Manthiqueira começa a pensar na temporada 2021

O próximo campeonato deverá vir somente em abril, mas o Manthiqueira já começa a pensar na temporada 2021. O time correspondeu no recente Paulista da Segunda (4ª) Divisão, alcançando as semifinais com um orçamento modesto.

Projeto do presidente Dado Oliveira, o Manthiqueira entrou no futebol profissional e acabou de completar 10 anos de participação consecutiva. Atingiu o ponto mais alto com o título de campeão em 2017, desceu entre os seis que caíram da Série A-3 de 2018, não deu certo com a parceria de 2019 e reencontrou o caminho em 2020.

“Quando a gente faz o que ama, fica sentido ao chegar perto de um acesso e não conseguir. Mas, quando a gente vê que chegamos entre os quatro melhores dos 35 times da competição e sem a mesma capacidade de investimento dos outros três semifinalistas, é sinal de que o trabalho foi bem feito”, disse o presidente Dado Oliveira.

Em janeiro de 2019, o Manthiqueira armou o time sub-20 para participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O plano de aproveitar os destaques da equipe para montar uma base que três meses depois disputaria a Segunda (4ª) Divisão não rendeu. Os jogadores selecionados acabaram indo para outros clubes.

A necessidade de reformular o planejamento e entrar na pré-temporada sem uma base transportada das competições anteriores gerou uma aposta que não deu certo. O Manthiqueira foi mal e acabou eliminado ainda na fase de grupos.

Diferente

Para o campeonato deste ano, que a pandemia atrasou o início de abril para outubro, o planejamento diferente resgatou a competitividade do time. O presidente Dado contratou alguns jogadores que já registravam passagens pelo clube e voltaram mais experientes e conhecendo o esquema de trabalho.

Também foi fundamental a volta do gerente Augusto Ambrogi Sobrinho, que depois de ter trabalhado em outros clubes como Independente de Limeira, Velo Clube de Rio Claro e Assisense, indicou jogadores que corresponderam, como o meia-atacante Wendel, um dos artilheiros do campeonato.

A base formada por ex-jogadores que voltaram e outros conhecidos do gerente facilitou a integração dos demais. Eles vieram de vários centros do país e também da vizinhança, como o atacante Erlohan, emprestado pelo Taubaté.

Como novamente não conseguiu conciliar as suas atividades profissionais para dirigir os treinos, a técnica Nilmara Alves participou dos jogos em casa no espaço reservado ao preparador físico. O gerente Augusto Ambrogi passou a ser o técnico e virou uma das revelações da competição.

Para 2021

Na próxima semana haverá uma reunião entre Dado Oliveira e Augusto Ambrogi. O presidente já sabe que o técnico tem propostas de outros clubes e dificilmente começará 2021 no projeto do Manthiqueira. O treinador confirmou que também foi sondado para voltar à função original de gerente e ainda está pensando na sequência da carreira.

Como a Copa São Paulo de Futebol Júnior não será realizada em janeiro, descartada do calendário por causa da pandemia, o Manthiqueira deverá voltar a campo somente em abril, mês convencional da abertura da Segunda (4ª) Divisão.

No momento, alguns jogadores seguem contratados e formando uma base para o ano que vem, como o zagueiro Vinícius Cachorro, os volantes Rodrigo Goiano e Osmar Toró, os laterais Júlio e Índio, além do goleiro Yagoe outros. Os demais vieram para o campeonato deste ano e já estão liberados.

Na foto (AD Manthiqueira/Divulgação), o time em uma das partidas no campeonato.

Comentário

comentário