Joseense e Manthiqueira antecipam classificação
O Atlético Joseensee e o Manthiqueira de Guaratinguetá anteciparam classificação no Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Na tarde deste sábado, emplacaram vitórias expressivas na penúltima rodada da primeira fase e saltaram às duas melhores posições do grupo. Mesmo que um dos dois ainda desça à terceira colocação, avançará por índice técnico.
A atual fase da competição tem os 36 times divididos em seis grupos regionalizados de seis. De cada grupo, após 10 rodadas de turno e returno, os dois primeiros colocados avançarão direto à segunda fase. O terceiro colocado disputará quatro vagas por índice técnico com os cinco outros terceiros colocados de grupo.
No Grupo 5, o Atlético Joseense (então com 15 pontos) recebeu o líder Flamengo de Guarulhos (16) e aproveitou o confronto direto para uma ultrapassagem ao fazer 3 a 0, indo a 18 pontos. Em Mogi das Cruzes, o Manthiqueira (14) não deixou passar a oportunidade de fazer uma expressivo resultado sobre o Atlético Mogi (1). Ao golear, por 6 a 0, a equipe de Guaratinguetá foi a 17 pontos e ultrapassou o Flamengo de Guarulhos que acabou descendo da primeira posição à terceira.
O União de Mogi das Cruzes (13), que poderia manter a disputa aberta até a última rodada, perdeu como visitante do Guarulhos (7 e agora 10), por 4 a 3. Com o resultado, matematicamente ainda tem chances, mas virtualmente já está eliminado na disputa indireta com o Flamengo.
No próximo sábado (dia 25), às 15h, o Joseense visitará o União Mogi e dependerá do próprio resultado para terminar em primeiro. O Manthiqueira sairá contra o Guarulhos e defenderá a segunda colocação. Em Guarulhos, o Flamengo receberá o Atlético Mogi e com um empate sairá completamente do alcance do União Mogi.
O Atlético Mogi, para ajudar o rival União Mogi, teria que vencer o Flamengo e cortar uma cinquentenária sequência de partidas sem vitória. Com a derrota deste sábado para o Manthiqueira, o Atlético mogiano completou 56 jogos oficiais sem vitória e quebrou o recorde do folclórico pernambucano Íbis que era de 55 partidas.
No Martins Pereira
Aproveitando duas oportunidades em um intervalo de cinco minutos, o Joseense abriu 2 a 0 na metade do primeiro tempo e pôde controlar a tentativa de reação do Flamengo, até fechar a contagem no final do jogo.
Aos 18 minutos, o volante Oliveira desceu pela meia direita e fez um ótimo lançamento na segunda trave. O ala-esquerdo Vinícius Pequia fechou cabeceando por cobertura e a bola ainda tocou na trave esquerda antes de entrar.
O segundo gol joseense veio em jogada parecida, mas de bola parada. O meia Caio Vinícius cobrou falta em diagonal da direita e o zagueiro Hyago, fechando na segunda trave, mandou uma cabeçada forte no canto direito.
Aos 40 do segundo tempo, o terceiro gol também veio de levantamento da direita e cabeçada na área. O atacante Rodriguinho saiu da marcação e da linha de fundo levantou para a entrada da pequena área, onde o meio-campista Léo chegou no tempo certo para colocar à esquerda do goleiro.
Dirigido pelo técnico Augusto Ambrogi, o Joseense contou com: João Marcos; Danilo Alemão, Hyago e Gabriel; Moisés, Bruno Monteiro (Léo – intervalo), Oliveira, Caio Vinícius (Vinícius 35’/2º) e Vinícius Pequia (Thiago Martins 43’/2º); Adriano (Dodô 44’/2º) e Johnatan Broca (Rodriguinho – intervalo).
Em Mogi das Cruzes
O Manthiqueira não precisou de dois minutos para abrir o placar na visita ao Atlético de Mogi. Após escanteio e um passe de cabeça, o oportunista centroavante Lucão deslocou o goleiro com outra cabeçada na área.
Sem deixar o Atlético reagir, o Manthiqueira foi conduzindo a partida até ampliar para 2 a 0, aos 38 minutos. O atacante Michel, da entrada da área, viu o goleiro avançado e mandou por cobertura.
Os mogianos sentiram o segundo gol e o Manthiqueira armou a goleada ainda no final do primeiro tempo. Aos 40, o ala-direito Gui invadiu a área e mesmo sem muito ângulo ao passar pelo goleiro, quase da linha de fundo chutou rasteiro. Aos 42, Michel aproveitou a falta de marcação ao receber lançamento na área e chutou além do alcance do goleiro.
Na volta do intervalo, o Manthiqueira manteve o domínio das ações e ampliou, aos 8 minutos, com o centroavante Lucão aproveitando rebote do goleiro. Bem mais tarde, aos 46, o atacante Gabriel fez o sexto ao invadir pela meia direita e finalizar no tempo certo.
O Manthiqueira, do técnico Dado Oliveira, contou com: Daniel (João Vitor 24’/2º); Gui (Ricardo 13’/2º), Chibão, João Pedro e Davi Alves; Lucas (Guilherme Santana – intervalo), Paulo e Fabrício (Pedro – intervalo); Guilherme (Gabriel – intervalo), Lucão e Michel.
Nas imagens, o zagueiro joseense Hyago comemorando gol, Adriano protegendo a bola (fotos de Bruno Castilho/Cortesia) e Michel chutando por cobertura no segundo gol do Manthiqueira (Reprodução/TV FPF).