Jacareí Rugby defende invencibilidade no Sul

O Jacareí Rugby viajou para o Rio Grande do Sul onde neste sábado defenderá a sua invencibilidade nesta temporada e com aproveitamento total. O clube também tem outras atividades importantes. O São José Rugby jogará em São Paulo e com necessidade de reabilitação para manter suas chances.

Confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Neste sábado (16), o Jacareí Rugby enfrenta o Farrapos, de Bento Gonçalves/RS, pela terceira rodada da Fase Final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de XV organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. A partida acontece às 14h, no Estádio da Montanha, na cidade localizada na Serra Gaúcha. Os jacarés estão na liderança do hexagonal final e precisam vencer para manter a primeira posição.

Até o momento, a equipe fez duas partidas na fase final. Venceu o São José por 25 a 7 e também o Desterro por 74 a 7, em jogos realizados no Campo do Balneário, em Jacareí/SP. Para voltar à decisão do Campeonato Brasileiro, o time jacareiense precisa vencer pelo menos duas das três partidas restantes nesta fase, já que a decisão será entre os dois melhores times desta etapa.

Contra o Farrapos, essa será a sétima partida entre as equipes na modalidade XV. O histórico é bastante equilibrado. São três vitórias do Jacareí e três derrotas. Uma dessas vitórias foi na decisão do Campeonato Brasileiro de 2017, no qual o Jacareí Rugby venceu por 18 a 15 e conquistou seu único título brasileiro nesta modalidade.

Vale lembrar, que o Jacareí Rugby é tetracampeão brasileiro na outra modalidade, o Sevens, que é olímpico! Inclusive, em uma das ocasiões, venceu o Farrapos na decisão para ficar com o título. Foi em 2020, na conquista do tricampeonato.

A rodada

Ainda sobre a rodada, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CRBu).

O Super 12 terá sua terceira rodada nesse fim de semana com três jogos que já vão ganhando ares de decisão por conta do sistema de disputas. O hexagonal envolve os 6 melhores clubes do país, que se enfrentam em turno único. Após 5 rodadas, os 2 melhores farão a grande final da competição. Com isso, a terceira rodada deverá definir os primeiros eliminados.

Farrapos e Jacareí farão o jogo mais aguardado da rodada em Bento Gonçalves, onde o clube gaúcho receberá o rival paulista, em duelo que tem na história uma final de Super 12 entre os dois clubes, vencida pelos Jacarés em 2017.

O Jacareí é o único clube com 100% de aproveitamento de vitórias na competição, ao passo que o Farrapos tem uma vitória e uma derrota, ocorrida na rodada passada diante da Poli. Com isso, os gaúchos necessitam da vitória a todo custo para seguirem sonhando com realismo com a vaga na final, ao passo que o Jacareí busca manter a boa sequência antes dos duelos contra os poderosos Pasteur e Poli. O último duelo entre Jacareí e Farrapos foi em 2019, antes da pandemia, com os gaúchos levando a melhor por 20 a 16.

Poli e Pasteur estão na cola do Jacareí, ambos com uma vitória e um empate no hexagonal. O Pasteur está invicto na competição, pois passou ileso pela primeira fase, e encara em casa, no SESI Guarulhos, o lanterna Desterro, de Florianópolis. O último encontro entre os dois clubes foi em 2017 com ampla vitória catarinense, 41 a 14. Porém, desde então, o Pasteur só cresceu e chega para o duelo com favoritismo, sobretudo após duas pesadas derrotas sofridas pelo Desterro na largada do hexagonal. O jogo terá transmissão ao vivo no YouTube do Pasteur.

Já a Poli receberá na USP, em São Paulo, o São José, no embate paulista da jornada. O duelo também tem muita história e marcou a final de 2019, quando os joseenses se sagraram campeões nacionais pela última vez. Na volta da pandemia, foi a Poli quem falou mais alto, com os paulistanos faturando o título do Super 12 de 2022.

No último entre os dois clubes, a Poli venceu no Vale do Paraíba por 27 a 20, dando o troco com relação a 2019. O São José começou mal o hexagonal com duas derrotas e precisará de uma vitória para seguir sonhando com algo o título.

Os vídeos dos jogos na íntegra estarão no YouTube da Brasil Rugby até a segunda-feira. A entrada nos três campos é gratuita.

Estreia

No sábado e no domingo dos dias 16 e 17 de setembro, o Jacareí Rugby adulto feminino fará sua estreia no Super Sevens 2023. As disputas acontecerão no Campo do Balneário, em Jacareí, a partir das 9h. A equipe jacareiense está na 2ª divisão da competição e iniciará sua trajetória em busca do acesso. Ao todo, a cidade terá jogos com 16 equipes diferentes e de quatro regiões brasileiras.

O Jacareí Rugby está na 2ª divisão com Desterro (Florianópolis/SC), El-Shaddai (Rio de Janeiro/RJ), Goianos (Goiânia/GO), Grêmio Náutico Maricá (Maricá/RJ), Maringá (Maringá/PR), Rio Rugby (Rio de Janeiro/RJ) e USP (São Paulo/SP). Além deste torneio, também haverá as disputas da 1ª divisão com Melina (Cuiabá/MT), Band Saracens (São Paulo/SP), São José (São José dos Campos/SP), Niterói (Niterói/RJ), Delta (Teresina/PI), Curitiba (Curitiba/PR), Leoas de Paraisópolis (São Paulo/SP) e Pasteur (São Paulo/SP).

Nesta etapa, o Jacareí Rugby está no grupo B com El-Shaddai, Maricá e Rio Rugby. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais.

Em 2022, o Jacareí Rugby jogou sua primeira temporada de Super Sevens de forma competitiva e ficou empatado com o Pasteur na liderança do torneio, mas após seis critérios de desempate, acabou em 2º lugar e sem o acesso à divisão principal para 2023.

2ª Divisão e promoção

Em 2023, a 2ª divisão será disputada em duas etapas, nos dias 16 e 17 de setembro, em Jacareí, e nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo. Após a soma das duas etapas, o campeão sobe para a 1ª divisão de 2024. As equipes entre 2º e 6º lugar garantem lugar na 2ª divisão do próximo ano.

A última vaga para a 1ª divisão de 2024 será da melhor equipe do Brasil Sevens – outro torneio que será realizado em dezembro de 2023 -, entre os times que não estiverem garantidos na 1ª divisão.

Convocados

Três jogadores do Jacareí Rugby foram convocados pelo treinador Lucas Duque para as semanas de treinos com a Seleção Brasileira de Rugby Sevens, no CT Brasil Rugby, em São José dos Campos, visando a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023.

Carlos Rafael Moura, Matheus Cruz e Matheus Augusto estarão com os Tupis 7s em atividades em duas semanas, sendo duas quartas e duas quintas do mês de setembro (13-14 e 27-28). Ao todo, foram chamados 14 atletas, mas apenas 12 estarão com a equipe no torneio do Chile.

O Jacareí Rugby vive a expectativa de voltar a ter atletas convocados para os Jogos Pan-Americanos. Em 2015, os atletas Lucas Drudi e Matheus Daniel representaram os Tupis 7s nos Jogos de Toronto, no Canadá.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Matheus Cruz com a bola em um dos ataques jacareienses na vitória sobre o Desterro.

Comentário

comentário