Joseense é convocada para o rugby da Olimpíada

A joseense Mariana Nicolau é uma das 12 jogadoras convocadas para a Seleção Brasileira de Rugby que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio. Integrando o selecionado nacional feminino desde as categorias de base, ela também se destaca por saber atuar em posições diferentes.

Sobre a convocação, confira o material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da CBRu.

A Confederação Brasileira de Rugbi (CBRu) anunciou nesta segunda-feira (28) a lista das Yaras, a seleção feminina de rugby sevens, convocadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O grupo conta com 12 jogadoras selecionadas e mais duas atletas reservas, que viajarão ao Japão, mas somente terão condições de jogo em caso de necessidade de substituição.

As atletas convocadas pelo técnico Will Broderick são: Mariana Nicolau, Luiza Gonzalez da Costa, Rafaela Zanellato, Leila Cassia dos Santos, Thalia da Silva Costa, Isadora Cerullo, Aline Ribeiro Furtado, Mariana Fiovaranti, Haline Leme Scatrut, Raquel Kochhann (capitã), Bianca dos Santos Silva e Thalita da Silva Costa. As duas atletas reservas selecionadas são Eshyllen Coimbra e Gabriela Lima.

As Yaras treinam no centro de treinamento de São José dos Campos até o dia 8 de julho, quando embarcam para a cidade de Nagato. Serão mais duas semanas de preparação em solo japonês, respeitando os protocolos sanitários e o período de isolamento obrigatório até a viagem para Tóquio, onde ocorrem as disputas do rugby.

Remanescentes

Entre as convocadas, quatro atletas são remanescentes da equipe que disputou os Jogos da Rio-2016: Haline Scatrut, Isadora Cerullo, Luiza Gonzalez e Raquel Kochhann. Elas auxiliaram as Yaras a terminarem na nona posição na primeira participação olímpica.

A estreia das Yaras está marcada para o dia 29 de julho, mas os horários dos jogos ainda serão anunciados. O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, França e Fiji. O grupo A conta com Nova Zelândia, Rússia, Grã-Bretanha e Quênia. Já na chave C estão Austrália, Estados Unidos, China e Japão.

O rugby retornou aos Jogos Olímpicos na Rio 2016 após 92 anos. O esporte já foi praticado em quatro edições, contudo, na modalidade XV, em que 15 atletas de cada lado defendem a sua nação. Desde 2016, o rugby sevens (sete atletas por equipe) é a modalidade olímpica.

As convocadas

Aline Furtado (hooker e pilar) – Rugby USP

Bianca Silva (ponta) – Rugby Para Todos

Haline Scatrut (pilar e centro) – Melina Rugby

Isadora Cerullo (half crum ou abertura) – Niterói Rugby

Leila Cássia(half crum) – Rugby Para Todos

Luiza Campos (hooker) – Charrua Rugby Clube

Mariana Nicolau (pilar e centro) – São José Rugby

Marina Fioravanti (centro) – Saracens Bandeirantes Rugby

Rafaela Zanellato (centro e pilar) – Curitiba Rugby

Raquel Kochhann (pilar e abertura) – Charrua Rugby Clube

Thalia Costa (ponta) – Delta Rugby

Thalita Costa (hooker e ponta) – Delta Rugby

Atletas reservas

Eshy Coimbra (pilar) – Guanabara Rugby

Gabriela Lima (ponta) – Charrua Rugby Clube

A joseense

No São José Rugby, a convocação de Mariana Nicolau foi assim destacada no material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Nesta segunda-feira, 28, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou a lista final com as 12 jogadoras convocadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, entre elas, Mariana Nicolau, atleta do São José Rugby, que disputará sua primeira Olimpíada.

Com 24 anos, a pilar Mari Nicolau ingressou na modalidade através do Projeto Rugby Social’ da equipe do São José. A partir daí, a jogadora foi ascendendo nas categorias do time até chegar à Equipe Adulta do São José Rugby e da Seleção Brasileira:

“Morava em frente a um campo de futebol do bairro Santa Inês, onde aconteciam os treinos do Rugby Social. Sempre via aquele esporte ‘diferente’. Então, nas minhas férias escolares bateu uma curiosidade, juntei alguns amigos e fomos conhecer a modalidade. Gostamos muito e com o passar do tempo alguns colegas foram parando, mas eu me apaixonei pelo esporte e continuo me dedicando até hoje” afirma a atleta.

Mariana Nicolau fez parte das Yaras, como são conhecidas as atletas da Seleção Brasileira de Rugby, em todo ciclo olímpico de Tóquio 2020, participando dos Jogos Pan-Americanos em Lima 2019 e nas conquistas dos Sul-Americanos de 2019 e 2020.

Sexta chamada olímpica

Com a convocação, Mari Nicolau será a sexta atleta do São José Rugby em Jogos Olímpicos. Na edição Rio 2016, participaram os atletas Daniel Sancery, Felipe Sancery, Lucas Duque, Moisés Duque, na Seleção Masculina, e Edna Santini, na Feminina. Mariana comenta as expectativas para as Olimpíadas:

“As Olimpíadas são os sonhos de todos os atletas, todos nós gostaríamos de participar. Um evento que reúne os mais renomados atletas de diferentes modalidades e que todo o mundo vai parar para assistir. Me dediquei diariamente para alcançar esse sonho. Estamos trabalhando forte com o objetivo de fazer um bom papel nos Jogos Olímpicos e esperamos superar a nona colocação que as Yaras chegaram nas Olímpiadas do Rio em 2016” comenta Mari Nicolau.

As partidas de Rugby Feminino nas Olimpíadas ocorrerão dos dias 29 a 31 de julho. O Brasil está no Grupo B juntamente com Canadá (medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016), França e Fiji.

O São José Rugby conta com o patrocínio de Poliedro Educação, DMCard, Vinac Consórcios e Sicoob Cressem. Apoio de Emercor e Tomovale. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Nas imagens, uma das formações da Seleção (CBRu/Divulgação) e Mariana Nicolau em um dos jogos (foto de Michael Lee/World Rugby).

Comentário

comentário