Judô da região tem temporada aberta com tradição

A temporada do judô na região foi aberta com um tradicional evento no novo ginásio do Teatrão. O Torneio Jarbas Dias Ferreira novamente contou com a presença do homenageado com mais de um século de vida.

Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba.

A 25ª edição do tradicional Torneio Jarbas Dias Ferreira foi realizada no domingo passado, no Ginásio Municipal Ney Rodrigues, o Teatrão, em São José dos Campos. O evento abriu oficialmente o calendário de competições da modalidade da Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba. A entidade abrange a RM Vale composta pelo Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira .

Aproximadamente 30 entidades e 800 atletas, de pré-mirins a veteranos, participaram do evento. A programação teve festival para os iniciantes e competição aos avançados, já federados na Federação Paulista de Judô, a FPJUDO .

Também ocorreu a participação do judô inclusivo. Os Judocas PCDs, com deficiência visual, intelectual, auditiva e outras, participaram da disputa na qual a equipe paralímpica do Instituto Athlon foi destaque.

O Sr. Jarbas, que empresta seu nome ao trneio, está com 101 anos de idade e ainda esbanja consideráveis saúde e lucidez. Ele foi pracinha da Força expedicionária Brasileirta (FEB), um dos fundadores da Obra Social Célio Lemos e, de forma voluntária, atuou como secretário geral e tesoureiro da Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba por mais de 50 anos.

Na abertura oficial, participaram da mesa de honra: a Secretária Municipal de Esportes, Kátia Riêra Machado; o Delegado de Esportes da Secretaria do Estado, Marco Olivatto; o Presidente do Lions Clube Augustin Soliva, Domingos Fasanella; o Presidente do Panathlon Clube de São José dos Campos, Carlos Eugênio Backos, a Coordenadora de Lutas do Programa Escola Ativa, Elenilda Ferraz; o Coordenador de Lutas do DAEC da Secretaria Municipal de Esportes, Christian Cruiff.

Mestres

Também os mestres de alta graduação: Kodanshas, Michiharu Sogabe; 9 Dan, Josino Francisco de Souza; 8 Dan, Harley do Amaral; 7 Dan, Arnaldo Menani e Jair Siqueira; 6 Dan, Claudio Calasans Camargo (também 7 Dan e Delegado Regional da FPJUDO e familiares do Sr. Jarbas, cvomo o filho Rubens Ferreira, o Binho e o neto Raphael, ambos faixas pretas de judô.

Os professores Marcelo Queiroz e Nilson Mariano apresentaram na abertura do evento o Goshi Jutsu no Kata, uma sequência de técnicas de defesa pessoal do judô.

Para o sucesso de um evento deste porte, uma equipe multidisciplinar de faixas pretas e professores atuou na organização: José Marques e Maurício Bento, na Cord de arbitragem; Artur Zumbano, Coord de Of Técnicos; Márcio André, Coord de Onformática e pesagem masculina; Karina Missono, Coord de pesagem feminina; Luiz Fernando Gomes, sonorização; Fernando Tavolaro, equipamentos eletrônicos; Jeferson e Roberta Santos, coordenação de súmulas; Carlos Augusto Quintino, montagem geral de equipamentos; Isabela Muniz, organizacão; Sandro Marcelo e Edie Braga, judô PCD/inclusivo; Marcelo Souza, Judô Master/ Veteranos e Claudio Calasans Camargo, coordenação geral.

Resultados

Classificacão geral nas categorias oficiais:

Campeã – Projeto Olhar Futuro/ADPM Reg SJCampos

Vice-campeã – Secretária Municipal de Esportes de Jacareí

3ª Colocada – Ass Yamazaki de ão José dos Campos

4ª Colocada – Secretaria Municipal de Esportes de Canas

5ª Colocada – Associação Esporte 10 / Calasans Camargo de São Jsé dos Campos

Classificacão geral do festival

Campeã – Associação Esporte 10/Academia Calasans Camargo de São José dos Campos

Vice-campeã – Projeto Olhar Futuro/ADPM egional – São José dos Campos

3ª Colocada – Academia Tsugui Ashi de Jacarei

4ª Colocada – Secretária Municipal de Esportes de S J Campos

5 Colocada – Associação Kmakura de Judô de São José dos Campos

Na foto (Divulgação), um dos momentos da abertura oficial do torneio no Teatrão.

Comentário

comentário