Jacareí Rugby vai estrear em busca de título inédito

O Campeonato Paulista 2023 de rugby masculino vai começar e o Jacareí Rugby poderá contar com o incentivo da torcida na estreia. O estadual é o único título que o clube ainda não tem em sua vitoriosa trajetória.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Após dois jogos e duas vitórias pelo Campeonato Brasileiro, o Jacareí Rugby faz sua estreia neste sábado (29), às 15h30, no Campeonato Paulista de Rugby XV Adulto Masculino, competição organizada pela Federação Paulista de Rugby. O adversário será o Lechuza, de Sorocaba, confronto inédito para o time jacareiense. A partida será realizada no Campo do Balneário, no Balneário Paraíba, em Jacareí.

Os jacarés disputarão a competição pela oitava vez, sendo este o único título que falta para a galeria de troféus do clube. A melhor posição obtida foi o Vice-campeonato de 2017, quando chegou na decisão, mas foi derrotado pela Poli. No ano de 2022, o Jacareí encerrou este torneio na quarta posição.

O jogo de estreia no torneio será contra o Lechuza, que será o 28º adversário do Jacareí Rugby diferente em toda a sua história. Os rivais já estrearam pelo torneio estadual e bateram o Templários por 42 a 22 nesta primeira partida. Ainda no dia 29 de abril, no mesmo grupo do Jacareí, o SPAC também estreia contra o time do ABC Paulista, em São Paulo.

A competição

Em 2023, o Campeonato Paulista da 1ª divisão será disputado por 15 equipes divididas em três grupos com quatro equipes cada um e um grupo com três. O Jacareí Rugby está no Grupo D com SPAC (São Paulo), Templarios (São Bernardo do Campo), e Lechuza (Sorocaba). Todas as equipes jogam entre si em turno único e os dois primeiros colocados avançam às Quartas de Final.

Os outros três grupos são: A – Poli (São Paulo), São Carlos (São Carlos), Ilhabela (Ilhabela) e Iguanas (São José dos Campos), B – Pasteur (São Paulo), Engenharia Rugby (São Paulo) e Leões de Paraisópolis (São Paulo), C – São José (São José dos Campos), Tornados (Indaiatuba), Piracicaba (Piracicaba) e Urutu (São Paulo).

No Paulista

Campeão da Copa São Paulo de XV em 2013, o Jacareí Rugby estreou na primeira divisão do Paulista em 2014, ano em que alcançou o 5º lugar. Desde então, o Jacareí Rugby sempre chegou ao menos na semifinal da competição. As colocações foram: Vice-campeão (2017), 3º lugar (2018), e 4º lugar (2015, 2016, 2019 e 2022).

Outras atividades

Além do jogo do Adulto Masculino, o dia na Toca do Jacaré também contará com treino da Seleção Regional do Vale Adulto Feminino, às 12h30, e Super Treino infantil, às 14h.

Seleção

Carlos Rafael Moura, Lucas Drudi e Matheus Cruz estão com a Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens na África do Sul para a disputa do World Rugby Sevens Challenger, a segunda divisão mundial da modalidade. Juntos com os Tupis 7s, os atletas jacareienses ficaram em oitavo lugar na 1ª etapa da competição, realizada entre os dias 20 e 22 de abril.

Esta primeira parte das disputas, o Brasil enfrentou Uganda (perdeu por 33 a 5), Coreia do Sul (venceu por 17 a 5), Jamaica (venceu por 17 a 12), Hong Kong (perdeu por 35 a 7), Itália (perdeu por 22 a 7) e Chile (perdeu por 41 a 0).

A próxima etapa também acontecerá em Stellenbosch, na África do Sul, e os jacarés estarão com o Brasil no Grupo B com Alemanha, Uganda e Coreia do Sul durante a primeira fase da competição.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o jacareiense Lucas Malta tem a bola na partida de estreia do Brasileiro contra o paranaense Pé Vermelho.

Comentário

comentário