira o material enviado pela assessoria de Imprensa da organizadora IHF.
A primeira edição do Super Globe masculino da IHF com 12 equipes na largada terminou na noite de domingo em Dammam, na Arábia Saudita, com um clássico instantâneo, com o campeão alemão SC Magdeburg mantendo o título. Eles venceram 41×39 contra o Barça em uma partida que exigiu dois tempos extras.
O Magdeburg tornou-se apenas o terceiro time da história a vencer edições consecutivas do Super Globe, depois do Barça e do também time alemão Füchse Berlin. Eles fizeram isso em grande estilo com uma vitória ainda mais impressionante contra a potência espanhola, depois de uma vitória por 33×28 contra o Barça em 2021.
O time alemão registrou sua oitava vitória consecutiva no Super Globe em uma partida de montanha-russa, que os viu criar uma vantagem de seis gols no segundo tempo, apenas para o Barça montar uma virada impressionante e empatar o jogo, mandando para extra vez com um pênalti convertido pelo ala esquerdo sueco Hampus Wanne, quando faltavam apenas cinco segundos para o fim do tempo regulamentar.
Mas os quatro pênaltis perdidos pelo Barça foram cruciais no resultado da partida, já que o time espanhol abriu a vantagem, 37×36, aos 64 minutos, apenas para marcar duas vezes nos próximos seis minutos. Quando Wanne perdeu outro pênalti, o jogo acabou, com Magdeburg conquistando uma vitória por 41×39.
Destaques
O lateral-direito islandês Omar Ingi Magnusson, o artilheiro da temporada anterior na Bundesliga e no EHF EURO 2022, fez uma masterclass com 12 gols, enquanto o também lateral islandês, Gisli Kristjansson, marcou seis gols e deu oito assistências.
O Magdeburg é agora o segundo time de maior sucesso na história do Super Globe Masculino da IHF, empatando com Füchse Berlin e Ciudad Real no número de troféus conquistados. Ao mesmo tempo, o Barça ainda é o time mais condecorado da história, com cinco troféus, dois segundos lugares e uma medalha de bronze.
A final também foi a maior pontuação da história do Super Globo, batendo o recorde anterior estabelecido em 2019, quando o Barça venceu o THW Kiel por 34×32 por nada menos que 14 gols. No total, apenas quatro finais tiveram pelo menos 60 gols marcados na história da competição.
Surpresas
A medalha de bronze foi selada pelo Lomza Industria Kielce, que conquistou uma vitória por 35×26 contra o time egípcio Al-Ahly SC. Os campeões polacos já terminaram em terceiro lugar nas duas edições do Super Globo que disputou em 2016 e 2022, com a derrota frente ao Barça nas meias-finais, por 28×39, sendo apenas o quinto jogo perdido pela equipa polaca por 10 gols ou mais na última década.
Ahly tornou-se também uma das cinco equipas não europeias que venceram uma equipa europeia na competição, com a vitória por 29×28 sobre o SL Benfica na fase preliminar. A potência egípcia terminou em quarto lugar, seu segundo melhor resultado da história depois de terminar em segundo lugar em 2007, quando o Super Globe Masculino da IHF teve um formato round-robin.
Outra surpresa foi o lado saudita Khaleej, que emprestou três craques egípcios, apoia Hassan Kaddah e Ahmed Elahmar e o goleiro Karim Hendawy para este torneio. O lado saudita terminou em sexto depois de sofrer uma derrota no último segundo 30×31 contra o Esperance de Tunis na partida de classificação 5/6.
Recordes
Kaddah, que se juntará a Kielce no verão de 2023, foi sem dúvida a estrela do torneio, apresentando o melhor desempenho de um único jogador no torneio, com 45 gols em quatro partidas, três gols a mais que o recorde estabelecido por Amine Bannour em 2012.
Tanto Kaddah quanto Ali Saleh, do Al-Kuwait SC, registraram um novo desempenho máximo de um único jogador em uma partida do Super Globe, cada um marcando 16 gols no último dia, Kaddah no jogo contra o Esperance de Tunis, enquanto Saleh dominou o contra Mudhar.
Kaddah (45 gols), Saleh (40 gols) e Omar Ingi Magnusson do Magdeburg (28 gols) foram os artilheiros de um torneio que registrou um recorde por si só.
Este foi o Super Globo com maior pontuação da história, com média de 63,6 gols marcados por jogo, batendo o recorde anterior estabelecido em 2011, com média de 61,8 gols.
Classificação final do Super Globe Masculino IHF 2022:
1 – SC Magdeburgo (GER)
2 – Barça (ESP)
3 – Lomza Industria Kielce (POL)
4 – Al-Ahly SC (EGY), 5 – Esperance de Tunis (TUN), 6 – Khaleej (KSA), 7 – SL Benfica (POR), 8 – Handebol Taubaté (BRA), 9 – Al-Kuwait SC (KUW), 10 – Mudhar (KSA), 11 – Sydney-Uni (AUS) e 12 – Club Ministros (MEX).
Nas imagens, o Taubaté após vitória na estreia (foto de IHF/Divulgação), atacando contra o Benfica (foto de @ABODFH_SPORT) e um dos gols do campeão SC Magdeburg na final contra o Barcelona (foto de IHF/Divulgação).