Paratletismo de Taubaté novamente tem convocados
Os lançadores André Rocha e Alessandro da Silva, além do treinador Diego Cascardo, são os três representantes da equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para compor a Seleção Brasileira que fará um período de treinos e avaliações em Belo Horizonte (MG).
Os paratletas e o treinador convocados embarcam neste fim de semana e ficarão na capital mineira de 23 a 29 de outubro. As atividades serão realizadas na pista da Universidade Federal de Minas gerais – UFMG.
O intuito da semana de treinos é reunir os melhores paratletas brasileiros de provas de arremessos e lançamentos para avaliações físicas, treinos técnicos e integração com a comissão técnica brasileira, visando as próximas competições internacionais em que o Brasil estiver representado.
Alessandro da Silva (classe F11), vem de uma temporada muito positiva, tendo conquistado duas medalhas de Ouro no lançamento de disco nos meetings internacionais de Paris, na França – quando também quebrou o Recorde Mundial do Disco na classe F11 -, e Marrakech, no Marrocos. O taubateano afirma que será mais um período que tem muita importância na sequência da temporada.
“Mesmo com 2022 estando quase no final, esse período de treinamento é de enorme importância para nós, justamente para fazer ajustes técnicos e já traçar o planejamento para 2023. Obtive bons resultados este ano, estou feliz e confiante para que no ano que vem eu brigue pelo tricampeonato Mundial.”, analisou Alessandro, atual Bicampeão Mundial no Lançamento de Disco.
Incentivo
André Rocha (classe F53) recebeu com muita alegria mais uma convocação para a Seleção Brasileira, e desta vez com o incentivo de estar retornando aos treinos após um longo afastamento por lesão. No mês de agosto o paratleta sofreu uma fratura de costela e estiramento muscular na região intercostal. André passou por tratamento intensivo junto ao fisioterapeuta Maicon Douglas, do Programa Esporte Para Todos e está de volta à ativa.
“Fico muito feliz por mais esta convocação e de poder voltar aos treinos. Eu vinha numa sequência boa de competições e infelizmente aconteceu essa lesão. Mas são águas passadas, agradeço muito ao fisioterapeuta Maicon pelo trabalho, bem como toda a equipe multidisciplinar do Esporte Para Todos, que me deram suporte total nesse retorno. Acredito que esse período em Belo Horizonte será muito bom e quero aproveitar esses treinamentos para retomar minha melhor condição física e seguir mirando o objetivo de estar no próximo Campeonato Mundial, em 2023 na França.”, comentou André.
O técnico taubateano Diego Cascardo também foi convocado pela Seleção Brasileira e estará no período de treinos em Belo Horizonte. Treinador responsável pelos lançadores e arremessadores da equipe do Programa Esporte Para Todos, Diego já compôs a comissão técnica do Brasil no Open Grand Prix de Marrakech, no Marrocos, no mês de setembro e novamente estará com a Seleção no período de trabalho na capital mineira.
Os atletas
André Rocha iniciou no Atletismo Paralímpico em 2013, quando conheceu o Programa Esporte Para Todos, em Taubaté. Tem em seu currículo internacional o título de Campeão Mundial do Lançamento de Disco em Londres – 2017. Conquistou duas medalhas no Arremesso de Peso em Jogos Parapan Americanos – Prata em Toronto 2015, e Bronze em Lima 2019. Foi Prata no Arremesso de Peso nos Jogos Mundiais Militares de 2015, na Coréia do Sul. Também é tetracampeão do Open Grand Prix de Berlim, na Alemanha. É detentor de três Recordes Mundiais: no Arremesso de Peso, tem a melhor marca da história nas classes F52, com 11,74m, feitos em 2017 em São Paulo; e na F53, com 8,83m, recorde estabelecido em 2018, em Berlim. No Lançamento de Disco, é Recordista Mundial na classe F52, com 23,80m, estabelecidos no Mundial de Londres em 2017.
Alessandro da Silva integra a equipe do Programa Esporte Para Todos desde 2018 e recentemente sagrou-se Tricampeão Brasileiro no Disco e no Peso. No currículo, tem três medalhas em Jogos Paralímpicos: no Lançamento de Disco tem dois Ouros, na Rio 2016 e em Tóquio 2021; no Arremesso de Peso, tem a Prata em Tóquio 2021. É atual Bicampeão Mundial do Lançamento de Disco, conquistados em Londres 2017 e Dubai 2019. No Mundial de 2019, também conquistou Bronze no Arremesso de Peso. Alessandro é o atual Recordista Mundial do Lançamento de Disco na classe F11, com 46,24m, marca estabelecida em maio deste ano em Paris, na França.
O projeto
O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.
A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo e Badminton.
Nas fotos (de Divulgação/Programa EPT), André Rocha e Alessandro da Silva em competições anteriores.
Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.