Rugby brasileiro vence a primeira na continental

A equipe brasileira que conta com jogadores do São José e Jacareí está comemorando a primeira vitória na liga profissional do continente. Neste sábado, o Cobras aproveitou o apoio da torcida no estádio do paulistano do Nacional Atlético Clube e derrotou o vice-campeão do ano passado.

Confira no material enviado por Carlos Alessandro e Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O sábado, dia 18, foi de festa do rugby brasileiro no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. Jogando diante de sua torcida, o Cobras Brasil XV, a equipe brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a grande liga do continente, triunfou por 30 a 24 contra o Selkam, do Chile, vice campeão continental em 2022.

O duelo válido pela quinta rodada da competição quebrou a série de derrotas do time brasileiro, que agora sonha com voos maiores. Apoiados pela Superbid Exchange, Irko Hirashima e Universal Assistance, os Cobras subiram para o sexto lugar da competição, ultrapassando o American Raptors, dos Estados Unidos, que folgou na rodada, reduzindo para 5 pontos (1 vitória) a distância para o quinto colocado, o Pampas, da Argentina.

Os Cobras fizeram um sólido primeiro tempo e largaram na frente logo aos 4′ com try de Robert Tenório, em jogada nascida de lateral, com Zé criando espaço para Cantarutti romper a linha e servir Robert. Mais disciplinado do que em outras rodadas, o time brasileiro ampliou na sequência com penal chutador pelo capitão Zé, que fez seu primeiro jogo na função de liderança. Urroz respondeu na mesma moeda pouco depois para o Selknam, mas no maul 0s chilenos empataram o duelo com try de Eissmann.

Constantes

Os brasileiros mantiveram o foco e a constância no jogo e logo voltou a liderar o placar, agora com belo try de Ariel, em jogada outra vez construída a partir de lateral, com Nego garantindo infiltração para, na sequência, o passe longo chegar à ponta. Zé ainda ampliou com novo penal, aproveitando o bom momento dos Cobras no jogo de contato.

O jogo foi ao intervalo com 20 a 10 para os Cobras, mas os chilenos começaram fortes o segundo tempo e Edwards rompeu para o try dos visitantes. A situação parecia piorar mesmo do lado brasileiro com amarelo para Gelado, mas os chilenos também pecaram na disciplina, com Ignacio Silva recebendo amarelo por confusão, com o jogo esquentando.

Os Cobras se mantiveram bem mentalmente e, aos 65′, veio o lance decisivo, com o terceiro try sendo garantido, novamente pelas mãos de Ariel, em outra ação nascida de lateral. O maul funcionou e Ariel encontrou o espaço para cravar os pontos decisivos.

Garantindo

Os chilenos chegaram a reagir ainda no fim com try de Strabucchi, mas os Cobras seguraram o placar e, no fim, Zé chutou o último penal dos Cobras, decretando o 30 a 24 final.

“Treinamos muito duro a semana inteira e merecemos demais a vitória. Seria injusto outro resultado e a sensação é incrível”, comentou Sérgio Luna, ponta dos Cobras. Já o treinador Josh Reeves deixou clara a evolução da equipe de modo geral: “melhoras a disciplina, fomos bem nas formações, quebramos linha e soubemos construir bem a vitória. Ainda há coisas a melhorar, mas o time está de parabéns”.

A rodada

Nos demais jogos da quinta rodada, o líder Dogos XV venceu o Pampas por 29 a 11, na casa do rival, em dérbi argentino, ao passo que o atual campeão Peñarol, do Uruguai, se manteve como o único invicto ao fazer em casa 45 a 12 sobre os paraguaios do Yacare XV. Os Cobras folgarão na próxima rodada e voltarão a campo no dia 2 de abril, em Denver, contra o American Raptors, dos Estados Unidos.

Os times

Árbitro: Tomás Bertazza. Assistentes: Nicolás Cotic e Lucas Saccomanno. TMO: Victor Hugo Barboza.

Cobras

Tries: Ariel (2) e Robert

Conversões: Tranquez (3)

Penais: Tranquez (3)

15 Lucas “Zé” Tranquez, 14 Sergio Luna, 13 Nicolás Cantarutti, 12 Robert Tenório, 11 Ariel Rodrigues, 10 Lucas Spago, 9 Facundo Villalba, 8 Donnacha Byrne, 7 Matheus “Nego” Claudio, 6 Cleber “Gelado” Dias, 5 Lucio Anconetani, 4 Ben Donald, 3 Henrique Ferreira, 2 Endy Willian Pinheiro e 1 Brendon Alves.

Suplentes: 16 Diego Vidal, 17 Levy Marinho, 18 Bautista Vidal, 19 Gabriel Paganini, 20 Gabriel “Fúria” Oliveira, 21 André Arruda, 22 Douglas Rauth e 23 Alain Altahona.

Selknam

Tries: Eissmann, Edwards e Strabucchi

Conversões: Urroz (3)

Penais: Urroz (1)

15 Luca Strabucchi, 14 Clemente Armstrong, 13 Matías Garafulic (c), 12 Pablo Casas, 11 Gaspar Moltedo, 10 Francisco Urroz, 9 Lukas Carvallo, 8 Ernesto Tchimino, 7 Santiago Edwards, 6 Raimundo Martínez, 5 Javier Eissmann, 4 Pablo Huete, 3 Iñaki Gurruchaga, 2 Diego Escobar e 1 Salvador Lues.

Suplentes: 16 Augusto Böhme, 17 Javier Carrasco, 18 Vittorio Lastra, 19 Santiago Pedrero, 20 Tomás Orchard, 21 Nicolás Herreros, 22 Diego Warnken, 23 Ignacio Silva.

Na foto (de Bruno Ruas/@ruasmidia), o Cobras protegendo a bola na vitória sobre os chilenos.

Comentário

comentário