Paratletas de Taubaté recebem calendário de eventos

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, já conhece a agenda das principais competições nacionais e internacionais do ano em três modalidades paralímpicas.

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou o calendário de eventos nacionais do Atletismo, Natação e Halterofilismo Paralímpicos. As três modalidades são regidas pelo próprio CPB e terão as principais competições nacionais realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A equipe do Programa Esporte Para Todos estará disputando as três modalidades em 2022. Além do Atletismo, onde já é uma das mais fortes e tradicionais equipes do Brasil, o time taubateano também terá representantes na Natação e no Halterofilismo, que depois de quatro anos voltará a ter paratletas da cidade competindo nacionalmente.

Programação

A agenda 2022 de eventos esportivos promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo ficou da seguinte forma:

– 12 e 13 de março: 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo.

– 31 de março a 02 de abril: Open Grand Prix de Paratletismo e Natação – competições internacionais que contarão também com atletas estrangeiros.

– 09 e 10 de abril: 1ª Etapa Nacional dos Circuitos Loterias Caixa de Halterofilismo e Natação, simultaneamente.

– 05 a 07 de maio: Campeonato Brasileiro de Paratletismo.

– 12 a 14 de maio: Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica.

– 19 a 21 de maio: Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico.

– 18 e 19 de junho: 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo.

– 02 e 03 de julho: 2ª Etapa do Nacional dos Circuitos Loterias Caixa de Halterofilismo e de Natação, simultaneamente.

Mundial suspenso

Apesar da agenda de competições nacionais ser bem movimentada no primeiro semestre de 2022, uma má notícia afetou os paratletas do Atletismo. O Comitê Paralímpico Internacional anunciou no último mês de janeiro a suspensão do Campeonato Mundial da modalidade.

O evento, que deveria ter acontecido em 2021, na cidade de Kobe, no Japão, havia sido adiado para 2022, devido à pandemia e ao adiamento dos Jogos Paralímpicos de Tóquio de 2020 para 2021.

No entanto, já com outro Campeonato Mundial de Paratletismo agendado para 2023, em Paris, a realização do Mundial de Kobe tornou-se inviável. Da equipe do Programa Esporte Para Todos, Alessandro da Silva (classe F11), atual Bicampeão Paralímpico do Lançamento de Disco, já tinha vaga garantida para o Mundial.

O programa

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, Badminton e Tiro Esportivo.

Na foto (Divulgação), Alessandro da Silva em uma competição.

Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do programa EPT.

Comentário

comentário