Rugby brasileiro feminino garante permanência na elite

A Seleção Brasileira de Rugby Feminino, com duas jogadoras do São José, foi muito eficiente em um torneio de repescagem na Europa e manteve a vaga na elite mundial.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

As Yaras fizeram a festa no Estádio Metropolitano de Madri no domingo, dia 2, ao derrotarem a Polônia por 38 a 7 no jogo decisivo da etapa final do Circuito Mundial de Rugby Sevens 2023-24. O Brasil encarou as disputas do torneio da repescagem mundial, que opôs os times que terminaram a 1ª divisão do 9º ao 12º lugares e as 4 primeiras colocadas da 2ª divisão. Após um histórico 10º lugar na temporada, as brasileiras foram à Espanha entre as favoritas para a permanência na elite e comprovaram isso em campo com uma campanha invicta de 4 jogos em 4 partidas ao longo do final de semana.

Após superarem Argentina e Bélgica na sexta e a África do Sul no sábado, as Yaras encararam a Polônia e não deram margens para as europeias. A maranhense Thalia Costa, a artilheira do Brasil em tries na temporada, disparou para o primeiro try logo na primeira oportunidade, mostrando por quê é uma das atletas mais velozes do circuito. Depois, a capitã Luiza mostrou toda a experiência de uma atleta que irá pela terceira vez aos Jogos Olímpicos e aproveitou o erro da Polônia na recepção do chute de reinício para cravar o segundo try brasileiro.

Com tranquilidade pela frente aberta no placar, as Yaras marcaram mais dois tries no primeiro tempo, na velocidade de Biance Silva e de Thalia Costa outra vez. Com 26 a 0 no intervalo, a Polônia esboçou a reação com try de Striginska, mas o Brasil liquidou a fatura com tries de Bianca novamente e Yasmim, muito celebrado. 38 a 7, números finais para a vitória que assegurou as Yaras no Top 12 do mundo.

A permanência

“(A permanência na elite) Veio do melhor jeito possível. Tivemos um ano incrível, histórico, com grandes vitórias. E isso só deixa mais claro que o rugby brasileiro não chegou nem na metade do que ainda podemos alcançar. Tenho certeza que na próxima temporada deixaremos o Brasil mais orgulhoso ainda”, disse Luiza Campos, capitã das Yaras.

Estou orgulhoso por atingirmos mais um degrau deste processo de construção. Esta foi uma temporada de ascensão, na qual apresentamos crescimento ao longo da temporada. Tivemos o desfalque de duas atletas nesta etapa e precisamos reconstruir o time, então viemos pressionados, mas determinados a manter o estilo de jogo brasileiro: alegre, com brilho e focados. Foi um grande torneio e estou muito orgulhoso de toda a equipe”, disse o treinador Will Broderick.

O próximo desafio para as Yaras são os Jogos Olímpicos de Paris, com os grupos a serem conhecidos nos próximos dias.

Demais resultados

Nos outros jogos da repescagem, China, Japão e Espanha conseguiram as demais vagas na primeira divisão mundial. As chinesas conquistaram a promoção, sendo o único time da segunda divisão a atingir o feito, ao vencerem a Bélgica por 33 a 0. O time rebaixado foi a África do Sul, que caiu diante da Espanha, embalada pela torcida da casa, por 22 a 0. A Argentina, por sua vez, ficou pelo caminho ao cair diante do Japão por 26 a 12.

No torneio das Top 8, a “Grand Final” ficou com a Austrália, que faturou o título mundial ao vencer a França na final por 26 a 7. A Nova Zelândia, campeã da Liga (a temporada regular), ficou apenas com o terceiro lugar na fase final ao perder para as australianas (21 a 19) na semifinal. No 3º lugar, as atuais campeãs olímpicas venceram o Canadá por 26 a 14. Os Estados Unidos venceram a Irlanda pelo 5º lugar (27 a 14) e Fiji bateu a Grã-Bretanha pelo 7º posto (42 a 7).

Ração e Cia

Resultados

Torneio de Madri – 31 de maio, 1º e 2 de junho

Torneio de Repescagem

Grupo A: Japão, Espanha, China e Polônia

Grupo B: Brasil, África do Sul, Argentina e Bélgica

Sexta-feira, dia 31 de maio

África do Sul 24 x 07 Argentina

Brasil 45 x 05 Bélgica

África do Sul 40 x 07 Bélgica

Brasil 31 x 12 Argentina

Espanha 07 x 12 China

Japão 32 x 00 Polônia

Espanha 45 x 00 Polônia

Japão 14 x 17 China

Sábado, dia 1º de junho

Argentina 19 x 14 Bélgica

Brasil 24 x 00 África do Sul

China 40 x 00 Polônia

Espanha 14 x 26 Japão

Domingo, dia 2 de junho

China 33 x 00 Bélgica

África do Sul 00 x 22 Espanha

Japão 26 x 12 Argentina

Brasil 38 x 07 Polônia

Elenco brasileiro

Luiza Campos (Charrua)

Mariana Nicolau (São José)

Raquel Kochhann (Charrua)

Thalia Costa (Delta)

Bianca Silva (Leoas)

Mariana “Tchoba” Fioravanti (Poli)

Marcelle Souza (El-Shaddai)

Milena Mariano (São José)

Thalita Costa (Delta)

Yasmim Soares (Melina)

Gabriela Lima (El-Shaddai)

Leila Silva (Leoas)

Isadora Lopes (Melina)

Comissão técnica

Will Broderick – Treinador (Head Coach)

João Luiz “Ige” da Ros – Assistente técnico

Ismael Arenhardt – Preparador físico

Larissa Dourado – Psicóloga

Nagela Freitas – Fisioterapeuta

Dannielle Abreu – Manager

Na foto (de World Rugby), as brasileiras comemorando a conquista na Espanha.

Comentário

comentário