Rugby brasileiro fecha torneio em Mogi das Cruzes
A Seleção Brasileira, com jogadores do São José e Jacareí, enfrenta a do Canadá nesta quarta-feira (26), às 19h30, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, em partida que encerrará a edição inédita do Americas Rugby Trophy. O torneio foi idealizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), em parceria com a prefeitura local, com o propósito de desenvolver as seleções masculinas adultas de Brasil, Canadá e Chile.
Os chilenos já se despediram e ficaram com o título, após derrotarem Brasil (57 a 26) e Canadá (36 a 25). Com isso, o duelo entre brasileiros e canadenses valerá o vice-campeonato do torneio.
Josh Reeves, treinador dos Tupis, comentou: “Faz tempo que não jogamos em casa e temos a honra da invencibilidade em casa contra os canadenses para defendermos. O time trabalhou muito forte para o jogo e estamos muito animados”. Reeves ainda deixou claro os objetivos para o jogo: “Queremos melhorar a defesa, porque o Chile teve alguma facilidade para os tries. Portanto, trabalhamos muito a defesa na última semana.
O Brasil irá a campo com a base do time que encarou o Chile na semana passada, tendo como novidade a chegada do segunda linha Matteo Dell’Acqua, que atua no Valorugby Emilia, da Itália. O outro atleta brasileiro que atua no rugby italiano, Lorenzo Massari, do Calvisano, também comentou o momento. “É muito bom fazer o esporte profissionalmente na Itália e tenho a honra de representar meu país. Adoro a oportunidade de jogar internacionalmente e é sempre bom encarar um time do nível do Canadá e poder demonstrar o trabalho que estamos fazendo”.
Desafiador
“Será um jogo desafiador para nós, sabemos o quão forte o Brasil é no lance de bola parada, mas estou animado para ver o que esse grupo pode fazer em campo. Esta é outra grande oportunidade para nossos jogadores jovens e promissores mostrarem suas habilidades contra um nível mais alto de competição do que estão acostumados a jogar”, disse Kingsley Jones, treinador galês do Canadá, fazendo referência ao momento de renovação do time canadense, após perderem vaga na Copa do Mundo de 2023 diante do Chile.
Retrospecto
Até hoje, foram quatro confrontos entre Brasil e Canadá, com duas vitórias para cada lado. O Canadá venceu em casa em 2016 e 2018 (52 a 25 e 45 a 5), enquanto o Brasil triunfou em 2017 (no Pacaembu, por 24 a 23) e em 2019 (em São José dos Campos, por 18 a 10).
O evento ainda contará às 16h30 com treino aberto dos Curumins, a Seleção Brasileira M20, que se prepara para o Sul-Americano da categoria, além de ação com escolas e com o Alto Tietê Rugby Clube, um dos clubes da cidade.
Brasil contra Canadá terá transmissão ao vivo na ESPN3 e Star+. No estádio, o ingresso é 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).
Brasil XV x Canadá XV, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, terá a seguinte o árbitro Nehuen Jauri Rivero com os assistentes Damian Schneider e Francisco González.
Elencos
Brasil
Pilares: Alexandre “Texugo” Alves (Desterro), Brendon Alves (Pasteur), Henrique Ferreira (Pasteur) e Levy Marinho (Jacareí)
Hookers: Leonardo “Neymar” Silva (São José) e Endy Willian Pinheiro (Curitiba)
Segundas linhas: Gabriel Paganini (Poli) (c), Gabriel “Fúria” Oliveira (Jacareí), Kauã Guimarães (Pasteur) e Matteo Dell’Acqua (Valorugby Emilia, Itália)
Terceiras linhas: Adrio de Melo (Pasteur), Cleber “Gelado” Dias (Poli), Matheus “Nego” Cláudio (Jacareí), Diego Vidal (Cork Constitution, Irlanda), André “Buda” Arruda (Desterro);
Scrum-halves: Douglas Rauth (Curitiba), Felipe Gonçalves (Pasteur) e Igor Luciano (Pasteur)
Aberturas: Lucas “Zé” Tranquez (Poli) e João Amaral (SPAC)
Centros: Robert Tenório (Poli) e Lorenzo Massari (Calvisano, Itália)
Pontas/Fullbacks: Daniel “Maranhão” Lima (Poli), Robson “Varejão” Morais (Pasteur), Victor “Feijão” Silva (São José) e Guilherme Coghetto (Farrapos)
Treinador: Josh Reeves
Canadá
Pilares: Foster DeWitt (New England Free Jacks/MLR, EUA), Liam Murray (Dallas Jackals/MLR, EUA), Emerson Prior (Utah Warriors/MLR, EUA), Tyler Rowland (Toronto Arrows/MLR), Kyle Steeves (Pacific Pride), Conor Young (New England Free Jacks/MLR, EUA);
Hookers: Andrew Quattrin (New England Free Jacks/MLR, EUA), Lindsey Stevens (Los Angeles Giltinis/MLR, EUA)
Segundas linhas: Kyle Baillie (Toronto Arrows/MLR), Izzak Kelly (UBC Thunderbirds), Conor Keys (New England Free Jacks/MLR, EUA), Josh Larsen (New England Free Jacks/MLR, EUA);
Terceiras linhas: Callum Botchar (Pacific Pride), Matt Klimchuk (Pacific Pride), Lucas Rumball (Toronto Arrows/MLR), Owain Ruttan (Toronto Arrows/MLR), Corey Thomas (Los Angeles Giltinis/MLR, EUA), Siaki Vikilani (Toronto Arrows/MLR);
Scrum-halves: Ross Braude (Toronto Arrows/MLR), Jason Higgins (San Diego Legion/MLR, EUA)
Aberturas: Gradyn Bowd (Castaway Wanderers), Gabe Casey (Toronto Arrows/MLR)
Centros: Ben LeSage (Los Angeles Giltinis/MLR, EUA), Takoda McMullin (UBC Thunderbirds), Talon McMullin (UBC Thunderbirds), Josh Thiel (San Diego Legion/MLR, EUA);
Pontas/Fullbacks: D’Shawn Bowen (Canada Sevens), Cooper Coats (Canada Sevens), Josiah Morra (Canada Sevens), Robert Povey (Houston SaberCats/MLR, EUA), David Richard (Canada Sevens), Alex Russell (Canada Sevens);
Treinador: Kingsley Jones
Na foto (de Fotojump/CBRu), os brasileiros Lucas “Zé” Tranquez e Cleber “Gelado” Dias no estádio Bogueirão.
Autoria: Material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).