Rugby brasileiro joga no Chile pelas eliminatórias

A Seleção Brasileira de Rugby Masculina, novamente com jogadores do Jacareí e São José, visita o Chile neste domingo, às 15h30, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby de 2027. A partida será em Santiago, no Estádio de La Pintana e terá transmissão da ESPN3 e Disney+.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV viajou nesta semana para o Chile onde encara o último desafio da primeira fase da zona sul-americana das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027.

Os Tupis já estão classificados para jogarem em 2025 as semifinais da competição justamente contra o Chile. O jogo deste ano, no entanto, é importante por valer pontos preciosos no Ranking Mundial. Quem terminar o ano a frente entre brasileiros e chilenos terá a vantagem de decidir em casa a semifinal.

Hoje, o Brasil é o 29º do ranking e o Chile, o 21°. A outra semifinal será entre Uruguai e o vencedor do duelo entre Paraguai e Colômbia. O campeão da América do Sul irá diretamente à Copa do Mundo, que será jogada na Austrália. Já o vice encarará o quarto colocado do torneio entre Samoa, Tonga, Estados Unidos e Canadá e o confronto também valerá uma vaga na Copa do Mundo.

Os perdedores das semifinais da América do Sul duelarão pelo terceiro lugar, que renderá classificação à Repescagem Mundial, o torneio que ocorrerá no fim de 2025 e valerá o último lugar na Copa do Mundo.

Base caseira

Para o duelo deste domingo com os Cóndores chilenos, o treinador dos Tupis, Emiliano Caffera, convocou a base dos atletas que já vinham jogando pelo Brasil neste ano. Dois nomes vindos do exterior seguem no time: Felipe Rosa, que atua em Portugal, e Nelson, que joga na Major League Rugby norte-americana.

Moisés Duque, que disputou o Campeonato Português neste ano, retorna ao Brasil em definitivo. A base do elenco atua pelo Cobras Brasil Rugby, a franquia brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional sul-americana.

“No ano que vem, os jogos contra o Chile serão decisivos. Sou exigente e agora estamos acertando nosso time e evoluindo”, comentou o uruguaio treinador do Brasil.

“As expectativas para o jogo são altas, pois é um duelo de grande rivalidade e contra um concorrente direto pela vaga na Copa do Mundo. Será um jogo muito duro no ponto de contato e nas formações fixas. Os dois times fizeram um bom mês de julho nos amistosos e a partida será um bom indicativo do trabalho que teremos que fazer até o próximo ano. Pés no chão, mas muita expectativa positva”, comentou o capitão Cleber “Gelado” Dias.

Convocados

Primeiras linhas

André de Oliveira (Curitiba)

Brendon Alves (Cobras/Pasteur)

Endy Willian Pinheiro (Cobras/Curitiba)

Henrique Ferreira (Cobras/Pasteur)

João Lucas Marino (Cobras/Jacareí)

Levy Marinho (Cobras/Jacareí)

Wilton “Nelson” Rebolo (Los Angeles, EUA)

Segundas linhas

Ben Donald (Cobras)

Felipe Rosa (São Miguel, Portugal)

Gabriel “Fúria” Oliveira (Cobras/Jacareí)

Gabriel Paganini (Cobras/Poli)

Terceiras linhas

Adrio de Melo (Cobras/Pasteur)

Cleber “Gelado” Dias (Cobras/Poli)

Matheus Cláudio (Cobras/Jacareí)

Rafael “Latrell” Teixeira (Cobras/São José)

Scrum-halves

Felipe Gonçalves (Cobras/Pasteur)

Lucas Spago (Cobras/Pasteur)

Aberturas

João Amaral (Cobras/SPAC)

Moisés Duque (Académica de Coimbra, Portugal)

Centros

Lorenzo Massari (Cobras)

Robert Tenório (Cobras/Poli)

Victor “Feijão” Silva (Cobras/São José)

Pontas/Fullbacks

Ariel Rodrigues (Cobras/Poli)

Lucas “Zé” Tranquez (Cobras/Poli)

Sérgio Luna (Cobras/SPAC)

Comissão técnica

Emiliano Caffera – Head coach

Joaquín Luchetti – Treinador assistente

Maximiliano Bustos – Treinador assistente

Walter Schildberg – Analista

Felipe Braun – Manager

Simon Coulter – Preparador físico

Bruno Godói – Fisioterapeuta

Nina Chaves – Nutricionista

Leandro Miranda – Médico

Na foto (de @miguelgonzafotografias/URP), brasileiros e chilenos em partida anterior.

Comentário

comentário