Jacareí Rugby garante ida às finais do Brasileiro

O Jacareí Rugby superou a ausência de 12 jogadores e conquistou a vitória que precisava para garantir presença na reta decisiva do Brasileirão da modalidade. O São José, que já estava eliminado, fechou participação vencendo no Rio de Janeiro e agora disputará um torneio valendo permanência na elite nacional.

Confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Em tarde ensolarada de sábado (20) na cidade de Piracicaba/SP, o Jacareí Rugby enfrentou o Piracicaba Rugby pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro e venceu por 78 a 0. Com a vitória, a equipe jacareiense chegou aos 19 pontos em seis jogos e garantiu a classificação para a fase final do torneio nacional com o segundo lugar na Chave B. A próxima fase será disputada a partir de agosto com outras cinco equipes.

Para o duelo contra Piracicaba, os jacarés não contaram com 12 jogadores que estão com a Seleção Brasileira adulta e também juvenil. Mesmo com os desfalques, o Jacareí Rugby conseguiu se impor desde o início de jogo e não deu chances para os donos da casa em duelo no Campo da ESALQ. No primeiro tempo, a diferença já era de 43 a 0.

Durante a segunda etapa, os jacarés realizaram trocas para oxigenar a equipe e conseguiram manter o nível de jogo ampliando ainda mais o resultado. Desta vez para 78 a 0, garantindo a classificação para a fase final da competição. A última vez que o Jacareí venceu sem deixar o adversário pontuar foi contra o Urutu no Campeonato Paulista 2022, quando bateu os rivais por 64 a 0. De lá para cá, foram necessárias 45 partidas para que o feito se repetisse.

Agora, o Jacareí Rugby se junta a Poli, SPAC, Pasteur e Farrapos para o hexagonal final. A última vaga está sendo disputada entre Desterro, Joaca e Charrua. As partidas da fase final terão início apenas no mês de agosto, no dia 10, contra a Poli, fora de casa. Antes disso, os jacarés têm dois jogos pelo Campeonato Paulista. No dia 27 de julho enfrenta o Engenharia/Leões e no dia 3 de agosto joga contra o SPAC.

Mais informações

Ainda sobre a rodada, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12 já conhece 5 dos seus 6 classificados ao Hexagonal final que começará no dia 10 de agosto. Neste sábado, os grupos B e C foram encerrados e quem seguiu na luta pelo título foi o Jacareí, que fez sua parte e venceu fora de casa o Piracicaba por 78 a 0 pelo Grupo B. A partida foi de 12 tries sem resposta e assegurou os Jacarés no Hexagonal.

Pelo mesmo grupo, o Curitiba não conseguiu cumprir com seu objetivo e foi superado pela já classificada Poli por 36 a 6, em partida de 6 tries para os paulistas. O resultado manteve a invencibilidade da Poli na competição.

Quem também está invicto é o Pasteur, que triunfou em clássico contra o SPAC no Estádio Nicolau Alayon, antes do duelo entre Brasil e Hong Kong China. A partida foi de viradas no placar e muita emoção entre os dois clubes paulistanos mais antigos e acabou com triunfo dos Galos por 36 a 28, em jogo de 5 tries a 4. O SPAC também já estava assegurado no Hexagonal.

Ainda em disputa

Enquanto isso, em Porto Alegre, o Charrua conseguiu uma crucial vitória por 21 a 8 sobre os catarinenses do Desterro, naquele que foi o primeiro jogo na capital gaúcha desde as enchentes. Com 3 tries a 1, o Charrua se manteve vivo na luta contra Joaca e Desterro pela última vaga no Hexagonal. O grupo ainda tem mais 3 partidas pela frente, com os clássicos estaduais no dia 27 entre Charrua e Farrapos, no Rio Grande do Sul, e Joaca e Desterro, em Santa Catarina, seguidos pelo jogo derradeiro no dia 3 de agosto entre Charrua e Joaca.

Por fim, Niterói e São José duelaram em jogo que já não valia mais posição para os dois times. O Niterói batalhou por sua primeira vitória e conseguiu 5 tries, mas os paulistas foram superiores e com 6 tries venceram por 40 a 29. São José e Niterói disputarão o Qualificatório contra dois times do Rio de Janeiro, que ainda serão definidos.

Acesso

Pela 2ª divisão nacional, o Acesso, o grupo envolvendo equipe paranaenses e paulistas definiu seu campeão nesse sábado com o Engenharia/Leões, da capital paulista, derrotando fora de casa o Tornados Indaiatuba por 23 a 15 em jogo de 3 tries a 1. Os dois clubes avançaram ao Qualificatório, a próxima fase, para enfrentarem Curitiba e Piracicaba pela promoção ao Super 12 de 2025.

Na Taça RS-SC, o São João Batista manteve as disputas completamente em aberto ao derrotar os gaúchos do Centauros em jogo incrível de 43 a 41. Os catarinenses fizeram 6 tries, contra 7 dos gaúchos, mas falaram mais alto na base dos chutes.

O resultado manteve os dois times no páreo pela segunda vaga do grupo no Qualificatório. Quem já está classificado é o Colonos, após fazer 48 a 14 sobre o Antiqua, em Pelotas, casa do oponente. O placar eliminou o Antiqua. O grupo ainda terá mais uma rodada, no dia 3 de agosto.

Os vídeos das partidas do Super 12 e do Acesso estarão na íntegra no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Matheus Cruz carregando a bola para marcar um dos tries jacareienses em Piracicaba.

Comentário

comentário