Joseenses festejam título da paralimpíada paulista

A fase final dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), realizado pelas secretarias estaduais de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aconteceram entre os dias 16 e 18 de dezembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com uma brilhante participação dos atletas do Instituto Athlon de São José dos Campos, nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo.

No quadro geral de pontuação, São José garantiu os títulos no masculino e no feminino, conquistando o campeonato geral dos 1° Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, escrevendo mais uma vez o nome da cidade na história do esporte paralímpico.

Em sua primeira edição, que contou com as fases regionais e final, o Paresp teve como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva e da inclusão das pessoas com deficiência em todo o Estado de São Paulo.

Mais um título, mostrando que o esporte joseense é grande referência nos esportes olímpicos e paralímpicos, promovendo inclusão e oportunidades por meio do esporte.

Quadro

A classificação geral do Paresp 2023

Mais informações

Confira mais informações no material divulgado pela assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo.

O município de São José do Campos, localizado na região do Vale do Paraíba, se consagrou campeão da 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp). O programa é promovido pelas secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes e, neste ano, foi dividido em três etapas regionais e etapa final, que ocorreram entre 24 de setembro e 18 de dezembro.

A etapa final da competição, disputada entre 16 e 18 de dezembro, foi composta pelos melhores atletas classificados por prova, classe e categoria de cada região que competiram nas três etapas regionais anteriormente. No total 478 atletas competiram, sendo 302 do atletismo, 160 da natação e 16 do halterofilismo.

“É importante destacar o empenho dos atletas, que vêm se superando dia após dia dentro do esporte paralímpico, nos treinamentos e nas competições. Nos resta parabenizar todos os envolvidos na manutenção do esporte paralímpico e na inclusão e ascensão da pessoa com deficiência, tornando o esporte um ambiente cada vez mais diverso e acessível”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O município que mais somou pontos entre as modalidades em disputa foi São José dos Campos, com 43, quase o dobro do segundo colocado, Marília, que somou 24 pontos, enquanto o terceiro lugar foi assumido pelo município de Sorocaba, que fez 18 pontos. Cabe destacar os desempenhos de Praia Grande e Presidente Prudente, que somaram, respectivamente, 17 e 16 pontos ao todo.

Por gênero

Na ordem de colocação por gênero, São José dos Campos seguiu em primeiro lugar tanto no feminino quanto no masculino, assim como Marília, que manteve a segunda colocação nos dois rankings. Sorocaba, que ficou em terceiro na classificação geral, deu lugar à Praia Grande entre as mulheres, nas três modalidades (natação, atletismo e halter).

“O esporte de São José dos Campos está de parabéns! Campeões dos nossos Jogos Abertos do Interior pela quinta vez e, para fechar o ano, campeão dos Jogos Paralímpicos. Parabéns aos atletas e delegações pelo esforço e empenho”, afirma a secretária de Estado de Esportes, Helena Reis.

Os jogos do Paresp foram realizados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, equipamento esportivo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência localizado na capital.

Na fotos (de Divulgação), um dos competidores joseenses e parte da equipe campeã do Instituto Athlon.

Autoria: Material enviado pela assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Comentário

comentário