Jacareí Rugby prepara a casa para a decisão

O Jacareí Rugby segue preparando a casa para a grande final do Brasileirão masculino, pois no sábado, às 15h, receberá o gaúcho Farrapos no Campo do Balneário. O jogo terá entrada gratuita aos torcedores e também transmissão da NSports. Alguns jogadores que foram ao Chile com a Seleção Brasileira poderão retornar.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O título do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, será decidido nesse sábado com o Jacareí (SP) recebendo o Farrapos (RS), no Campo do Balneário.

O jogo encerra um emocionante campeonato que teve quatro clubes separados por apenas 1 ponto ao final do hexagonal decisivo. Jacareí e Farrapos se garantiram na grande final com 17 pontos ganhos, contra 16 de Pasteur e SPAC, ambos da capital paulista.

O duelo será a reedição da final de 2017, quando o Jacareí derrotou o Farrapos numa das finais mais emocionantes da história da competição, virando o placar já com o tempo esgotado para triunfar por 18 a 15.

O título de 2017 é o único do Jacareí até o momento no Campeonato Brasileiro, enquanto o Farrapos jamais foi campeão. O clube de Bento Gonçalves pode se tornar o primeiro gaúcho a se sagrar campeão do Super 12 na história e tem em seu currículo neste ano o título da Copa do Brasil.

Caso o Farrapos seja campeão brasileiro, precisará apenas do título gaúcho para fechar o ano com a tríplice coroa do Rugby XV, algo inedito no rugby brasileiro. Mais ainda, o Farrapos foi o campeão do Brasil Sevens, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV de 2023, o que significaria que os alviverdes se tornariam os detentores de todos os títulos masculinos de nível nacional entre clubes. Tudo isso em plena temporada mais complicada para o rugby gaúcho, após as enchentes que assolaram o estado.

Em agosto

O último encontro entre Jacareí e Farrapos foi em agosto com o Jacareí vencendo em casa, na Toca do Jacaré (o Campo do Balneário) por 20 a 3, na maior vitória do Jacareí sobre os alviverdes da Serra Gaúcha até hoje. A última vitória do Farrapos sobre os Jacarés foi em 2019, em Bento Gonçalves. O Farrapos tem duro tabu pela frente, pois nunca venceu em Jacareí. Em 8 jogos oficiais entre os dois times no Rugby XV, os Jacarés venceram 4 e os gaúchos 3, com 1 empate, o que sugere grande equilíbrio sempre.

“É um grande momento para a nossa cidade e para nosso clube. Estamos nos focando nos detalhes para consertar nossos erros e focar nas nossas fortalezas. Estamos bem preparados para um grande momento de nossa história”, comentou Matheus Cruz, treinador e atleta do Jacareí.

“É um título inédito que vamos buscar. Momento histórico para o clube e a cidade e vamos a São Paulo para esse desafio. Estamos preparados e será um grande dia”, falou Javier Cardozo, treinador e atleta do Farrapos.

Seleção

A primeira fase da zona sul-americana das eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2027 se encerrou no último domingo, dia 6, com o Chile superando o Brasil, no Estádio de La Pintana, em Santiago. A partida opunha duas equipes já classificadas para as semifinais que serão jogadas em 2025 e, com a vitória por 36 a 10, os Cóndores chilenos deverão decidir em casa a melhor de duas partidas no ano que vem.

Com os jogadores jacareienses João Lucas Marino, Gabriel “Fúria” Oliveira, Matheus Cláudio e Levy Marinho, a Seleção, do treinador Emiliano Caffera, entrou com: João Amaral, Victor “Feijão” Silva, Lorenzo Massari, Robert Tenório, Ariel Rodrigues, Lucas “Zé” Tranquez, Felipe Gonçalves, Adrio de Melo, Matheus Cláudio, Cléber “Gelado” Dias, Gabriel “Fúria” Oliveira, Ben Donald, Wilton “Nelson” Rebolo, Endy Willian Pinheiro e João Marino.

Começaram com suplentes: Henrique Ferreira, Brendon Alves, Levy Marinho, Gabriel Paganini, Felipe Rosa, Rafael “Latrell” Teixeira, Lucas Spago e Moisés Duque.

Nas imagens, o Jacareí recebendo o Farrapos em competição anterior (foto de Rogério Souza/Jacareí Rugby) e uma disputa no jogo entre Brasil e Chile (Paulina Silva @fotosspau/@chilerugby).

Comentário

comentário