Manthiqueira e Joseense se enfrentam na estreia

A quarta divisão do Campeonato Paulista vai começar e novamente com uma grande quantidade de times disputando apenas duas vagas de acesso. E agora será ainda mais exigente, pois dos 36 participantes, 20 serão rebaixados à nova quinta divisão de 2024. Os representantes Manthiqueira de Guaratinguetá e Atlético Joseense estreiam se enfrentando no sábado.

O Campeonato Paulista Sub-23 de Futebol Profissional da Segunda Divisão, de seis fases, começa no dia 21 de abril e termina no dia 30 de setembro. Cada time disputará o mínimo de 10 partidas e os dois que chegarem às finais, subindo à Série A-3 de 2024, totalizarão 28.

A primeira fase terá os 36 times divididos em seis grupos regionalizados, assim formados:

Grupo 5 – Manthiqueira de Guaratinguetá, Atlético Joseense, Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos, União de Mogi das Cruzes e Atlético Mogi das Cruzes.

Grupo 1 – Santacruzense de Santa Cruz do Rio Pardo, Penapolense, Fernandópolis, Tanabi, Tupã e VOCEM de Assis.

Grupo 2 – América de São José do Rio Preto, Francana, Internacional de Bebedouro, Batatais, Catanduva e Taquaritinga.

Grupo 3 – XV de Novembro de Jaú, Grêmio São-Carlense, Independente de Limeira, Mogi Mirim, São Carlos e União São João de Araras.

Grupo 4 – Amparo, Colorado de Caieiras, SKA Brasil de Santana de Paraníba, Paulista de Jundiaí, Rio Branco de Americana e União Agrícola Barbarense.

Grupo 6 – Barcelona Capela de São Paulo, ECUS de Suzano, Grêmio Mauaense, Jabaquara de Santos, Mauá e Nacional de São Paulo.

O Olímpia, que junto com o Nacional foi rebaixado na Série A-3 de 2022, pediu licença e no ano que vem, se voltar, será na nova quinta divisão. O mesmo ocorrerá com equipes que vinham fazendo boas campanhas e não se inscreveram para atual temporada, como Itararé e Osvaldo Cruz.

A disputa

A primeira fase tem cada um dos seis grupos com 10 rodadas de turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo avançarão e os dois restantes sairão eliminados, já rebaixados à nova quinta divisão.

Os 24 classificados da primeira fase formarão seis grupos de quatro em seis rodadas de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo e mais os quatro melhores entre os seis terceiros colocados avançarão à terceira fase e já formando o quadro de 16 para o campeonato do ano que vem. Os oito eliminados completarão, junto com os 12 que sobraram da primeira fase, o total de 20 rebaixados.

A terceira fase terá os 16 times em quatro grupos de quatro e com seis rodadas de turno e returno. Depois, os dois melhores de cada grupo avançarão e abrirão o mata-mata que terá quartas de final, semifinais e finais.

Na região

O Manthiqueira segue como um projeto idealizado pelo empresário Dado Oliveira. Ele manteve o filho na presidência para continuar como técnico, mesclando o elenco com jogadores que já passaram pelo clube e outros que serão lançados. Uma das novidades é volante Baiaco, apelido que homenageia o tio e ex-volante histórico do Bahia nos anos 70.

No Atlético Joseense a novidade é a parceria do presidente Manoel Monteiro, o Café, com a 360 Football Business. O grupo é formado por empresários da cidade e um dos integrantes é o renomado técnico Paulo Campos, atração do campeonato.

Jogos

A primeira rodada do Grupo 5 começa nesta sexta-feira com o União Mogi recebendo o Flamengo, às 19h. No sábado, às 15h, Atlético Joseense e Manthiqueira será o confronto regional no estádio Martins Pereira. No domingo, às 10h, o Guarulhos terá a visita do Atlético Mogi.

Na foto (de Bruno Castilho/Cortesia), Joseense e Manthiqueira pelo campeonato do ano passado.

Comentário

comentário