Paulistão feminino já movimentou o futebol da região

Na semana de retomada do Paulistão de futebol feminino, que ficou dois meses paralisado durante a Copa do Mundo, duas equipes da região já jogaram e uma terceira irá a campo na quinta-feira.

Na terça-feira, o Taubaté recebeu o Ska Brasil de Santana de Parnaíba e venceu, por 3 a 0. Antes, na segunda-feira, o Pinda foi visitar o Corinthians e acabou goleado, por 5 a 0. O São José, também fora de casa, jogará na quinta-feira, às 15h, enfrentando o Red Bull Bragantino que levou a partida para Santana de Parnaíba, a casa do Ska Brasil.

A atual primeira fase tem os 12 times se enfrentando em turno único de 11 rodadas. Os quatro melhores avançarão às semifinais e os quatro da sequência da classificação (5º, 6º, 7º e 8º) terão um mata-mata paralelo valendo a Copa Paulista. E entre os times que não têm vaga assegurada nas séries A-1 e A-2 do Campeonato Brasileiro, os dois melhores ficarão as vagas de São Paulo na Série A-3 de 2024.

A nona rodada já teve as partidas envolvendo o Taubaté e o Pinda. Jogam nesta quarta-feira: Santos x Realidade Jovem de São José do Rio Preto (19h) e São Paulo x Ferroviária de Araraqura(15h). Na quinta-feira: Red Bull Bragantino x São José (17h). E no sábado: Esporte Clube São Bernardo x Palmeiras (11h).

Com os dois jogos de segunda-feira e terça, a classificação ficou assim: 1º – Corinthians (25 pontos); 2º – Santos (19); 3º – São Paulo (18); 4º – Palmeiras (15); 5º – Ferroviária, Red Bull Bragantino e Taubaté (13); 8º – São José (11); 9º – Pinda (5); 10º – São Bernardo e Realidade Jovem (4) e 12º – Ska Brasil (3).

Taubaté

Sobre a vitória do Taubaté, confira o material enviado por Rafael Citro, da assessoria de Imprensa do time.

A retomada de jogos da Associação Desportiva Taubaté no Campeonato Paulista de futebol feminino foi com vitória. Na tarde da última terça-feira (22) as taubateanas receberam no estádio do Joaquinzão o SKA Brasil em jogo válido pela nona rodada do torneio Estadual e venceram o confronto pelo placar de 3×0.

O primeiro gol da partida saiu logo aos 10 minutos da etapa inicial. A meia-atacante Cacá cobrou falta da intermediaria em direção a área, e a bola após quicar no chão ganhou altura e encobriu a goleira adversária caindo dentro do gol.

Após abrir o placar, o Taubaté seguiu com mais domínio de bola e tomando iniciativa das principais ações do jogo, porém sem conseguir ampliar o marcador no primeiro tempo.

Trocas

Na volta do intervalo, o técnico Arismar Junior realizou quatro mudanças no time, que rapidamente surgiram efeito. Aos 5 minutos, duas das atletas que recém haviam entrado em campo participaram do segundo gol. A meia Isabela realizou um bom lançamento para a atacante Moara, que finalizou de perna esquerda balançando a rede adversária.

O terceiro e último gol saiu aos 25 minutos. Cacá cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque da AD Taubaté e surpreendeu a goleira do SKA Brasil que ainda tentou fazer a defesa mas acabou soltando a bola dentro gol. Após consultar a bandeirinha, a árbitra da partida confirmou gol olímpico da camisa 8 taubateana.

“Foi uma vitória muito importante pois precisávamos para seguirmos vivos no campeonato. Foram de bolas paradas ao longo dos treinamentos as jogadas dos gols. Foi muito importante fazer dois gols em uma partida. Essa vitória foi muito importante para toda a equipe, para todas jogadoras e comissão técnica. Foi uma sensação única fazer os gols de bola parada (falta e escanteio). Foi muito trabalhado com muito empenho durante toda a semana essas jogadas e fui agraciada com estes gols”, comentou Cacá, vice-artilheira do Taubaté no Campeonato Paulista e na temporada de 2023.

O time

A AD Taubaté atuou diante do SKA Brasil com a seguinte formação: Yolanda; Carol Franco (Maria Eva), Mariana Cristina (Lauana), Jérika (Hericka) e Má Santana; Tatá, Alexia (Isabela), Cacá e Joyce (Keke); Day Silva (Moara) e Girlane (Lene).

“Três pontos importantes jogando em casa. Tínhamos como obrigação essa vitória, mas o melhor foi o que as atletas fizeram após o jogo, na conversa que tivemos no vestiário, que mostrou que somos uma equipe que está pronta para crescer e continuar evoluindo para os grandes desafios que estão por vir”, destacou o técnico Arismar Junior.

O próximo desafio da equipe será no dia 30 de setembro frente ao Corinthians no Joaquinzão.

Pinda

Sobre a derrota do Pinda, confira o material enviado por Caio Tebassi, da assessoria de Imprensa do time.

O Pinda Ferroviária Sport Clube foi derrotado pelo SC Corinthians Paulista pelo placar de 5 a 0, nesta segunda-feira (21/08), no Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha), no Parque São Jorge, em São Paulo, válida pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Feminino.

