Rugby brasileiro volta após despedida com vitória

Contando com alguns jogadores do São José e Jacareí, o Cobras Brasil XV já está de volta. O time representou o país em uma competição continental que abre a temporada do rugby desde o dia 15 de março. Os quatro semifinalistas seguem na disputa que deixou os brasileiros quase dois meses longe de casa.

Sobre a partida de despedida, confira o material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

O Cobras Brasil XV comemorou o Dia do Trabalhador em mais uma exibição que aponta para a evolução do time. Encerrou sua participação na Superliga Americana de Rugby (SLAR) na noite do último sábado com um triunfo por um ponto de diferença contra o chileno Selknam. O jogo reservou fortes emoções principalmente no segundo tempo e o placar de 21 a 20 foi definido no último minuto com o penal convertido pelo centro Moisés Duque.

A franquia brasileira volta para casa com a quinta colocação na bagagem, 15 pontos e três vitórias em nove partidas disputadas. “Estamos contentes com a evolução como coletivo que aconteceu mesmo em algumas derrotas anteriores. A segunda vitória consecutiva, desta vez contra o Selknam, é motivadora por dois motivos. Porque foi o adversário que conseguiu placar mais elástico contra nós no primeiro turno. E também porque a Seleção Brasileira tem uma concorrência direta com a seleção chilena na busca por vaga para o Campeonato Mundial de 2023. Este jogo foi um teste mental para nos dar confiança e alcançar os objetivos deste ano”, avaliou Felipe Gonçalves, scrum-half e um dos destaques do Cobras sobretudo no returno.

O jogo

No primeiro tempo, depois de sofrer um penal logo no início, o Cobras aproveitou que o adversário já estava classificado para as semifinais do torneio e reagiu com tries de Matheus Cláudio e Yan Rosetti. Duque pontuou com um penal, uma conversão e um drop goal em grande estilo. O Selknam ainda anotou novo penal com o abertura Santiago Videla.

O time chileno colocou pressão na segunda etapa, mas teve que lutar muito contra os eficientes tackles da defesa brasileira. A insistência deu resultado aos 56 minutos, com try de Tomás Dussaillant e conversão de Videla. O embate pela bola seguiu duro com muitos box kicks (chutes altos em que se tenta recuperar a bola mais adiante) até os 76 minutos, quando o adversário marcou novo try com Augusto Bohme, complementado por Patricio Baronio, e ficou dois pontos à frente.

No último minuto, praticamente, a vontade do Cobras foi premiada com um erro fatal do adversário próximo aos postes. Em novo penal, Duque garantiu mais três pontos e a vantagem mínima na terceira vitória da equipe estreante em competições.

Os melhores momentos de Cobras Brasil XV 21 x 20 Selknam podem ser vistos no canal da Sudamerica Rugby: https://www.youtube.com/c/SLARTV/videos

Classificação

O fase inicial do torneio, valendo quatro vagas nas semifinais, teve os seis times se enfrentando em turno e returno, com o primeiro no Chile e o segundo no Uruguai. O representante argentino conseguiu vitórias em todas as 10 rodadas na seguinte classificação final: 1º – Jaguares XV-Argentina (50 pontos); 2º – Peñarol-Uruguai (31); 3º – Selknam-Chile (26); 4º – Olímpia-Paraguai (23); 5º – Cobras-Brasil (14) e 6º – Cafeteros-Colômbia (5).

Na foto (de Gaspafotos/SLAR/CBRu), a equipe brasileira depois da última partida.

Comentário

comentário