Jogos Abertos têm as primeiras disputas em Marília

Começaram nesta quarta-feira, na cidade de Marília, a 521 quilômetros de São José dos Campos, as primeiras disputas dos 83º Jogos Abertos do Interior. A cidade está levando à competição a maior delegação de sua história, com 449 atletas, para buscar o quinto título, sendo o terceiro consecutivo.

São José dos Campos venceu os Jogos de 1969, em Araraquara, 2014 (Bauru), 2017 (ABC paulista) e 2018 (São Carlos). Conhecida como Olimpíada Caipira, é a maior competição poliesportiva da América do Sul. A primeira edição ocorreu em 1936, na cidade de Monte Alto, reunindo seis cidades. Neste ano, até o dia 23, mais de 14 mil atletas, representando 211 municípios de todas as regiões do estado, estarão competindo em 29 modalidades.

Abertura

Na noite desta quarta-feira será realizada a cerimônia de abertura, às 19h, no Centro Esportivo Mariliense, com desfile das delegações, pira olímpica acesa e juramento dos atletas. A partir deste ano, a cidade de Monte Alto, que recebeu a primeira edição dos Jogos, passa a ser a primeira delegação a desfilar, a exemplo do que acontece com a Grécia nos Jogos Olímpicos.

Antes mesmo da abertura oficial, já começou a disputa por medalhas. As equipes de luta olímpica (wrestling), capoeira e atletismo PCD (pessoa com deficiência) estão competindo ao longo do dia.

Um dos destaques da luta olímpica é Kamila Barbosa, que vem de ótimos resultados internacionais, entre eles o recente título de campeã dos Beach Games –considerados as Olímpíadas da areia – em Doha (Catar).

A competição de atletismo PCD está sendo realizada em Bauru, a cerca de 100 quilômetros de Marília. O atletismo convencional dos Jogos também ocorrerá na cidade vizinha. Outra modalidade fora da sede é o badminton, que já começou a ser disputado na cidade de Olímpia, a 50 quilômetros.

Delegação

A delegação de São José dos Campos, que tem um total de 550 integrantes já está ocupando duas escolas de Marília. Carretas e uma equipe de profissionais transportaram para os alojamentos camas, colchões, cozinha completa, lavanderia, mesas de jogos e outras facilidades para abrigar atletas e comissões técnicas.

As primeiras equipes saíram de São José dos Campos na manhã de terça-feira e chegaram em Marília em cerca de nove horas de viagem, com parada para almoço. Vieram as delegações de atletismo PCD, luta olímpica, capoeira, handebol, basquete feminino, vôlei de praia masculino, badminton, bocha e tênis de campo feminino.

Os Jogos Abertos do Interior são realizados pela Secretaria de Esportes e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Marília. A Prefeitura de São José dos Campos leva atletas e comissões técnicas apoiados pela LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Entre os dias 12 e 22, as equipes joseenses estarão disputando todas as 29 modalidades com 50 equipes que foram pré-classificadas na edição de 2019 ou que se classificaram nos Jogos Regionais de Ilhabela/São Sebastião, realizados no mês de julho passado. Só não estarão em Marília o futebol masculino, o vôlei de praia feminino e o tênis de campo masculino.

Segundo a coordenação geral da delegação, São José vai com dois objetivos aos Jogos. Além de conquistar o tricampeonato, a meta é que as equipes que não pontuaram em 2018 apresentem evolução.

Nas 50 equipes, estão 137 atletas do alto rendimento. Outros 187 pertencem ao Programa Atleta Cidadão e fazem parte de uma experiência recente, que está sendo bem sucedida, que consiste em um maior aproveitamento dos atletas da base nos Jogos Regionais e Jogos Abertos.

Os outros 125 atletas integram equipes pontuais, que representam a cidade nessas duas competições, porém sem vínculo durante o restante do ano.

Rivalidade

Com o título de bicampeã dos Jogos, São José deverá sofrer a pressão de cidades rivais. As principais adversárias deverão ser Santos, que irá com 44 equipes, Sorocaba, com 46, São José do Rio Preto, 45, e a cidade-sede, Marília, que estará em 47 modalidades.

No ano passado, São José foi campeã com 260 pontos, seguida de São Bernardo do Campo, com 204 e de Santos com 186. Neste ano, porém, São Bernardo irá aos Jogos com apenas 24 equipes.

Embarque

Toda a estrutura de apoio para a delegação já começou a ser transportada para Marília. Camas e colchões, uma cozinha completa, equipamentos de fisioterapia, lavanderia e outras facilidades estão sendo transportadas por carretas.

Na terça-feira, às 6h30, segue o primeiro grupo de atletas, com 184 integrantes. Os demais viajarão à medida que suas competições sejam iniciadas.

Duas modalidades serão disputadas em outras cidades. O atletismo ficará em Bauru e o badminton na cidade de Pompeia.

O esporte da cidade conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Na foto (de Rogério Marques/PMSJC), alguns atletas joseenses antes do embarque a Marília.

Autoria: Material enviado por Wagner Matheus, da assessoria de Imprensa da secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Comentário

comentário