Jacareí Rugby campeão fecha temporada da elite

A festa de campeão do Jacareí Rugby, sábado, junto com a torcida, no Campo do Balneário, fechou a temporada do Brasileirão da modalidade. A divisão de elite já tem os participantes do campeonato do ano que vem.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

No sábado, dia 12, o Campo do Balneário, conhecido como a “Toca do Jacaré”, foi o palco da grande final do Super 12 e o clube local se sagrou campeão com vitória por 26 a 15 sobre o Farrapos, de Bento Gonçalves (RS)

Pela segunda vez em sua história, o Jacareí é campeão do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. O clube do Vale do Paraíba paulista se sagrou campeão ao derrotar na grande final, neste sábado, os gaúchos do Farrapos, que buscavam título inédito. Em 2017, o único título brasileiro dos Jacarés na categoria tinha ocorrido justamente diante do Farrapos e, novamente, o desfecho com a vitória paulista, desta vez por 26 a 15.

O Farrapos encarou um desafio duríssimo ao encarar a grande final apenas uma semana depois de derrotar o Pasteur, de São Paulo, em jogo que havia sido adiado da última rodada da fase de classificação. Para tornar a vida do clube alviverde ainda mais complicada, o deslocamento até Jacareí foi desgastante e, mesmo assim, os gaúchos mantiveram o jogo em aberto até o fim.

O Jacareí já havia derrotado o Farrapos neste ano por 20 a 3 e conhecia bem o caminho para a vitória. O jogo começou com try logo no início, de Felipe “Locão”, em pick and go, mostrando a força do pack jacareiense. Atual campeão da Copa do Brasil e do Brasil Sevens, o Farrapos logo respondeu mostrando sua força com try de Guilherme Coghetto em linda jogada da linha gaúcha, com Javi chutando para Duda servir o ponta com carreira na seleção brasileira.

Controlando

Os Jacarés souberam controlar posse de bola e território e foram premiados com novo try antes do intervalo, novamente com Felipe “Locão”, desta vez em maul devastador após lateral. 14 a 7 na pausa.

O segundo tempo largou com o Farrapos encostando no placar por meio de penal chutado por Facundo. Porém, os Jacarés voltaram a ser eficientes ao entrarem nas 22 de ataque e, aos 43′, veio o terceiro try. Após pressão com uma série de fases dos avançados, o abertura Nicolas encontrou o espaço na defesa verde e mergulhou no in-goal.

Com vantagem de 21 a 10, o Jacareí parecia rumo a uma vitória contundente, mas os gaúchos logo responderam com o segundo try após o chute de reinício. Os Jacarés erraram na recepção e Jonas “Grego” cravou o try alviverde. 21 a 15, mantendo a emoção do duelo.Foi somente aos 63′ que o Jacareí deu o golpe decisivo. Nicolas chutou para a ponta e Brayan “Calleb” marcou o quarto e último try do duelo.

Os dezessete minutos finais da partida foram sem tries, com pressão do Farrapos. O clube gaúcho teve mais território na reta final do jogo, mas parou na defesa dos donos da casa. O Jacareí teve chance ainda com penal desperdiçado, mas que não fez falta. Placar final: 26 a 15 e segundo título na história do clube jacareiense.

Capitães

O capitão Felipe “Locão”, do Jacareí, falou ao final da vitória: “o primeiro tempo foi muito acirrado e o Farrapos manteve o jogo sempre apertado. No fim, conseguir o try decisivo e mantivemos o resultado. Só quero agradecer a todos do clube, desde à base até diretoria, que só fazem este clube crescer. Hora de comemorar”.

Para Leo, capitão do Farrapos, a final também mostrou a força do clube gaúcho: “infelizmente não conseguimos a vitória e sabíamos que era dificílimo vencer em Jacareí. É um time muito ágil. Mas a certeza é que não faltou garra e coração do nosso lado”.

Fechado

O Super 12 se encerrou com Jacareí (SP), Farrapos (RS) vice, SPAC (SP), Pasteur (SP), Poli (SP) e Joaca (SC) na sequência, de 3º a 6º colocados, pelas posições finais do hexagonal. Mantiveram-se ainda no Super 12 para o ano que vem Desterro (SC), Charrua (RS), Curitiba (PR), São José (SP) e Niterói (RJ), enquanto o Piracicaba (SP) foi rebaixado. O time promovido para 2025 é o Engenharia/Leões.

Nas fotos (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o técnico e jogador Matheus Cruz sendo carregado com o troféu de campeão.

Comentário

comentário