Manthiqueira vai para mais um campeonato
O Manthiqueira de Guaratinguetá voltará a campo no sábado, novamente como o único representante da região no Campeonato Paulista da Segunda (5ª) Divisão e que a partida da edição 2025 na noite de sexta-feira. Clube empresa com caraterísticas próprias, o projeto idealizado e lançado pelo técnico Dado Oliveira está no futebol profissional desde 2011 e já foi campeão em 2017.
Com a criação da Série A-4 no ano passado que elevou 16 equipes, a chamada “Bezinha” passou a ter um número bem menor de participantes, também porque as dificuldades financeiras novamente provocaram a desistência de alguns. Assim, o campeonato desta temporada terá apenas 15 equipes.
A primeira fase terá os 15 times divididos em três grupos regionalizados de cinco e jogos em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo e mais os dois melhores entre os três terceiros colocados avançarão na disputa e terão uma segunda fase com dois grupos de quatro.
Posteriormente, de cada grupo sairão os dois primeiros colocados para os dois confrontos do mata-mata das semifinais. E os dois finalistas decidirão o título já promovidos à Série A-4 de 2026, da qual virão os rebaixados Audax Osasco e Matonense.
O Grupo 3 terá: Manthiqueira de Guaratinguetá, Mauá, Grêmio Mauaense, União de Mogi das Cruzes e Esporte Clube União Suzano (ECUS).
No Grupo 1: Assisense, Olímpia, Santacruzense de Santa Cruz do Rio Pardo, Tanabi e Tupã. No Grupo 2: Batatais, Independente de Limeira, Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos e São Carlos.
Os jogos
A rodada de abertura começa nesta sexta-feira com um jogo: Assisense x Olímpia (19h30). No sábado, outros quatro: Mauá x Manthiqueira (15h), União Mogi x Mauaense (15h), Tanabi x Santacruzense (15h) e Flamengo x São Carlos (15h). No domingo, mais um: Batatais x Guarulhos (10h). ECUS, Tupã e Independente folgam na tabela.
Depois da estreia em Mauá, o Manthiqueira receberá o União Mogi (dia 26/4), visitará o Mauaense (3/5), folgará na quarta rodada e receberá o ECUS (17/5). No returno, com a mesma sequência de adversário e inversão no mando de campo, terá a última partida no dia 21 de junho.
Nesta semana, o Manthiqueira corre para inscrever os jogadores com os quais pretende contar na estreia. Cada time pode utilizar até 26 atletas e apenas três deles com mais de 23 anos de idade. O atual elenco está reformulado e terá apenas um ou dois remanescentes, como o meia-atacante Gabriel.
Na foto (de Rose Duarte/AD Manthiquera), o técnico Dado Oliveira antes de um treino no CT do clube.