Joseense vence a primeira e Manthiqueira leva virada
O Atlético Joseense alcançou a reabilitação quer precisava na segunda rodada do Grupo 4 do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Na tarde deste sábado, venceu o AD Guarulhos, por 1 a 0, na primeira partida em casa. No mesmo horário, o Manthiqueira de Guarulhos esteve visitando o Flamengo de Guarulhos e amargou a primeira derrota ao levar uma virada no placar, por 3 a 1.
Depois da estreia com derrota por 2 a 1 como visitante do Manthiqueira, o Joseense precisava dos três pontos em casa. A vitória também seguraria o AD Guarulhos que vinha de um placar de 2 a 0 na primeira rodada, recebendo o Atlético de Mogi das Cruzes.
No estádio Martins Pereira, o Joseense começou pressionando e com pouco mais de meio minuto descolou um pênalti. O atacante Dodô surgiu com vontade em uma disputa pela bola e o defensor guarulhense fez falta na área ao reagir surpreendido. Na cobrança, o meia Caio Vinícius mandou o goleiro para o lado esquerdo e chutou no direito, abrindo a contagem.
O gol deixou a equipe joseense com a vantagem de poder continuar descendo ao ataque sem ficar com a defesa exposta. Assim, após um primeiro tempo de raras oportunidades, um novo pênalti no início da segunda etapa poderia ter liquidado os visitantes.
Antes do primeiro tempo de tempo corrido, o atacante Johnatthan invadiu a área pela meia esquerda e foi desequilibrado. Todavia, na cobrança, o goleiro Gabriel Nunes saltou no canto direito e deixou as pernas esticadas para defender mais uma cobrança de Caio Vinícius.
O lance animou os visitantes, manteve os locais atentos e deixou a partida continuou indefinida em termos de resultados. No final, o único gol marcado acabou determinando o placar definitivo.
Virada
Em Guarulhos, o Manthiqueira visitou o Flamengo guarulhense que vinha de uma estreia com empate fora de casa, por 1 a 1, contra o União de Mogi das Cruzes. E quando a equipe da casa tentava armar um volume de jogo ofensivo, a de Guaratinguetá soube explorar um contra-ataque.
Aos 25 minutos, o atacante Michel Yan entrou em diagonal pela ponta direita e foi derrubado ao driblar na área o zagueiro Thiago Coruja. Aos 27, o próprio Michel Yan cobrou o pênalti com categoria, deslocando o goleiro para o lado esquerdo e chutando no ângulo direito.
Instigado, o Flamengo reagiu e não necessitou de muito tempo para empatar. Aos 30 minutos, em uma passe recuado da ponta esquerda, o meia Pablo acertou um chute em diagonal, no ângulo esquerdo.
Diante de 164 torcedores pagantes, o Flamengo foi buscar a virada um pouco além da metade do segundo tempo. Aos 25, o árbitro marcou falta fora da área, mas o assistente avisou que era um pênalti bem cobrado por Pablo. O artilheiro da partida chutou no canto direito e mandando o goleiro para o lado esquerdo.
O Manthiqueira sentiu o gol e o Flamengo soube aproveitar o bom momento. Quase em seguida, aos 28, uma boa arrancada pela ponta esquerda rendeu um escanteio levantado na segunda trave. O zagueiro Thiago Coruja subiu livre e mandou uma cabeçada cruzada para o canto direito, definindo o placar.
Goleada
No outro jogo do grupo, a partida entre os times de Mogi das Cruzes terminou com uma grande goleada do União sobre o Atlético, por 7 a 0, após 4 a 0 no primeiro tempo.
A classificação do Grupo 4, valendo duas duas vagas na segunda fase e uma chance de terceira por índice técnico, ficou assim depois dos resultados da segunda rodada: 1º – União Mogi e Flamengo (4 pontos e 7 a 2 no saldo de gols); 3º – Guarulhos, Joseense e Manthiqueira (3 pontos e 1, 0 e menos 1 no saldo de gols) e 6º – Atlético Mogi (0 ponto e menos 9 de saldo de gols).
A terceira rodada terá os três jogos no próximo sábado, dia 7 de maio, às 15h. O Manthiqueira receberá o União Mogi, o Joseense visitará o Atlético Mogi e Guarulhos terá o confronto da cidade entre AD Guarulhos e Flamengo.
Nas imagens (TV FPF/Reprodução), Caio Vinícius fazendo o gol da vitória do Joseense e Michel abrindo o placar para o Manthiqueira em Guarulhos.