Manthiqueira e Joseense avançam em novos grupos
Na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão, na tarde deste sábado, o Manthiqueira de Guaratinguetá goleou, o Atlético Joseense empatou fora de casa e ambos conheceram os próximos adversários. Agora, serão quatro grupos de quatro e com os dois melhores avançando ao mata-mata das quartas de final.
No estádio Dario Rodrigues Leite, o eliminado Guarulhos quis jogar ofensivamente contra o Manthiqueira e deixou a defesa exposta. O time da casa, em descidas rápidas, fez 3 a 1 no primeiro tempo e terminou goleando por 7 a 1.
Aos 21 minutos, o meia Fabrício recebeu livre pelo meio e fuzilou abrindo o placar. Aos 26, o atacante Michel teve a finalização abafada pelo goleiro, mas o meio-campista Juninho aproveitou o rebote e ampliou.
O Guarulhos ameaçou reagir quando descolou um pênalti, aos 34, de mão na bola do zagueiro João Pedro. Na cobrança, Breno deslocou o goleiro e diminuiu para 2 a 1. No entanto, aos 41, o lateral-direito Wesley foi à frente, recebeu e, quase da intermediária, fez um golaço ao mandar um chute forte no ângulo esquerdo.
Deslanchando
Na volta do intervalo, o Manthiqueira liquidou o adversário com mais dois gols. Aos 7, por mão na bola dentro da área, Michel cobrou um pênalti no canto direito e mandou o goleiro para o lado esquerdo. Três minutos depois, Michel escorou um cruzamento rasteiro da ponta esquerda, em boa jogada de Guilherme.
Mais adiante, aos 33, o sexto gol veio de um inversão em diagonal da esquerda, com Lucas lançando, Michel ajeitando de cabeça e Wesley valorizando uma invasão de área até a conclusão com um chute em diagonal. Depois, aos 42, Michel chutou, o goleiro rebateu e Thiago ampliou para 7 a 1, fechando a contagem.
O Manthiqueira, do técnico Dado Oliveira, formou com: Warlei; Wesley, Chibão (Alan 31’/2º), João Pedro (Felipe 15’/2º) e Conrado; Juninho, Lucas e Fabrício (Pedro 15’/2º); Gabriel, Guilherme (Thiago 26’/2º) e Michel.
Em Mogi
Já classificado, mas querendo avançar com a melhor pontuação possível, o Atlético Joseense foi visitar o União de Mogi das Cruzes e ficou no 0 a 0. O time da casa procurou uma despedida honrosa e os visitantes tiveram poucas chances de gol. Na melhor, aos 30 do segundo tempo, o zagueiro Danilo Alemão chutou por cima em uma sobra de levantamento para a área.
Dirigido pelo técnico Augusto Ambrogi, o Joseense formou com: João Marcos; Danilo Alemão, Hyago e Gabriel; Moisés (Vinícius 23’/2º), Bruno Spinola (Matheus – intervalo), Oliveira, Caio Venícius e Venícius Pequia (Janderson – intervalo); Adriano e Johnatan Broca (Rodriguinho 23’/2º).
A sequência
Como o Flamengo de Guarulhos confirmou a previsão e aplicou uma goleada de 6 a 1 no Atlético de Mogi das Cruzes, o Grupo 5 terminou com o Manthiqueira (20 pontos reassumindo) a liderança. O Joseense (19) ficou em segundo ao superar o Flamengo de Guarulhos (19) no número de vitórias, por 6 a 5.
Os resultados da rodada e a tabela dirigida da competição deixaram assim os quatro grupos da segunda fase.
Grupo 7 – Penapolense (1º Grupo 1), Manthiqueira de Guaratinguetá (1º Grupo 5), Grêmio São-Carlense (2º Grupo 3) e Paulista de Jundiaí (4º Melhor 3º).
Grupo 8 – Grêmio Prudente (1º Grupo 2), Mauá (1º Grupo 6), Rio Branco de Americana (2º Grupo 4) e XV de Novembro de Jaú (3º Melhor 3º).
Grupo 9 – Taquaritinga (1º Grupo 3), Internacional de Bebedouro (2º Grupo 1), Atlético Joseense (2º Grupo 5) e Flamengo de Guarulhos (2º Melhor 3º).
Grupo 10 – Itapirense (1º Grupo 4), Itararé (2º Grupo 2), Ska Brasil de Santana de Paraníba (2º Grupo 6) e Catanduva (1º Melhor 3º).
A tabela dos quatro quadrangulares deverá surgir na segunda-feira, depois do conselho técnico entre os 16 classificados.
Nas imagens (TV FPF/Repodução), Juninho chutando para fazer o segundo gol do Manthiqueira e Caio Vinícius cobrando uma falta para o Joseense em Mogi das Cruzes.