Paratletismo de Taubaté comemora bons resultados
A equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, disputou no último domingo a 2ª Etapa do Circuito Paulista e Aberto de Paratletismo, promovidos pela Federação Paulista de Desportos para Cegos – FPDC. 12 medalhas foram conquistadas e cinco atletas estabeleceram suas melhores marcas da carreira na disputa em São Paulo
O atleta paralímpico Márcio Dellafina, tembém do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, confirmou a ótima fase e brilhou no Campeonato Brasileiro de Parabadminton, Ele voltou de São Paulo com o título de duplas masculinas.
Confira no material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.
As disputas do Circuito Paulista aconteceram na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição engloba disputas somente entre deficientes visuais. Já o Aberto de São Paulo é destinado à paratletas com deficiência física e intelectual. Os eventos são disputados de forma conjunta.
Medalhas
A equipe de alto rendimento do Programa Esporte Para Todos foi um dos destaques do evento, faturando um total de 12 medalhas, sendo 9 de Ouro, 2 de Prata e uma de Bronze.
“Tivemos um saldo bem positivo desta competição, já que vários dos nossos atletas conseguiram, além das medalhas, marcas expressivas melhorando seus resultados da temporada e também vários deles estabeleceram melhores marcas da carreira. Isso mostra que o trabalho está sendo bem feito com todos eles.”, disse o treinador Diego Cascardo, responsável pelo Atletismo do Programa Esporte Para Todos.
O técnico taubateano também frisou que a evolução das marcas pessoais de cinco paratletas da equipe demonstra que a tendência é que o time de Taubaté consiga colocar novos paratletas nas competições nacionais de elite.
“Tenho confiança de que na próxima competição, em dezembro, teremos mais atletas alcançando os índices exigidos pelo CPB para que eles disputem o Circuito Nacional de Paratletismo, junto da elite brasileira da modalidade. Isso nos dá muito orgulho e ânimo para seguirmos trabalhando com nosso elenco que é muito qualificado e com atletas em ascensão que estão em busca de firmar seus nomes no cenário nacional da modalidade.”, completou Diego.
A delegação do Programa Esporte Para Todos também contou com paratletas das turmas de atendimento social na disputa do evento da FPDC.
Detalhes
Confira os resultados completos da equipe:
Mariana de Souza (F54)
Arremesso de Peso – 1ª colocada 3,90m (PB)
Lançamento de Dardo – 1ª colocada 8,29m (PB
Tiago Soares (F11)
Arremesso de Peso – 2º colocado 10,39m
Lançamento de Disco – 2º colocado 27,34m (PB
Danilo Zaina (F32)
Arremesso de Peso – 1º colocado 4,32m
Rafael Graça (F57)
Arremesso de Peso – 1º colocado 10,30m (PB)
Lançamento de Disco – 1º colocado 29,89m
Rielio dos Santos (F57)
Arremesso de Peso – 3º colocado 8,39m
Lançamento de Dardo – 1º colocado 25,75m (PB)
Erick Rico (F44)
Lançamento de Disco – 1º colocado 43,40m (PB)
Lançamento de Dardo – 1º colocado 27,00m
Michel Gustavo (T47)
100m rasos – 1º colocado 12.34s
Próxima competição
A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos volta a competir entre 02 e 04 de dezembro, quando disputa o Meeting Paralímpico de São Paulo, competição promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Será o último compromisso da equipe no ano e última chance de obter os índices exigidos para disputa das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa de Atletismo do próximo ano.
Marcinho
Jogando ao lado do parceiro Dheyvid Bispo, Márcio Dellafina, que compete na classe SH6, para atletas com baixa estatura e nanismo, faturou a medalha de ouro e celebrou bastante a conquista do título nacional.
“Foi mais uma etapa da temporada com muitos desafios, imprevistos, erros, acertos e aprendizados, mas no final os objetivos foram alcançados. Estou muito feliz com essas três medalhas, e especialmente com o título Brasileiro nas duplas, ao lado do amigo Dheyvid.”, comentou Marcinho
Além da medalha de Ouro nas duplas masculinas, Márcio Dellafina também competiu no torneio de simples e nas duplas mistas. Em ambas o paratleta de Taubaté também subiu ao pódio, conquistando duas medalhas de Bronze, respectivamente.
“Os torneios de simples e duplas mistas também foram muito bem disputados, o nível da competição foi bem alto, e fico muito feliz de ter conseguido subir ao pódio e trazer três medalhas no total. Agora é voltar aos treinos com foco total, já pensando no Campeonato Panamericano de Parabadminton, que será disputado em novembro, na cidade de Cali, na Colômbia.”, comentou Dellafina.
Marcinho fez questão de agradecer também aos apoiadores. “Muito obrigado ao Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, pelo apoio ao paradesporto. Agradeço também minha técnica Marta Lopes, da Associação Esportiva Sankalp, pelo grande apoio. Essas três medalhas são fruto de muita dedicação e sem o apoio de tanta gente, não teria conseguido. Vamos em frente, e com muita vontade de trazer mais conquistas.”, completou o paratleta.
Nas fotos (de Divulgação), Mariana de Souza na prova de arremesso de peso e Dheyvid Bispo e Márcio Dellafina no primeiro lugar do pódio.