Liga Nacional de Futsal segue com contas para descenso

A oitava das 23 rodadas da fase inicial da Liga Nacional de Futsal terá os dois times da região jogando na próxima semana, buscando pontos pela classificação à fase decisiva e também somando contra os cálculos de rebaixamento.

Como a competição vem sendo disputada por 24 times, a Liga Nacional de Futsal definiu que quatro deles serão rebaixados à segunda divisão que virá em 2025. Cairão os quatro piores após a soma dos resultados do atual fase do campeonato com os da mesma etapa do ano passado.

No atual, o São José está na 13ª colocação, somando 10 pontos. Em sete jogos foram três vitórias, um empate e três derrotas. O Taubaté é o 18º com seis pontos em sete partidas, sendo duas vitórias, cinco derrotas e nenhum empate.

A oitava rodada já foi aberta e o jogo do São José será na segunda-feira, às 19h30, recebendo o mineiro Praia Clube de Uberlândia na Arena Farma Conde. O Taubaté jogará na quarta-feira, no Paraná, visitando o Pato, às 19h, em Pato Branco.

Mais informações

Sobre o rebaixamento, confira o material enviado por João Paulo Fontoura, da assessoria de Imprensa da Liga Nacional de Futsal (LNF).

Quem acompanha a LNF há quase 30 anos sabe bem o porquê se trata do campeonato mais disputado e equilibrado do mundo. O começo da edição 2024 também é suficiente para provar a fama, pois até aqui, em sete rodadas, a liderança se alternou entre vários times. No entanto, este ano a concorrência na parte de baixo da tabela traz uma emoção inédita. Resumindo, as atenções estarão voltadas para as duas pontas da tabela.

Pela primeira vez na história, a competição terá o descenso. Os quatro últimos colocados no Ranking, que computa os pontos da primeira fase de 2023 e 2024, disputarão a Liga de Acesso na próxima temporada. Com dois grandes campeonatos, surge uma oportunidade para novas comunidades aparecerem no cenário nacional, fomentando as economias locais e dando visibilidade para outras regiões do país.

A partir do momento em que haverá duas “divisões”, a competitividade também aumentará. O objetivo é proporcionar a participação de novas equipes na LNF, buscando o crescimento e ampliação da abrangência nacional.

flor

No momento

Atualmente, a tabela da LNF e a tabela do Ranking mostram diferenças: na primeira estão Assoeva, Santo André Intelli, Tubarão e Brasília nas quatro últimas colocações. Na segunda, São Lourenço, Taubaté, Blumenau e Brasília, que seriam os quatro times a descer de divisão para o ano que vem. Lembrando que, em função da tragédia no Rio Grande do Sul, ACBF, Assoeva e Atlântico tiveram partidas adiadas.

A partir do ano que vem, as melhores campanhas na Liga de Acesso disputarão a LNF em 2026, e as piores campanhas da LNF irão para a Liga de Acesso no ano seguinte. Isso fomentará ainda mais a competitividade nas divisões, mas fundamentalmente, ampliará o mapa do futsal no Brasil. À medida que mais clubes terão maior cobertura e calendário para cumprir ao longo do ano, a exigência de uma organização e gestão será maior por parte de quem os administra.

Isso tudo mostra o crescimento da LNF e a busca pelo engrandecimento do futsal, com profissionalismo e responsabilidade. A LNF 2024 segue com a oitava rodada aberta quarta-feira (15). Todas as transmissões acontecem ao vivo na LNFTV no YouTube, além de jogos no sportv e CazéTV.

Na foto (de Edson Castro/Atlântico/Divulgação), a festa do gaúcho Atlântico de Erechim que foi o campeão do ano passado.

Comentário

comentário