Jacareí tem semana de estreia do rugby profissional

O principal campeonato continental de rugby profissional começa nesta semana e o Cobras Brasil, que entre os contratados tem jogadores dos times da região, vai mandar as suas partidas em Jacareí. A estreia será no sábado contra o uruguaio Peñarol.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, terá início a grande liga profissional de rugby do continente, o Super Rugby Américas, com sete times de seis países diferentes. O Brasil é representado pelo Cobras Brasil Rugby, apoiado por Irko Hirashima, BRG, Superbid Exchange e Universal Assistance

A grande liga de rugby XV masculino do continente, o Super Rugby Américas, terá seu pontapé inicial na próxima semana com transmissões dos canais ESPN e Star Plus. O Cobras Brasil Rugby é o time o brasileiro na competição, tendo nascido como uma franquia que representa todos os clubes do país na competição internacional.

Geridos pela Confederação Brasileira de Rugby (Brasil Rugby), os Cobras entram para a temporada 2024 com o slogan de “o time de todos os clubes do Brasil” e sabem que o Super Rugby Américas é o primeiro passo para o Brasil chegar à Copa do Mundo de 2027.

“Este é um projeto estratégico para a Brasil Rugby, que vem crescendo ano após ano. O Cobras é uma equipe profissional de rugby, estruturada a partir de um modelo de franquia, que dá a oportunidade aos atletas brasileiros de atuarem com maior frequência a nível internacional, elevando a qualidade do nosso jogo. E só assim podemos almejar um dia chegar à elite mundial e disputar a Copa do Mundo de Rugby”, explica Reeves.

A estreia

O Cobras Brasil Rugby fará sua estreia no dia 17 de fevereiro, sábado, contra o atual bicampeão Peñarol, do Uruguai. A partida será às 15h no Estádio Municipal Poliesportivo Du Cambuzano (ex-Estádio do JAC, no Villa Branca), em Jacareí, e o ingresso será 1 kg de alimento não perecível. O torcedor deverá garantir seu lugar pelo site ingresse.com/cobras-no-super-rugby-americas.

Antes, na sexta-feira, o primeiro jogo da temporada opõe o Dogos, da Argentina, e o Raptors, dos Estados Unidos, na cidade argentina de Córdoba, enquanto no sábado ainda tem Yacare, do Paraguai, contra os argentinos do Pampas, de Buenos Aires, em Asunción.

O Selknam, do Chile, é o time que folgará na primeira rodada, sendo que todos as equipes farão 12 partidas. O Super Rugby Américas é disputado no sistema de todos contra todos, em ida e volta. Os 4 primeiros colocados avançarão às semifinais, com a grande final sendo jogada no dia 14 de junho, de jogo único.

O evento

Iniciado em 2021, o Super Rugby Américas chegará à quarta edição neste ano, e conta com a base dos atletas das seleções nacionais sul-americanas que buscam vaga na Copa do Mundo de 2027. As eliminatórias para o próximo Mundial se iniciam no segundo semestre de 2024, o que torna o Super Rugby Américas no primeiro semestre a principal preparação para os atletas brasileiros que sonham com classificação inédita à Copa do Mundo.

“Iniciamos neste ano o novo ciclo de trabalho de olho na classificação do Brasil à Copa do Mundo de Rugby de 2027. O Cobras é peça central no trabalho porque garante que nossos atletas tenham valiosa experiência internacional em um ambiente de rugby profissional”, comentou Josh Reeves, neozelandês treinador dos Cobras.

Ao lado de Reeves, o uruguaio Emiliano Caffera compõe a comissão técnica dos Cobras, sendo o treinador encarregado da Seleção Brasileira. “Tenho grandes expectativas e são justamente os desafios que a Brasil Rugby me propôs que me estimularam a dizer sim para este projeto. Será muito duro, como sempre é o trabalho de se classificar a uma Copa do Mundo, mas faremos todo o possível para colocar o rugby brasileiro no lugar mais alto possível”, comentou o uruguaio, que poderá trabalhar junto dos atletas que depois farão para dos Tupis, como é apelidada a Seleção Brasileira.

De todos

O elenco dos Cobras para a temporada 2024 conta com 34 atletas, com origens nas cinco regiões do país. A eles ainda se somam cinco argentinos e um colombiano contratados para reforçarem o time. “Nossa pré-temporada está muito forte. A comissão técnica está puxando bastante nossa evolução e queremos entregar nosso melhor neste início de novo ciclo de trabalho”, comentou Lucas Spago, abertura (camisa 10) dos Cobras e do Pasteur, de São Paulo.

“A proposta de representarmos todos os clubes do país empolga muito o time. Temos atletas vindos desde o Amazonas até o Sul do país e queremos que toda a comunidade nos apoie”, comentou o Douglas Rauth, scrum-half (camisa 9) dos Cobras e do Curitiba Rugby.

Em Jacareí

Com o apoio da Prefeitura de Jacareí, no Vale do Paraíba, em São Paulo, os eventos dos Cobras terão sinergia com a cidade. “Sediar esta competição internacional tão relevante é uma honra para o município, que vem se destacando nacionalmente com o Jacareí Rugby. Dessa maneira fomentamos ainda mais a modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira e a equipe jacareiense”, comentou Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí.

Já Dorival Moreira, secretário de Esportes e Recreação, salienta o crescimento do Rugby em Jacareí. “A ascensão da modalidade no município aconteceu de maneira muito rápida. Logo começamos a ganhar notoriedade no âmbito nacional. Não podemos esquecer, também, que o Jacareí Rugby cumpre uma função social, envolvendo crianças e adolescentes em suas categorias de base”.

Todos os jogos dos Cobras contarão com espaços com músicas, comidas, bebidas e brincadeiras, a chamada Vila dos Cobras, organizada pela Brasil Rugby em parceria com a agência House of Rugby. “O objetivo da Vila dos Cobras é de proporcionar ao torcedor uma experiência de jogo atrativa e divertida, que começa antes do pontapé inicial e termina com o Terceiro Tempo, a tradicional festa pós jogo do rugby. E nosso esporte é diferente, pois o torcedor poderá conhecer os atletas dos dois times na Vila dos Cobras. Isso é possível pelo rugby praticar seus valores dentro e fora do campo: disciplina, respeito, integridade, paixão e solidariedade”, comentou a CEO da Brasil Rugby, Mariana Miné.

Na foto (de Fotojump), Gabriel Henrique Oliveira, o Fúria, é um dos jogadores do Jacareí na pré-temporada do Cobras Brasil.

Comentário

comentário