Joseense e Manthiqueira jogam pela última chance

O Atlético Joseense e o Manthiqueira têm um sábado de definições. Ambos jogam pela rodada que fecha a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão e se não conseguiram classificação à terceira, sairão eliminados e automaticamente rebaixados à quinta divisão que virá como novidade no ano que vem. A equipe de São José dos Campos depende do próprio resultado, mas a de Guaratinguetá precisa de uma combinação com tropeços de concorrentes.

A atual segunda fase tem os 24 times em seis grupos de quatro, com seis rodadas de turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo avançarão direto à terceira fase e o total de 16 será completado pelos quatro melhores entre os seis terceiros colocados de grupo. Os oito eliminados voltarão no que vem como integrantes da futura quinta divisão.

Depois de cinco rodadas, a classificação está assim:

A disputa

No momento, Penapolense, Francana, Vocem de Assis, Taquaritinga, XV de Jaú, Grêmio Mauaense, Ska Brasil de Santana de Parnaíba, Independente de Limeira, União São João de Araras, Nacional de São Paulo, Grêmio São-Carlense e Rio Branco de Americana estão na zona de classificação formada pelos dois melhores de cada grupo.

Como o Fernandópolis foi afastado do campeonato por suspeita de participação na máfia de resultados do esquema de apostas, o Jabaquara de Santos nem precisará ir a campo neste sábado. Com uma simbólica vitória por WO (placar de 3 a 0), já pode ser visto com oito pontos e entre os quatro da zona de qualificação por índice técnico, na qual também se encontram: Catanduva, América de São José do Rio Preto e Amparo.

Atlético Joseense, Manthiqueira, Mauá, Tanabi e União Barbarense entram na rodada em desvantagem, mais ainda poderão sair classificados. Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos e Fernandópolis são os três já matematicamente eliminados.

A rodada

A sexta e última rodada tem todos os jogos programados para este sábado, às 15h: Francana x Joseense e Penapolense x Amparo (Grupo 7); Taquaritinga x Manthiqueira e Vocem x Mauá (8); XV de Jaú x Mauaense e Barbarense x Tanabi (9); Ska Brasil x Independente e Guarulhos x Catanduva, em Osasco (10); Nacional x União São João e Flamengo x América (11); São-Carlense x Rio Branco e Jabaquara 3 x 0 Fernandópolis, por WO (12).

Em Franca, o Joseense garantirá uma das duas vagas do Grupo 7 com uma vitória sobre a Francana. Empatando, poderá chegar por índice técnico. Em Taquaritinga, o Manthiqueira terá que vencer e torcer contra os concorrentes que ainda poderá superar por pontos ou no número de vitórias.

A sequência

Os 16 times que avançarem disputarão a terceira fase em quatro grupos de quatro. Depois, os dois melhores de cada quadrangular serão os oito que formarão o mata-mata das quartas de final e seguirão na disputa pelas duas vagas de acesso à Série A-3 de 2024.

A classificação da campanha geral determinará a composição dos grupos da terceira fase: 1º colocado, 8º, 9º e 16º (no Grupo 13); 2º, 7º, 10º e 15º (Grupo 14); 3º, 6º, 11º e 14º (Grupo 15); 4º, 5º, 12º e 13º (Grupo 16).

Os times

Na quarta-feira, o Joseense recebeu o Penapolense e ficou no 0 a 0. O técnico Giovani Andrade contou com a seguinte equipe: Rodrigo; Khallyl, Marcus Vinícius (Júlio César) e André Damaceno; João Salles, Pablo Gustavo, Wesley (Caio Henrique), Felipe (Matheus) e Pedro Vítor; Kauan Cordeiro (Vinícius Nascimento) e João Vitor.

O Manthiqueira recebeu o Vocem e perdeu, por 1 a 0. O time do técnico Dado Oliveira teve: Daniel; Ricardo, Caio, Felipe e Conrado; Jesus, Bruno Zanette (Vinícius) e Fabrício; Nadson (Guilherme Santana), Matheus e Alan (Luiz Antônio).

Na foto (Clube Atlético Josweense/Divulgação), o meia Felipe apertando a marcação sobre um jogador do Amparo.

Comentário

comentário