Paulistão de futebol feminino virá com novidades

As diretrizes do Paulistão 2020 de futebol feminino foram definidas em reunião e com novidades no número de participantes e fórmula de disputa. O calendário é favorável ao São José e deixa o Taubaté com tempo para ajustar seu reformulado time.

Promovido pela Federação Paulista de Futebol na tarde de quinta-feira, o conselho técnico reuniu representantes de 16 clubes. Apesar da desistência de dois, seis chegaram e aumentaram o número de participantes.

Em 2019, os 12 times largaram divididos em dois grupos de seis. Depois de turno e returno, os quatro melhores de cada grupo avançaram formando dois quadrangulares. Agora, como no Brasileirão, os 16 times terão um turno único de 15 rodadas. Os oito melhores passarão às quartas de final em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. O mata-mata que terminar empatado na soma de pontos e gols marcados terá decisão por pênaltis.

No ano passado, São José e Taubaté estiveram no Grupo B com Corinthians, Santos, Juventus e Portuguesa. O São José conquistou classificação como terceiro colocado e o Taubaté, envolvido com uma inédita e simultânea participação no Brasileiro da Série A-2, terminou em sexto, atrás da Portuguesa, quinta colocada e também eliminada.

No Grupo B, São Paulo, Ferroviária de Araraquara, Ponte Preta/Rio Preto e Palmeiras conquistaram as quatro vagas, sobrando o Audax Osasco e o Internacional de Franca. Mais adiante, nas finais, o Corinthians superou o São Paulo.

O São José, precisando concentrar esforços em jogos que valiam a permanência na divisão de elite do Campeonato Brasileiro, foi mal na segunda fase do Paulista. Em seu quadrangular, perdeu todos os seis jogos contra os concorrentes São Paulo, Santos e Palmeiras.

Em 2020

A Ponte Preta e o Audax Osasco pediram licença do campeonato deste ano. Estão chegando: União de Mogi das Cruzes, Red Bull Bragantino, Nacional de São Paulo, Taboão da Serra, Realidade Jovem de Ribeirão Preto e Caldeirão de Piracicaba.

Os 10 times que seguem na competição: São José, Taubaté, Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Portuguesa, Juventus, Ferroviária e Internacional de Franca.

Calendário

Com início marcado para 12 de abril e término em 16 de agosto, o Paulistão 2020 apresenta um calendário bem interessante para o São José. O time joseense já disputou três rodadas pelo Brasileirão e terá outras sete até a primeira pelo estadual. Assim, no nacional, ficará com apenas cinco simultâneas para buscar classificação ou fugir do risco de rebaixamento.

No caso do Taubaté, todos ainda terão que esperar mais de dois meses pela primeira partida oficial do ano. No entanto, como o elenco foi reformulado e um novo time será armado, a pré-temporada oferece um suficiente tempo de preparação.

Na foto (de Rodrigo Corsi/FPF), dirigentes dos times no conselho técnico do campeonato.

Comentário

comentário