Novos do basquete joseense estreiam defendendo vice

Atual vice-campeão da principal competição de categorias de base do basquete brasileiro, o São José estreia na edição desta temporada encarando o desafio de um título inédito. A revelação de outros novos jogadores para o time adulto também será um dos objetivos na competição.

Confira no material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa da equipe.

O São José Basketball inicia nesta quinta-feira (15) sua participação na Liga de Desenvolvimento 2023. O torneio é a principal competição de base da modalidade no país, sendo disputado na categoria sub-22.

Atuais vice-campeões, os joseenses concluíram a fase final da preparação. “Nós já temos uma equipe sub-20, que está trabalhando no Paulista há três meses, e vamos somar a eles os dois atletas que vieram do adulto (Pedro Infante e Vitor Silvério), que já participaram da LDB ano passado também”, pontuou o técnico Cristiano Ahmed.

“É um time de muita qualidade e acreditamos que dá para fazer uma boa campanha novamente. O principal objetivo é ficar entre os oito melhores do campeonato, e aí depois vemos como vai ficar a classificação da próxima fase”, disse o comandante.

Esta será a 12ª edição do torneio. Em dez participações, o São José já chegou três vezes à final da competição (2016, 2017/18 e 2022), terminando como vice-campeão nestas oportunidades.

O time joseense está no grupo no grupo B.1, junto com Bauru, Botafogo, Flamengo, Mogi e Pinheiros. Neste primeiro momento, os jogos serão disputados de 15 a 20 de junho, na sede de Mogi das Cruzes, no ginásio Hugo Ramos.

Os jogos

O roteiro joseense é o seguinte: 15/06 (quinta-feira), às 17h15 – São José x Flamengo; 16/06 (sexta-feira), às 15h – São José x Bauru; 17/06 (sábado), às 15h – São José x Botafogo; 19/06 (segunda-feira), às 17h15 – São José x Pinheiros e 20/06 (terça-feira), às 19h30 – São José x Mogi.

Reformulado em relação à última edição, o São José Basketball aposta em um trabalho de médio prazo e conta com atletas sub-19 na maior parte de seu elenco, com o acréscimo dos alas Pedro Infante e Vitor Silvério, que integraram o elenco na temporada passada e também atuaram pelo time adulto no Campeonato Paulista e NBB.

“É muito importante o trabalho de integração entre os atletas sub-19 com alguns mais experientes, igual nós tínhamos com o adulto na temporada passada. Os atletas que participaram do adulto vão passando essa experiência, enquanto os mais jovens vão aprendendo e ao mesmo tempo dando bastante energia. Nossa equipe sub-19 que jogou agora o CBI (Brasileiro Interclubes) tem muita qualidade, mas é inexperiente, e com os meninos mais velhos, como o Pedro e o Vitor, é importante essa integração para passar tranquilidade para eles”, afirmou o técnico dos jovens.

Regulamento

Passada a primeira fase, haverá uma segunda etapa da competição entre os dias 20 e 26 de julho, em outra sede, onde os times do grupo B.1 enfrentarão as equipes do grupo B.2: Basquete Cearense, Brasília, Cerrado, Minas, Praia Clube e Unifacisa.

Os pontos de ambas as fases serão somados e os quatro primeiros colocados dos grupos A e B avançam para a fase final, disputada de 29 de agosto a 3 de setembro. Nesta, os times restantes serão divididos em dois grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados destas chaves avançam às semifinais, que serão disputadas em jogo único, assim como a final.

Cristiano Ahmed aponta para o alto nível dos adversários, mas ressalta o potencial do esquadrão joseense. “É um grupo difícil. São todas equipes tradicionais no basquete, que tem muita qualidade, que tem um belo trabalho. A gente acredita que conseguimos passar entre os quatro, mas vai ser um trabalho bem difícil, pois são equipes muito qualificadas na nossa chave”, afirmou.

Estrutura

A Equipe do Oscar São José Basketball conta com o patrocínio da Oscar Calçados, Vinac Consórcios, Shopping Jardim Oriente, DM, Milclean, Desktop Internet, Árbore Engenharia e Poliedro Educação. Apoio da Emercor, Tomovale, RT Sports, Academia Vale Fight Club, Padaria Kennedy e Com-Sciência Saúde. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), Caio Rocha em treino no ginásio Linneu de Moura.

Comentário

comentário