Pinda vence e conquista vaga no Brasileiro C
No futebol feminino da região, o Pinda conseguiu os seus objetivos no último jogo pelo Paulistão, comemorando a primeira vitória e conquistando a vaga no Brasileiro da Série C do ano que vem. O Taubaté recebeu a tabela da Copa Paulista, mas ainda sem saber em que estádio receberá o Red Bull Bragantino. O São José, de temporada negativa fechada, abre a reformulação dispensando o técnico.
Na tarde desta sexta-feira, a Portuguesa optou por receber o Pinda em Osasco e o jogo valia muito para os dois lados. Mesmo eliminados com antecedência no Paulistão, ambos buscavam a primeira vitória e a segunda e última vaga dos paulistas na terceira divisão nacional do ano que vem.
Somando três pontos contra dois da Portuguesa, o Pinda tinha a vantagem do empate, mas não precisou dela. Jogando melhor no primeiro tempo, abriu o placar nos acréscimos, aos 48 minutos. Lorrany recuou um passe da ponta direita e Raquel mandou um chute forte no canto esquerdo.
O segundo tempo começou diferente, com a Portuguesa pressionando e conseguindo um gol de empate, aos 28 minutos. Em escanteio cobrado da esquerda, Lu Morais chegou antes na primeira trave e acertou um desvio de cabeça.
A partida ficou aberta e nos minutos finais, com a Portuguesa deixando a defesa exposta, o Pinda desempatou, aos 42. A zaga não cortou e ainda tirou o impedimento de Lorrany que soube encarar a goleira com um chute rasteiro, em diagonal, no canto direito.
Novamente dirigido pelo preparador físico Vinícius Viterbo, porque o técnico Marcos Derrico faz um intercâmbio fora do país, o Pinda atuou com: Thalya; Baiana, Isa, Sabrina e Ana Clara (Renata 13’/2º); Danúbia, Bruna Angélica e Raquel (Juquehy 19’/2º); Lorrany (Sylvia 47’/2º), Mari (Keti 18’/2º) e Tatinha. Carol, Venônica e Tati Teberga permaneceram no banco.
Mais informações
Sobre a partida, a assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou:
Na tarde desta sexta-feira (25), Portuguesa e Pinda se enfrentaram pela última rodada do Paulistão Feminino. O confronto valia a segunda vaga na disputa do Brasileiro Feminino A3 de 2023. No jogo, o Pinda garantiu a classificação ao vencer por 2 a 1, em jogo realizado no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.
Com o resultado, o Pinda ficou com seis pontos, na décima colocação, e a Portuguesa terminou na vice-lanterna (19º), com dois pontos.
O primeiro tempo foi o melhor jogo do Pinda na competição. Com ofensividade e controle do meio-campo, atacou mais a Portuguesa, que se defendeu como podia. Mas o time da capital teve seus momentos, como em duas jogadas seguidas, com cobrança de falta que a goleira do Pinda tirou e depois no escanteio, quando a bola foi rasteira perto da trave.
Com mais eficiência, o Pinda abriu o placar já no fim do primeiro tempo, aos 48 minutos. Numa boa troca de passes na área da Portuguesa, Raquel soltou o pé e chutou em direção ao gol, que a goleira adversária ficou parada sem defender.
Já no segundo tempo, precisando virar o placar para conquistar a classificação, a Portuguesa teve que sair mais para o jogo. Com chances reais, o time foi empatar aos 29 minutos, com Thuany que subiu na cobrança de escanteio e numa cabeçada jogou a bola no fundo do gol.
O gol da vitória do Pinda e da vaga no Brasileiro A3 veio aos 42 minutos, pelos pés da atacante Lorrany. A jogada iniciou ainda no campo de defesa com um chute longo para o ataque, que Lorrany recebeu sozinha e tirou a bola da goleira levando o Pinda à competição nacional.
A fase de grupos do Paulistão Feminino terminou com os quatros classificados para as quartas de final: Palmeiras, São Paulo, Santos e Ferroviária. Corinthians, Red Bull Bragantino, AD Taubaté e EC São Bernardo disputam a Copa Paulista. São José, Pinda, Portuguesa e Realidade Jovem de São José do Rio Preto foram eliminados.
Sequência
Em reunião virtual do conselho técnico na tarde desta sexta-feira (25), ficaram definidos os detalhes da disputa da Copa Paulista de Futebol Feminino de 2022. Atual tricampeão paulista, o Corinthians enfrenta o estreante EC São Bernardo. Red Bull Bragantino e AD Taubaté fazem o outro confronto. As partidas terão transmissão da Centauro, Eleven, Estádio TNT Sports, Paulistão Play, YouTube e Dale App.
Quinto colocado, o Corinthians enfrenta o EC São Bernardo, que ficou em oitavo, em São Bernardo do Campo, pelo jogo de ida, na quarta-feira (30), às 15h. A partida da volta será no domingo (4), às 16h, em São Paulo.
Líder em boa parte da primeira fase da competição, o Red Bull Bragantino terminou em sexto e enfrenta o AD Taubaté. O jogo de ida ainda não tem local definido (porque o estádio Joaquim fechou para reparos), mas será na quarta-feira (30), às 15h. A volta acontece em Jarinu no domingo (4), no mesmo horário.
Havendo empate no placar agregado, a decisão da vaga na final será nos pênaltis.
Semifinais
As semifinais do Campeonato Paulista Feminino tiveram locais e datas definidos após reunião virtual do conselho técnico na tarde desta sexta-feira. A partir desta fase, a competição conta com o auxílio do VAR (Árbitro de Vídeo). Centauro, Eleven, Estádio TNT Sports, Paulistão Play, Sportv, YouTube e Dale App transmitem as partidas.
Terceiro e segundo colocados, respectivamente, Santos e São Paulo abrem a disputa na quarta-feira (7), às 21h30, na Vila Belmiro, em Santos. O jogo da volta entre os rivais está marcado para o domingo (11), às 19h, no Morumbi, em São Paulo.
Ferroviária e Palmeiras fazem o jogo de ida da semifinal na quinta-feira (8), às 21h30, na Arena da Fonte, em Araraquara. A volta será na segunda-feira (12), no mesmo horário, na Arena Barueri, na Grande São Paulo.
Havendo empate no placar agregado, a decisão da vaga na final será nos pênaltis.
São José
Na quarta-feira, pela última rodada do Paulistão, o São José recebeu o São Paulo, perdeu por 3 a 1 e acabou eliminado porque precisava de um empate para superar o Esporte Clube São Bernardo e disputar a Copa Paulista.
Como a temporada já estava pesada pelo inédito rebaixamento no Brasileirão, uma reformulação é esperada e começou no dia seguinte. Um aviso surgiu anunciando a saída do técnico Guilherme Giudice que estaca no cargo desde outubro de 2011. Outras providências são esperadas.
Nas fotos (de Ale Vianna/Agência Paulistão/Centauro), Raquel apontando para alguém ao comemorar o primeiro gol de Pinda e a zagueira Isa tentando um lançamento longo contra a defesa da Portuguesa.