Jacareí Rugby tem rodada que abre hexagonal

A segunda fase do Brasileirão do rugby masculino começa neste sábado com a primeira das cinco rodadas de um hexagonal que definirá os dois finalistas. O Jacareí conseguiu classificação e começa jogando em São Paulo. O São José parou na fase de grupos.

Confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do time jacareiense.

O Jacareí Rugby inicia neste sábado (10) sua caminhada no Hexagonal Final do Campeonato Brasileiro 2024. Classificado em segundo lugar no Grupo B, os jacarés enfrentam a Poli, às 14h, no primeiro duelo da fase final em São Paulo, no CepeUSP. Além deste jogo, a equipe jacareiense enfrentará outros quatro adversários até o dia 21 de setembro em busca de uma vaga na decisão da competição.

Na primeira fase da competição, o Jacareí somou 19 pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas. Uma campanha mais modesta em relação ao ano de 2023, quando garantiu seis vitórias nos seis primeiros jogos e a melhor campanha da primeira fase. Em 2024, os jacarés foram os segundos no Grupo B e conseguiram a quarta melhor campanha da competição.

Pela frente, além da Poli, o Jacareí Rugby enfrentará o Farrapos/RS em casa no dia 17 de agosto, o Pasteur/SP fora de casa no dia 31 de agosto, o Joaca/SC fora de casa no dia 14 de setembro e o SPAC em casa no dia 21 de setembro. Ao todo serão dois jogos em casa e três fora, em razão de ter ficado com a segunda melhor campanha do grupo. Em 2023, o clube fechou o torneio com a 3ª posição, com o Pasteur vencendo a Poli na decisão.

“A expectativa do grupo para essa fase final de campeonato é das melhores. Passamos de tudo durante a temporada, bons e maus momentos, mas aprendemos com eles. Chegamos no hexagonal em igualdade com todas equipes e com um bom entendimento tático. Estamos preparados para as cinco finais a seguir”, disse Felipe Silva, capitão do Jacareí Rugby

Retrospecto

O Jacareí Rugby leva uma pequena desvantagem em confrontos diretos contra o time paulistano. Até o fim de 2022, os jacarés tinham mais vitórias no duelo, mas com as derrotas recentes para o adversário, foram superados.

Atualmente, o retrospecto aponta para 10 vitórias do Jacareí e 13 da Poli, em 23 jogos. Quando o recorte traz números das 10 últimas partidas, a desvantagem fica mais acentuada. São dois triunfos do Jacareí Rugby – sendo o último deles em 2022 – e oito derrotas.

As equipes também já decidiram campeonatos em anos anteriores. O Jacareí levou a melhor na decisão do Brasileiro da 2ª Divisão em 2016, mas perdeu na final do Paulista 2017 e do Brasileiro 2022 para os politécnicos. No CepeUSP, as equipes já se enfrentaram por nove vezes, com três vitórias do Jacareí e seis derrotas.

Mais informações

Confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Vai começar a fase final do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV! Pasteur (SP), Poli (SP), Farrapos (RS), Joaca (SC), Jacareí (SP) e SPAC (SP) se enfrentarão em turno único ao longo de 5 rodadas e os dois melhores se garantirão na grande final da competição.

Pasteur (campeão do Super 12 de 2023), Poli (campeã do Super 12 de 2022) e Farrapos (campeão da Copa do Brasil 2024) chegam invictos ao hexagonal, com 6 vitórias bonificadas em 6 jogos disputados. É a primeira vez que três clubes chegam com 100% de aproveitamento de pontos a essa fase da competição.

O Jacareí tem a quarta melhor campanha e o SPAC, maior campeão nacional (com 13 títulos) e que retorna ao Top 6 pela primeira vez desde a pandemia, teve a quinta campanha, com ambos somando 3 vitórias e 1 empate. Por fim, o Joaca, de Florianópolis, está pela primeira vez em sua história entre os seis melhores do país.

Os jogos

Na primeira rodada, o Pasteur receberá o SPAC em Guarulhos no jogo que abre o hexagonal e carrega muita rivalidade. É o “Le Crunch Paulista”, o jogo entre os clubes mais antigos da capital paulista – o Pasteur, de origem francesa, e o SPAC, de origem britânica. Será o quarto encontro dos dois clubes neste ano, com o Pasteur tendo vencido três vezes, com um empate ainda. Porém, o último duelo prova que o clássico segue parelho, com os Galos triunfando por parelhos e emocionantes 36 a 28.

“Entramos no hexagonal depois de um ano bastante longo de jogos. Fizemos um planejamento para iniciar forte, conseguir encaminhar a classificação já no início da competição e poder administrar os jogos e a equipe no meio do ano. Agora é hora de colocar o pé no acelerador. O formato do hexagonal não permite tropeços, todos os jogos são finais. Temos um grande e conhecido adversário na estreia, que volta às fases finais do Super 12 e deve estar muito motivado. Será um jogo difícil e disputado e nos preparamos pra isso”, analisou Fernando Portugal, treinador do Pasteur.

Poli e Jacareí duelam em São Paulo em outro jogo muito aguardado e de rivalidade intensa nos últimos anos. Na história, a Poli venceu 14 vezes o Jacareí, contra 10 vitórias dos Jacarés. No Vale do Paraíba, o último encontro, em julho, acabou com vitória politécnica por 29 a 23, ao passo que na capital a Poli venceu neste ano, em maio, por 32 a 13. O Jacareí não supera a Poli desde 2022 e quer voltar a morder mais forte após 6 derrotas seguidas.

“Pelo que vi este ano, a tendência é ser equilibrada essa fase final. Os jogos contra Farrapos e Pasteur em especial serão muito complicados. Conhecemos também o Jacareí e já começamos com uma pedreira essa fase final”, afirmou Maurício Carli, treinador da Poli.

“A expectativa do grupo pra essa fase final de campeonato é das melhores. Passamos de tudo durante a temporada, bons e alguns maus momentos, mas aprendemos com eles. Chegamos no hexagonal em igualdade com todas equipes e com um bom entendimento tático. Estamos preparados para as cinco finais a seguir”, falou Felipe Silva, capitão do Jacareí.

Por fim, Farrapos e Joaca se encontram em Bento Gonçalves após os gaúchos serem campeões da Copa do Brasil no sábado passado. O embalo é do time alviverde, que ainda venceu os catarinenses neste ano na primeira fase do Super 12 por 36 a 15 e 26 a 14. O Joaca jamais derrotou o Farrapos e busca mais um feito histórico.

Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Lucas Drudi com a bola em partida recente contra a Poli.

Comentário

comentário