Ilhabela Rugby vence e continua na elite estadual
O Ilhabela Rugby Clube está comemorando a permanência na principal divisão masculina do Campeonato Paulista. Em partida de decisiva de repescagem, contra o paulistano Rio Branco que buscava acesso à elite, a equipe do Litoral Norte souber virar o placar e sair com a vitória.
Na tarde de sábado e com chuva forte atrasando o início da partida, o Ilhabela enfrentou o risco de rebaixamento no campo do SPAC, em São Paulo. E depois de tomar ao susto ao ver o Rio Branco abrir 8 a 0, reagiu o suficiente para controlas ações no segundo t\empo terminar com uma expressiva virada. por 17 a 8.
Ainda sobre o jogo, confira o material publicado pelo site Rugby Fora do Eixo e assinado por Marcio Duailibi.
“Em um confronto acirrado, sob uma chuva intensa na região da Guarapiranga, em São Paulo, as equipes de Rio Branco e Ilhabela protagonizaram uma partida emocionante pela permanência na elite do rugby paulista. A partida, marcada por um clima desfavorável e um embate físico exigente, destacou a força e resiliência das duas equipes.
Desde o início, o Ilhabela Rugby demonstrou uma leve superioridade, principalmente com seus forwards, conhecidos por sua força e estatura. Com uma linha de 1 a 8 mais robusta e agressiva, o time de Ilhabela soube explorar suas vantagens físicas e técnicas para superar os momentos críticos da partida, especialmente nos contatos corpo a corpo. Ainda que o Rio Branco tenha se esforçado e mostrado potencial, a experiência e o porte físico do Ilhabela fizeram a diferença no placar final.
O Rio Branco Rugby, por sua vez, poderia ter alcançado um resultado melhor caso tivesse aproveitado as oportunidades da linha com passes mais rápidos e precisos. O estilo de jogo tradicional, focado no contato físico constante, acabou limitando as chances do time de mostrar seu verdadeiro potencial. Acreditar no modelo de “choque e resistência” é uma prática que o rugby brasileiro vem insistindo, pois o jogo moderno exige dinamismo e precisão.
Parabéns ao Ilhabela Rugby pela vitória e ao Rio Branco Rugby pelo empenho e garra. Que a temporada de 2025 traga um campeonato ainda mais competitivo, com menos interferências externas e mais apoio ao desenvolvimento do rugby brasileiro.”
O sábado
Ainda sobre a rodada de sábado, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Fim de semana de decisões no Rugby XV masculino do Centro-Oeste e de São Paulo! Em Cuiabá, o sábado foi de finais da Copa Centro-Oeste, com o Melina/Cuiabá se sagrando campeão pelo segundo ano seguido ao derrotar os brasilienses do Rugby Sem Fronteiras por 35 a 7, assegurando classificação à Copa do Brasil de 2025. Já na disputa do 3º lugar, o Goiânia venceu os amazonenses do GRUA por 34 a 10.
Em São Paulo, o sábado começou com o Ilhabela assegurando permanência na 1ª divisão do Campeonato Paulista Masculino de Rugby XV ao vencer o Rio Branco por 17 a 8. Enquanto isso, Piracicaba recebeu o primeiro torneio masculino adulto do estadual de sevens com a Engenharia/Leões faturando o título. Já em Indaiatuba teve etapa regional da Copa SP M17 de sevens, com título dos Leões.
Por fim, Maricá foi o palco da largada do RJ Sevens, o campeonato fluminense masculino de rugby sevens, com o Niterói faturando a taça.
Na foto (Reprodução/Youtube Rio Branco Rugby Clube), ilhabelenses comemorando logo após o final da partida.