Jacareí Rugby começa bem no Brasileiro feminino

 

O Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby começou e o Jacareí, que joga por um acesso à divisão de elite, começou na frente. O São José, participando do grupo principal e também com jogos no sábado e domingo, ficou em quinto.

Confira no material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O fim de semana dos dias 6 e 7 de agosto marcou o tão aguardado retorno do Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, que não era disputado no formato de circuito desde 2019. E o retorno foi ainda mais marcante porque o Super Sevens, em seu formato atual, completa dez anos de existência, tendo sido criado em 2012 com a remodelação do Circuito Brasileiro.

A primeira etapa de 2022 foi em Curitiba, no Paraná Esporte, casa do Curitiba Rugby Clube, com nada menos que 14 clubes presentes, de 7 estados diferentes. Na Primeira Divisão, os oito times da elite nacional foram divididos em dois grupos com quatro clubes cada, ao passo que a Segunda Divisão contou com seis participantes, que jogaram no sistema de todas contra todas.

Na Primeira

Quem falou mais alto foi o atual campeão nacional, o Melina, de Cuiabá. O clube mato-grossense foi o campeão brasileiro no torneio solo realizado em 2021, que marcou o retorno da ação após a pandemia. O Melina comprovou seu status e venceu todos os seus jogos no caminho pelo título.

Na fase de grupos, o São José flertou com a vitória sobre as cuiabanas, mas o Melina prevaleceu por 14 x 12. No domingo, as vitórias foram mais largas para o time do Centro-Oeste.
Nas quartas de final, as cuiabanas derrotaram as catarinenses do Desterro por 38 x 00 e na semifinal passaram pelas fluminenses do Niterói por 24 x 05. Já na grande final a vitória foi sobre o campeão de 2019, o Band Saracens, por expressivos 29 x 00.

O Niterói ficou com o terceiro lugar ao vencer as anfitriãs do Curitiba por sofridos 10 x 07, ao passo que o São José levou o quinto lugar ao fazer 27 x 05 sobre as piauienses do Delta. Na luta contra o último lugar, as Leoas, de São Paulo, derrotaram o Desterro por 17 x 00.

Na Segunda

As disputas foram eletrizantes até o fim. Jacareí e Rio Rugby jogaram ponto a ponto pelo título da etapa. Paulistas e cariocas empataram no confronto direto, 12 x 12, e o título acabou definido na base do saldo de pontos a favor das Jacarés. No última rodada, o Jacareí derrotou as paulistanas do Pasteur por 26 x 00, ao passo que o Rio não conseguiu o placar necessário ao fazer 15 x 05 sobre o Goianos.

O evento ainda contou com um espaço para a promoção do Projeto Nina, lançado pela Brasil Rugby para o fomento do rugby feminino na base.

A próxima etapa da primeira divisão do Super Sevens será nos dias 27 e 28 de agosto em São Paulo. Por sua vez, a segunda divisão voltará nos dias 17 e 18 de setembro.

Os resultados de todas as partidas e as tabelas de classificação podem ser conferidas no site oficial da CBRu: brasilrugby.com.br

Na foto (CBRu/Divulgação), as jacareienses comemorando na premiação.

Comentário

comentário