Jogador do basquete joseense tem marca reconhecida
Jogador de história no São José Basketball, o pivô Renato Carbonari continua recebendo homenagens por atingir uma marca das mais respeitáveis no Novo Basquete Brasil (NBB). Participante de todas as 17 edições do principal campeonato nacional de basquete masculino, ele agora faz parte do seleto grupo daqueles que já disputaram 500 partidas da competição.
No site oficial da Liga Nacional de Basquete foi publicada uma matéria assinada por Marcius Azevedo. Confira:
*A turma que alcançou 500 jogos na história do NBB CAIXA ganhou mais um integrante. O pivô Renato Carbonari entrou para o seleto grupo de 12 jogadores ao pisar na quadra do ginásio Linneu de Moura, nesta sexta-feira (15/11), para defender o Farma Conde/São José Basketball na partida contra o Mogi Basquete, que acabou com triunfo do time da casa por 89 a 79. Ele foi o quarto jogador que conseguiu esta marca na temporada 2024/25. Antes foram Betinho (Caxias do Sul Basquete), André Góes (São Paulo) e Guilherme Hubner (Unifacisa).
“É muito legal chegar nessa marca, creio que isso mostra o quanto é possível ter uma carreira extensa quando o atleta se cuida. Venho buscando evoluir todos os dias, independentemente de quantas edições do NBB CAIXA disputei, da idade, quero seguir desenvolvendo meu jogo e ainda tenho vontade de um dia ser campeão do NBB CAIXA”, afirmou Renato Carbonari.
No duelo do clássico que entra para a história pessoal de Carbonari, teve uma atuação discreta na pontuação, mas colaborou com rebotes do Farma Conde/São José Basketball. Anotou dois pontos no primeiro quarto em sete tentados, passou em branco nos dois pontos tentados no segundo quarto e nem teve oportunidades de arremesso no terceiro. Teve dois rebotes no primeiro quarto e mais três no período seguinte. O último período tentou mais oito pontos, sem sucesso, e deu uma assistência. No total anotou, 2 pontos 5 rebotes e 1 assistência.
Em todas
Com participação em todas as 17 edições do NBB CAIXA, o pivô, como ele mesmo citou, ainda busca conquistar o primeiro título. Renato Carbonari ficou no quase por duas vezes e escolheu essas duas finais, ambas pelo Paulistano, como os momentos mais marcantes nesta longa trajetória no maior campeonato de basquete do País.
A primeira final da carreira do pivô aconteceu na temporada 2013/14. Naquela edição, o campeão do NBB CAIXA foi conhecido em jogo único, disputado na HSBC Arena, no Rio. O Flamengo superou o Paulistano por 78 a 73 para ficar com o título. A segunda foi em 2016/17, quando Renato Carbonari, que havia voltado ao Tigre após uma passagem justamente pelo Farma Conde/São José Basketball, viu o Bauru Basket virar na série decisiva após estar perdendo por 2 a 0 e vencer por 3 a 2.
“Tive duas finais com o Paulistano que foram bem marcantes. Uma delas, a primeira, foi contra o Flamengo, em jogo único, lá na Arena HSBC lotada, no Rio de Janeiro, e o jogo foi muito equilibrado. Faltando um minuto e 30 segundos para acabar a partida ainda estava indefinida, ainda estávamos no jogo e tínhamos chance de ganhar, então esse foi o momento que mais me marcou nessa trajetória na competição”, afirmou.
O debute de Renato Carbonari foi pelo Bauru Basket, onde ficou por três temporadas até ir para o Paulistano. Ao todo foram cinco temporadas por lá em um intervalo de seis anos, já que, em 2015/16, defendeu o Farma Conde/São José Basketball. Ele jogou ainda por R10 Score Vasco da Gama, Pinheiros e Corinthians antes de chegar na atual equipe.
Seguindo adiante
Aos 36 anos, o pivô não pensa em aposentadoria e se diz feliz na terceira temporada consecutiva pela Águia do Vale. “Estou em um lugar onde me sinto bem, em uma cidade muito acolhedora, sou apaixonado por essa cidade. A nossa equipe é muito legal de se trabalhar, todos são engajados e trabalhadores. Estou feliz, animado, sempre venho treinar com vontade de evoluir e ainda sigo em busca de um título, então busco treinar e jogar sempre com essa fome de buscar esse objetivo”, afirmou.
Nos 500 jogos, Carbonari é o 24º com mais pontos no NBB CAIXA, com 4343, também é o 9º com mais rebotes (2333).*
Nas imagens, Renato Carbonari em partida na Farma Conde Arena contra uma das suas ex-equipes (foto de Victor Barreto/Agência NTZ Comunicação e Marketing) e no seu histórico jogo contra o Mogi no ginásio Linneu de Moura (foto de Léo Lenzi/Agência NTZ).