Antes do início da partida, foi respeitado um minuto de silêncio em respeito aos torcedores do Corinthians que faleceram no acidente ocorrido na madrugada deste domingo (20/08), em Igarapé, região metropolitana de Belo Horizonte, após o veículo capotar no trajeto em sentido à cidade de Taubaté, após a partida contra o Cruzeiro. Entre os mortos no acidente, havia três moradores de Pindamonhangaba: Hamilton Rogério dos Santos, de 46 anos; Allan Luis Sampaio Aguiar, de 31; e Vanderlei Rosielton Henrique Simão, de 41.

Em relação à partida, havia uma expectativa de um maior domínio da equipe da capital paulista, que é líder e dono do melhor ataque da competição, enquanto que as Guerreiras do Vale entraram a campo com o intuito de roubar um ponto para somar na tabela, já que as mesmas brigam para ficar entre as dez primeiras equipes em busca de uma vaga para o Campeonato Brasileiro-A3 em 2024, porém, com uma dificuldade a mais por conta das lesões da zagueira Becker e Helen Souto, que se machucaram no aquecimento – lesões na coxa e no tornozelo, respectivamente.

Com isso, a meia e capitã Bruna Angélica e a volante Danúbia Brito improvisaram como zagueiras, enquanto que Lorrany e Kim, que são atacantes, improvisaram na posição de lateral. Para o meio-campo, além da presença de Emilly Júnior, que foi escalada de última hora, a meia Aisha, que veio recém contratada do América-MG, fez sua estreia pelo Pinda Ferroviária.

O jogo

No primeiro tempo, o time do Corinthians teve maior domínio das ações de ataque e maior posse de bola, o que trouxe mais perigos ao gol do time de Pindamonhangaba e não deixou os visitantes jogarem. Logo aos 8 minutos de jogo, Yasmin abriu o placar para a equipe corintiana e Tamires ampliou aos 13. Após o time da capital paulista ter anotado dois gols, ela manteve maior posse de bola e continuou levando perigo ao gol do Pinda Ferroviária, que contou com a bela atuação da goleira Bruna para segurar o placar até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo, enquanto o time corintiano fazia algumas modificações dentro de campo, o Pinda Ferroviária teve uma mudança de postura, o que fez com que as Guerreiras do Vale voltassem melhores no jogo, construir boas jogadas e levar perigo ao gol do Corinthians. No entanto, o Corinthians, ainda que sofrendo mais do que no primeiro tempo, era melhor na partida e levou perigo contra o time de Pindamonhangaba, que ainda contava com boa atuação de sua arqueira. O placar era o mesmo, até que, em oito minutos, o Corinthians marcou mais três gols, com a meia Miriã, aos 36 minutos da segunda etapa, com a lateral Isabela, aos 39, e com a atacante Duda Sampaio, aos 43.

“Sabíamos que ia ser um jogo duro, muito difícil, contra o líder do campeonato, fora de casa, ainda mais com os desfalques de última hora, mas entramos com a mentalidade de darmos o nosso melhor. Tivemos falhas sim, mas fizemos todo o possível dentro do cenário que nos encontramos. Agora é descansar, recuperar as atletas, trabalhar forte e irmos forte para o próximo jogo, contra o Realidade Jovem, que é uma partida decisiva para nós”, disse Vinicius Viterbo, técnico do Pinda Ferroviária.

Mesmo com a derrota, as Guerreiras do Vale permanecem na nona colocação do Campeonato Paulista Feminino, com cinco pontos anotados. A goleira Bruna, destaque da equipe na partida, ressaltou a “volta por cima” que a equipe vem fazendo, mediante às dificuldades que o Pinda vem passando.

“Sabíamos sim que ia ser um jogo difícil e era esperado, mas não tem nada que se arrepender ou lamentar. Só tenho que parabenizar meu grupo pelo trabalho e dedicação que vemos tendo. Parabenizá-las por ter entrado em campo, se dedicado, empenhado em fazer o melhor e de ter feito o melhor que podíamos. Hoje tivemos desfalques importantes para o jogo, tivemos saídas importantes no meio da temporada, mas que foi por oportunidades melhores para as meninas, mas o grupo vem trabalhando forte e unido, então só tenho que parabenizar o grupo. Eu já sou velha e já jogo há anos, mas temos meninas no nosso grupo que nunca competiu, que está jogando contra um Corinthians pela primeira vez, então é ajudá-las a se adaptar a esse nível de competição e parabenizar pelo empenho”, falou a arqueira pindamonhangabense

A próxima partida do Pinda Ferroviária é contra o Realidade Jovem, em confronto direto contra o décimo primeiro colocado, no dia próximo dia 31 (quarta-feira), às 15h, no Estádio Dr. Antônio Pinheiro Júnior (Estádio da AA Ferroviária). A partida terá transmissão do canal Futebol Paulista, no Youtube.

O time

No estádio Alfredo Schürig (Fazendinha), no Parque São Jorge, o Pinda atuou com: Bruna; Lorrany, Danúbia Brito, Bruna Angélica e Kim; Larissa, Carlinha e Raquel Rabello; Emilly Júnior, Aisha e Tatinha (Sibele – 66’).

Nas imagens, Cacá comemorando o seu segundo gol na vitória taubateana (foto de Victor Cônsoli/AD Taubaté) e uma disputa na partida entre Pinda e Corinthians (foto de Rebeca Reis/Ag. Paulistão/Centauro).

Comentário

comentário