Jacareí Rugby está na grande final do Brasileirão

O Jacareí Rugby está confirmado na grande final do Brasileirão da modalidade e reencontrará justamente o adversário da decisão de 2017. Na oportunidade, os dois times buscavam um título inédito e os jacarienses levaram a melhor. O gaúcho Farrapos, de Bento Gonçalves, conseguiu surpreender o Pasteur na casa dos paulistanos.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

A grande final do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV está definido: é Jacareí contra Farrapos, paulistas contra gaúchos. O desfecho veio com a última partida do hexagonal sendo jogada no sábado, dia 5, entre Pasteur, da capital paulista, e Farrapos, após ter sido adiada no último dia 21 pelo cancelamento do voo do time de Bento Gonçalves a São Paulo.

Com o jogo remarcado para este dia 5, a emoção não faltou, pois a partida decidia a sorte dos três clubes – Jacareí, Pasteur e Farrapos – pois nenhum estava matematicamente garantido na final. O Pasteur chegou à partida como favorito e acima dos gaúchos na tabela de classificação. A vitória do Pasteur significaria uma final de paulistas entre Galos e Jacarés, mas o Farrapos se apegou às suas chances e conseguiu exatamente o resultado que precisava: vitória gaúcha por 38 a 19, com direito a 4 tries e ponto bônus para os alviverdes. Já os Galos não conseguiram o mínimo necessário para avançarem, que era ao menos um bônus, caindo com apenas 3 tries a seu favor.

O jogo

Campeão da Copa do Brasil neste ano, justamente após eliminar o Pasteur na semifinal com vitória em solo paulista por 24 a 22, o Farrapos colocou em campo uma proposta ousada de iniciar a partida com uma blitz para cima dos Galos. E isso funcionou. Foram 3 tries sem resposta a favor dos alviverdes em questão de 20 minutos. Os paulistas responderam com try apenas aos 30 minutos, mas antes do intervalo o Farrapos ainda esfriou a reação dos Galos com um penal certeiro e o quarto try no lance final, abrindo 29 a 7.

O Pasteur não abaixou a cabeça e correu atrás do prejuízo abrindo o segundo tempo com dois tries que sugeriam uma incrível virada. Porém, os gaúchos souberam esfriar a reação com três penais certeiros que liquidaram a partida com o placar final de 38 a 19.

Embalado

Com o resultado, o Farrapos decidirá o título na mesma temporada que conseguiu a inédita conquista da Copa do Brasil, podendo fazer história e ser o primeiro a “unificar” os títulos, sendo também o atual campeão brasileiro de rugby sevens, por ter vencido o Brasil Sevens de 2023. Por outro lado, é também um dos anos mais difíceis do clube fora de campo por conta das enchentes que assolaram seu estado.

“Sabíamos o que esperar do jogo e fizemos o que treinamos. Foi muito intenso, com muita pressão, e jogamos um pouco mais soltos, criando mais opções. Foi um dos nossos melhores jogos e tivemos a maturidade para manter a boa vantagem que criamos no início”, comentou Javier Cardozo, atleta e treinador do clube gaúcho. “Vamos para a final para deixar clube e cidade orgulhosas. Vai ser um grande momento”, concluiu.

A decisão

A grande final será no dia 12 de outubro e o local será anunciado nos próximos dias. Será a segunda vez na história que Jacareí e Farrapos duelam na final do Super 12. A outra foi justamente em 2017, com um dos jogos mais emocionantes da história, quando o Jacareí ergueu a taça ao derrotar o Farrapos em Blumenau (campo neutro) por 18 a 15 com um try para os Jacarés já com o tempo esgotado. Aquele foi o primeiro e único título do Campeonato Brasileiro para o Jacareí, enquanto o Farrapos jamais foi campeão. Assim, a final irá opor dois clubes sedentos por um título.

Na foto (de Kévin Sganzerla/CBRu), um jogador do Farrapos tenta manter a posse de bola ao receber marcação de um adversário do Pasteur.

Comentário

comentário