Rugby da região ficou com rodada quase decisiva

No sábado que seria decisivo para os dois principais times de rugby da região, o Jacareí ainda terá que aguardar o resultado de uma partida adiada para saber se estará na final do Brasileirão. O São José, na partida que valia permanência na divisão da elite nacional, venceu com competência.

Confira no material enviado por Ícaro leal, da assessoria de Imprensa do clube jacareiense.

No sábado (21), o Jacareí Rugby entrou em campo para enfrentar o SPAC pela última rodada do hexagonal final do Campeonato Brasileiro, no Campo do Balneário, em Jacareí. Os jacarés venceram o jogo por 23 a 6 e assumiram a liderança momentânea da chave final do torneio. Entretanto, como a rodada não chegou ao fim, precisa esperar o resultado do duelo entre Pasteur e Farrapos para confirmar vaga na decisão da competição.

Nada disso seria necessário se o Jacareí Rugby tivesse conquistado o ponto bônus ofensivo contra o SPAC. Entretanto, ao invés dos quatro tries que dariam a pontuação extra, o time jacareiense conseguiu apenas dois tries contra os paulistanos.

Dessa forma, a vitória fez o Jacareí somar quatro pontos e chegar aos 17. Como Pasteur (16 pontos atualmente) e Farrapos (12 pontos atualmente) também podem chegar ao mesmo número na classificação, ainda é necessário o término da rodada para celebrar a vaga na final.

O duelo entre Pasteur e Farrapos também estava marcado para o sábado, dia 21 de setembro, às 12h, em Guarulhos. Entretanto, com o mau tempo no Rio Grande do Sul, o voo do Farrapos foi cancelado de última hora, obrigando a não-realização da partida.

A Confederação Brasileira de Rugby, organizadora da competição, informou que em breve definirá quais serão os próximos passos, avaliando as possibilidades de remarcação do jogo e o mérito de um eventual cancelamento definitivo do jogo, caso necessário.

O jogo

Em campo, os jacarés iniciaram a partida com dificuldades. Com poucos minutos de partida dois cartões, de cores diferentes, abalaram um pouco o emocional dos jogadores. Além de estar com um a menos desde então, o Jacareí Rugby viu o SPAC converter dois penais e abrir seis pontos de vantagem. Mais organizado e disciplinado, o Jacareí Rugby encontrou seu caminho e garantiu a virada por 7 a 6 no fim do primeiro tempo com try de Lucas Drudi e conversão de Nicolas Azevedo.

Na segunda etapa, o Jacareí Rugby dominou o adversário. O try de Rafael Goes, também convertido, deu mais tranquilidade para os jacarés no começo da primeira etapa. O time jacareiense ainda viu Nicolas Azevedo converter três penais e garantir mais nove pontos na partida. Assim, o Jacareí Rugby venceu o jogo por 23 a 6.

Classificação

Hexagonal Final do Campeonato Brasileiro 2024:

1º – Jacareí/SP, com 5 jogos, 17 pontos e 28 de saldo

2º – SPAC/SP, com 5 jogos, 16 pontos e 29 de saldo

3º – Pasteur/SP, com 4 jogos, 16 pontos e 79 de saldo

4º – Farrapos/RS, com 4 jogos, 12 pontos e 48 de saldo

5º – Poli/SP, com 5 jogos, 10 pontos e -4 de saldo

6º – Joaca/SC, com 5 jogos, 0 pontos e -180 de saldo

A vitória vale quatro pontos e o empate, dois. O time que faz quatro ou mais tries ganha um ponto de bonificação. O time que perde com desvantagem de sete pontos ou menos, também soma um ponto extra. O resultado no confronto direto e o saldo de pontos são os dois primeiros critérios para desempate. Os dois primeiros colocados serão os finalistas em partida única programada para o dia 5 de outubro.

Mais informações

Confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12 está em aberto mesmo após a rodada final do hexagonal, realizada neste sábado. Os dois primeiros colocados ao final do hexagonal garantirão vaga na grande final da competição, mas a jornada decisiva teve uma partida crucial sendo cancelada.

O duelo entre Pasteur e Farrapos não foi realizado por conta do cancelamento do voo do Farrapos a Guarulhos por conta do mau tempo. Uma decisão acerca da partida será feita em breve pela Confederação, que avaliará as possibilidades de remarcação do jogo e o mérito de um eventual cancelamento definitivo do jogo, caso necessário.

Em Jacareí

Enquanto isso, o outro duelo decisivo ocorreu em Jacareí entre o time da casa e o líder SPAC, da capital. Os paulistanos precisavam de simples vitória para assegurarem vaga na final, mas quem brilhou foram os Jacarés, que se impuseram por 23 a 6 e assumiram provisoriamente a liderança do hexagonal.

O duelo começou com o SPAC abrindo 6 a 0 com dois penais, mas foi Drudi quem marcou o primeiro try do duelo colocando os Jacarés em vantagem por 7 a 6 antes da pausa. O segundo tempo foi de domínio do Jacareí, que marcou seu segundo try com Loirão e assegurou a vitória com mais três penais sem resposta. A vitória não classificou ainda matematicamente o Jacareí à final, que espera o desfecho de Pasteur contra Farrapos.

Ainda foi realizado o duelo entre Poli (SP) e Joaca (SC), em Osasco, com o time paulista triunfando por amplos 47 a 0. Jogo de 7 tries para a Poli, no duelo que valia a fuga da última colocação do hexagonal.

São José

Além dos dois duelos, o sábado foi de jogo isolado pelo Qualificatório para o Super 12 de 2025. O São José fez valer o mando de campo e derrotou o Niterói por 31 a 16 para assegurar matematicamente sua permanência na elite nacional. O Niterói encarará o clássico fluminense contra o Rio Rugby no próximo sábado valendo a outra vaga do Grupo RJ-SP na elite nacional do ano que vem.

Os vídeos das partidas estão no YouTube da Brasil Rugby até o final desta segunda-feira.

Nas imagens, o jacareiense Felipe Silva encarando a marcação do SPAC (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e o São José avançando no campo do Niteroi (TV CRBu/Reprodução).

Comentário

comentário