Manthiqueira aprova calendário e artilheiro está na A-3

O Manthqueira de Guaratinguetá gostou dos resultados da primeira videoconferência entre a Federação Paulista de Futebol e os clubes da Segunda (4ª) Divisão. O campeonato deverá ser mantido para o segundo semestre e depois da participação do artilheiro de 2020 em sua nova equipe. O Atlético Joseense também acompanhou o encontro virtual.

O campeonato da quarta divisão vinha sendo disputado logo após os das séries A-1, A-2 e A-3. Começando em abril, terminava em outubro, promovendo os dois finalistas à Série A-3. No entanto, por causa da pandemia em que 2020 interrompeu o futebol de março a agosto, teve início no dia 17 de outubro e terminou no dia 19 de dezembro, com uma fórmula de disputa mais enxuta.

Agora, para 2021, a Federação prefere manter o campeonato no segundo semestre, começando um pouco mais cedo, em julho ou agosto. A entidade entende que um avanço no plano de vacinação poderá deixar a competição mais leve, sem tantos testes de coronavírus que custam um bom dinheiro e também com um público limitado nos estádios

Como a grande maioria dos clubes ainda estava estruturando o planejamento para a temporada, somente alguns poucos se mostraram insatisfeitos com a longa espera. Afinal, não faz sentido começar uma pré-temporada agora e ficar treinando até julho ou agosto.

Para o Manthiqueira, que já esperava novidades no calendário, a competição mantida para o segundo semestre é interessante. Em 2019, o time disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro e transportou uma base do elenco para a Segunda Divisão que começou em abril. No ano passado, a pré-temporada foi interrompida em março e retomada somente em agosto, deixando uma expectativa quanto aos jogadores que poderiam voltar ou optar por outras equipes.

Agora, o presidente Dado Oliveira já sabe que somente em março haverá uma nova videoconferência para uma possível definição de calendário. Consequentemente, terá tempo suficiente para providenciar o planejamento necessário. Além do mais, haverá um número maior de jogadores disponíveis no mercado, porque os estaduais já estarão encerrados e com as divisões do campeonato brasileiro de andamento.

O Atlético Joseense, que fez uso do direito de licença em 2020 por causa da pandemia, participou da videoconferência desta terça-feira e retornará na de março. O presidente Manoel Monteiro, o Café, também ganhou mais tempo para estruturar a volta da equipe.

Artilheiro

O meia-atacante Wendel, destaque do Manthiqueira e um dos três artilheiros da Segunda Divisão de 2020 com nove gols marcados, agora participará do Paulista da Série A-3. Depois de conversar com alguns clubes do Rio de Janeiro, onde mora, ele acertou transferência para o Marília.

Breno, atacante do São José e que também marcou nove gols, estava tentando uma ida para o Japão. Completando o trio de goleadores, o atacante Pequeno, do Itararé, disputará o Paulista da Série A-2, levado pelo Atibaia.

Na foto (Manthiqueira/Divulgação), Wendel encarando um marcador do Itararé em partida das quartas de final de 2020.

Comentário

comentário