Jacareí Rugby joga para confirmar classificação

O Jacareí Rugby joga neste sábado para conquistar classificação ao hexagonal final do Brasileiro masculino. Em outro sentido, divide o elenco feminino em duas equipes para competições simultâneas.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

O próximo jogo do Jacareí Rugby pelo Campeonato Brasileiro será decisivo para a equipe jacareiense. Neste sábado (20), os jacarés entram em campo contra o Piracicaba, fora de casa, precisando vencer para garantirem vaga no hexagonal final do torneio nacional. A partida será às 14h30 no Campo da ESALQ.

Apesar da necessidade de vencer o jogo, o clube jacareiense já pode entrar classificado em campo dependendo do resultado de Poli e Curitiba, que jogam às 10h30 em São Paulo. Isso acontece, porque os curitibanos precisam vencer para manter as chances de classificação. Caso contrário, os jacarés poderão entrar em campo já garantidos na próxima fase.

Atualmente, o Jacareí Rugby soma 14 pontos em cinco jogos. O Curitiba também briga pela vaga e soma 13 até o momento. A Poli é a líder da chave com 25 e o Piracicaba ainda não pontuou pelo Grupo B.

Para o duelo contra os piracicabanos, o treinador Matheus Cruz terá alguns desfalques. Com a Seleção Brasileira adulta em amistoso contra Hong Kong e com jogadores M19 no Paraguai, o Jacareí Rugby não poderá contar com 16 atletas para o duelo em Piracicaba. Apesar disso, a equipe treinou bastante durante a semana para encarar o duelo.

No confronto direto entre as equipes, os jacarés levam vantagem. O único jogo disputado entre as equipes foi durante o primeiro turno da fase de grupos do torneio nacional. Na ocasião, os jacarés venceram por 65 a 7, no Campo do Balneário.

Mais informações

Ainda sobre a rodada decisiva que envolve o Jacareí, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12 está perto do encerramento de sua fase de grupos e mais um classificado ao Hexagonal Final será conhecido nesse sábado. A competição, que é 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, conta com 12 clubes, divididos em 3 grupos com 4 equipes cada, sendo que os 2 primeiros colocados de cada grupo avançarão ao Hexagonal final.

O Grupo C é o único que chega à rodada final da primeira fase já definido. Pasteur e SPAC estão garantidos no Hexagonal, com o Pasteur já garantido na primeira colocação. O time invicto e com 100% de aproveitamento receberá seu histórico rival no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, em partida preliminar ao jogo entre Brasil e Hong Kong China. Com isso, a rivalidade ganha novo palco e o jogo nova emoção.

Apelidado de “Le Crunch Paulista”, em alusão ao nome dado ao duelo no rugby entre França e Inglaterra, o confronto tem pendido a favor do Pasteur, com os Galos tendo vencido no primeiro turno do Super 12 por 36 a 24. Porém, pela Copa Metropolitana, no começo do ano, o SPAC arrancou um empate por 19 a 19.

“Será uma grande honra abrir um jogo da Seleção Brasileira, ainda mais num palco importante para o rugby que já recebeu semifinal de Campeonato Brasileiro. É um clássico jogar com o Pasteur, sempre muito tenso e duro, e num momento ótimo do clube, pois voltamos à fase final. Muito sucesso para a seleção e muita empolgação para movimentarmos a comunidade com um grande dia de rugby”, comentou João Milleo, atleta e diretor do SPAC.

“Tenho falado com meus atletas que este jogo vale pouco pelo campeonato, pois independente do resultado as posições de classificação já estão definidas, mas ele vale tudo para a nossa construção como equipe e nosso engajamento com a nossa gente. Portanto, jogar no estádio do Nacional, prévio ao jogo dos Tupis, é muito simbólico e importante. Pasteur e Spac são duas das maiores e mais tradicionais comunidades do rugby paulista e brasileiro. Ao passo que a rivalidade e a competitividade dos últimos jogos entre os dois clubes tem feito movimentar a atenção e interesse dos seus torcedores, também precisamos resgatar a conexão da comunidade do rugby com a nossa seleção. Viver estas duas atmosferas e possibilidades em um mesmo dia e local, é tudo o que nosso rugby precisava e merecia. Espero que a gente encha aquele estádio e volte a vibrar em favor do rugby brasileiro”, comentou Fernando Portugal, treinador do Pasteur, atual campeão brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do Pasteur.

