Manthiqueira estreia nesta sábado em Mauá

O Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão de 2021, que segue sub-23, começa neste sábado. O Manthiqueira de Guaratinguetá, em sua 11ª  temporada consecutiva no futebol profissional, será o único representante da região. O São José, campeão do ano passado, subiu à Série A-3 e o Atlético Joseense preferiu manter o time desativado.

O XV de Novembro de Caraguatatuba esboçou uma volta depois de muitos anos, mas novamente adiou o retorno. O Jacareí segue sem atividades e o novo Grêmio Auddaz de Piquete considerou que ainda não estava pronto para ingressar no circuito.

Dos 35 times do ano passado, apenas 21 continuarão na disputa. Dois subiram para a Série A-3 (o campeão São José e o vice Bandeirante de Birigui) e os outros 12 preferiram não in a campo neste segundo semestre.

O campeonato terá 30 participantes, sendo nove diferentes do quadro de 2020. Quatro voltam depois de um ano ausente, três reaparecem depois de um tempo maior, um está chegando agora e o Paulista de Jundiaí, campeão de 2019, volta rebaixado da Série A-3 de 2020.

Os participantes

Dos 35 times que disputaram o campeonato de 2020 e não alcançaram as duas vagas de acesso à Série A-3, os 21 que continuam são: Manthiqueira, América de São José do Rio Preto, Atlético Mogi das Cruzes, Assisense, Barcelona Esportivo de São Paulo, Flamengo de Guarulhos, Grêmio Prudente, Grêmio Sãocarlense, Guarulhos, Internacional de Bebedouro, Independente de Limeira, Itapirense, Matonense, Mauá, Grêmio Mauaense, Osvaldo Cruz, Rio Branco de Americana, União de Mogi das Cruzes, União Suzano Atlético Clube, Vocem de Assis e XV de Jaú.

Dos participantes do ano passado, 12 pediram licença: Francana, Itararé, Amparo, Brasilis de Águas de Lindoia, Jabaquara de Santos, SKA Brasil de Osasco, Andradina, Tanabi, Araçatuba, Tupã, União Agrícola Barbarense e Elosport de Capão Bonito. O Grêmio Osasco, rebaixado da Série A-3, teria vaga assegurada.

Dos que não disputaram em 2020, quatro voltam: Fernandópolis, Taquaritinga, Catanduva e São Carlos Futebol Clube. O Paulista de Jundiaí vem rebaixado da Série A-3 e depois de um bom tempo, três reaparecerão: Mogi Mirim, ECUS de Suzano e Santacruzense de Santa Cruz do Rio Pardo. A novidade no futebol profissional é o Colorado de Caieiras.

A disputa

Os 30 times começam divididos em cinco grupos regionalizados de seis. Cada grupo terá turno e returno de 10 rodadas e classificará os três melhores ao mata-mata das oitavas-de-final. O quadro de 16 qualificados será completado pelo melhor entre os cinco quartos colocados dos grupos.

A Academia Desportiva Manthiqueira Futebol Ltda (Guaratinguetá) está no Grupo 5 que também conta com: Clube Atlético Mogi das Cruzes de Futebol Ltda (Mogi das Cruzes), Esporte Clube União Suzano (ECUS de Suzano), Mauá Futebol Treinamentos e Esportes Eireli (Mauá), União Mogi das Cruzes Futebol Clube (Mogi das Cruzes) e União Suzano Atlético Clube (USAC de Suzano).

Neste sábado, às 15h, o Manthiqueira visita o Mauá no estádio Pedro Benedetti e o USAC, dirigido pelo técnico Ricardo Costa que foi campeão com o São José em 2020 e tem quatro acessos nas cinco últimas temporadas, recebe o União Mogi. No domingo, no mesmo horário, o Atlético Mogi terá a visita do ECUS.

Desfalques

Um problema na plataforma que possibilita o registro dos jogadores pela internet deixou o Manthiqueira e outros times desfalcados de alguns atletas inscritos dentro da prozo para a primeira rodada. Na sessão de registros da Federação Paulista de Futebol, a equipe de Guaratinguetá tem um total de 17 habilitados e o Mauá, 20.

Da equipe titular no último jogo-treino da pré-temporada, contra o Resende, o Manthiqueira terá: Matheus Henrique (lateral-direito), João Gabriel, João Pedro (zagueiros), Osmar Toró, Rodrigo (volantes) e Anderson (meia). Dos que começaram na formação do segundo tempo do treinamento: Theo (goleiro), Conrado, Rodrigo (laterais), Franklin (meia) e André (atacante).

O presidente Dado Oliveira, que atua como comandante da comissão técnica, não antecipou a escalação. Ele ainda conversará com a técnica Nilmara Alves e os demais integrantes da equipe.

Na foto (Divulgação/AD Manthiqueira), o presidente Dado Oliveira orientando os jogadores antes de um treino no estádio Dario Rodrigues Leite.

Comentário

comentário