Programa paralímpico de Taubaté atende escolas

Os professores do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, iniciaram esta semana as aulas de Esporte Paralímpico Escolar, destinadas a alunos com deficiência da rede pública municipal de ensino da cidade.

Uma das bandeiras do projeto em 2022 é a ampliação da oferta de esporte paralímpico escolar para as crianças e jovens das escolas municipais de Taubaté. Por meio de uma parceria firmada entre o Programa Esporte Para Todos, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, foi traçado um plano de ação que já está em execução.

As atividades desta primeira fase do programa de Paradesporto Escolar estão acontecendo no SEDES – Sistema Educacional de Desenvolvimento Social, e tem os professores Guto Nascimento e Alexandre Basílio como responsáveis, trabalhando a modalidade Atletismo.

Ainda acontecerão outras fases do programa, oferecendo aulas de Paraciclismo, Tênis de Mesa adaptado, Parabadminton, Halterofilismo e Natação, por meio de parceria com a Academia Cunzolo Acqua.

“A ideia de ofertar o Paradesporto Escolar em Taubaté começou ainda em 2021, quando iniciamos os trabalhos de capacitação dos professores de Educação Física da rede. O primeiro passo foi mostrar a eles o que era o Programa Esporte Para Todos e como nós poderiamos atender as crianças e fazer essa interface com a educação em ambiente escolar. Durante seis meses nós realizamos o treinamento desses profissionais para que eles entendessem como funciona o esporte paralímpico”, explica o professor Guto Nascimento.

Já em 2022, foram feitas visitas nas escolas municipais e foram selecionados aproximadamente 30 alunos que frequentarão os treinos do Programa Esporte Para Todos.

Pais

As primeiras aulas de Atletismo realizadas no SEDES contaram com a presença dos pais, que puderam acompanhar de perto as atividades adaptadas às necessidades das crianças com deficiência.

“Os pais de mostraram muito receptivos, porque para a maioria deles, os filhos não faziam nenhum tipo de atividade física na escola, que não tinha condição de atendê-los junto com as outras crianças. Eles ficaram muito contentes e entenderam a importância da proposta”, completou Guto.

Ao longo do ano, as atividades acontecerão em diversas escolas da rede pública municipal de Taubaté, sempre no contraturno das aulas regulares. As aulas serão ministradas por professores especializados na área do paradesporto escolar.

“Na nossa proposta inicial, a criança vai frequentar uma ou duas vezes por semana a aula de cada modalidade que ela tiver disponibilidade e possibilidade de praticar. Aqueles que se destacarem, terão a chance de se aprofundarem nos treinamentos e disputar as competições de Paradesporto Escolar promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”, finaliza o professor Guto Nascimento.

O projeto

Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, Badminton e Tiro Esportivo.

Na foto (Divulgação), o professor Guto (à direita) com alguns alunos.

Autoria: Material enviado por Ronaldo Casarin, da assessoria de Imprensa do Programa Esporte Para Todos.

Comentário

comentário