São José

O outro jogo da chave opõe Niterói e São José, mas as duas equipes já estão fora das disputas pelo Hexagonal, com o São José já garantido no terceiro lugar. No entanto, o Niterói busca seu primeiro triunfo na 1ª divisão nacional desde 2016, o que vale demais para o campeão fluminense.

Pelo Grupo B, Jacareí e Curitiba ainda disputam ponto a ponto a segunda vaga da chave no Hexagonal. Já classificada, a Poli busca manter a invencibilidade recebendo justamente o Curitiba, que necessita vencer de todo modo para poder avançar. No primeiro turno, a Poli venceu os Touros em Curitiba por 34 a 19.

Para o Curitiba, não basta vencer. O campeão paranaense necessita ainda de um tropeço do vice líder Jacareí fora de casa diante do já eliminado Piracicaba. Os Jacarés são favoritos para o duelo após terem vencido em casa no primeiro turno por 65 a 7. Mas, o “Pira” quer ser a grande zebra e busca sua primeira vitória na elite nacional.

“Esse jogo é vida ou morte em relação a seguir para próxima fase do campeonato. Estamos trabalhando focados nos pontos a melhorar, potencializando e enfatizando o que estamos fazendo bem para chegar da melhor forma no próximo jogo. Temos grandes desfalques dos jogadores dos Curumins e Tupis (12 total), porém temos bons jogadores da categoria de base e do plantel, que estão trabalhando desde o inicio do ano para justamente estar prontos para esses jogos decisivos”, comentou Matheus Cruz, treinador do Jacareí.

Após enchente

Por fim, o Grupo A tem apenas uma partida nesse sábado, com caráter decisivo. O Charrua, de Porto Alegre, finalmente fará seu primeiro jogo em casa na competição, após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Depois de três derrotas seguidas, o clube da capital gaúcha precisa vencer os catarinenses do Desterro, terceiros colocados, para seguirem com chances de classificação. O Desterro, por outro lado, se vencer eliminará de vez o Charrua e seguirá na briga com seu rival estadual, o Joaca, vice líder no momento. O último encontro entre Charrua e Desterro terminou em vitória catarinense por apertados 24 a 22 em junho deste ano.

Em casa, o Charrua tem a vantagem e a memória de ter vencido o rival em 2023 por 50 a 14. Se vencer, o Charrua poderá assumir a terceira colocação e encostar no Joaca com duas partidas ainda pela frente, incluindo o confronto direto. O jogo na Hípica promete.

Feminino

O Jacareí Rugby terá compromissos com o Campeonato Paulista Feminino de Sevens no sábado (20), em São Paulo. A equipe se dividirá em duas para a disputa da Taça Ouro e da Taça Prata pelo torneio estadual. Ao todo serão seis jogos para os times jacareienses no Parque Ceret, na zona leste paulistana, a partir de 9h40.

Essa será a primeira etapa da Taça Ouro. Além do Jacareí Rugby, outras cinco equipes estarão na disputa deste torneio: Pasteur, Leoas, São José, Poli e Lenks. As jacarés estão no Grupo B e enfrentam São José e Lenks. A partida final depende dos primeiros dois resultados e será contra uma das equipes da outra chave.

Já na Taça Prata, essa será a segunda etapa da competição. Os jogos serão contra União Rugby Alphaville, Garra e USP Rugby. Na primeira etapa, as jacarés venceram os dois jogos realizados contra Taubaté e União Rugby Alphaville.

Nas imagens, Brayan Carriel em uma descida jacareiense no primeiro turno contra o Piracicaba (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e a jacareiense Vitória Gonçalves, com a bola, em duelo da primeira etapa da Taça Prata (foto de Rogério Souza/Jacareí Rugby).

Comentário

comentário