Rugby da região joga em casa e valendo semifinal

Depois do clássico pelo Campeonato Brasileiro, que teve o Jacareí Rugby visitando o São José e vencendo, os dois times voltam ao Paulista de Rugby XV Masculino neste sábado. Pela rodada única da quartas de final, os jacareienses recebem o Engenharia no Campo do Balneário e os joseenses terão a visita do SPAC no CT Ange Guimerá, às 15h30.

Sobre a preparação do Jacareí Rugby, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

No sábado (15), o Jacareí Rugby recebe o Engenharia, de São Paulo/SP, para duelo pelas quartas de final do Campeonato Paulista de Rugby XV. O duelo dos jacarés contra os paulistanos acontece no Campo do Balneário, às 14h. Quem vencer avança às semifinais do torneio.

Para chegar na Fase Final, o Jacareí Rugby venceu os jogos contra Lechuza, Templários e SPAC pelo Grupo D. As vitórias colocaram Jacareí como a melhor campanha entre todas as equipes do torneio. Dessa forma, nas quartas a equipe enfrentará o Engenharia, segundo colocado no Grupo B, com Leões Pasteur, e último classificado às quartas.

As equipes nunca se enfrentaram em toda a história. O Engenharia será o 28º adversário que o Jacareí Rugby enfrenta desde 2013, ano em que iniciou os trabalhos com a categoria adulto masculino. Até hoje, a variedade de equipes das quais os jacarés já mediram forças é 16 equipes de São Paulo e 11 de outros estados.

Este é o melhor início de ano do Jacareí Rugby adulto masculino. A equipe soma oito vitórias em oito jogos. O recorde de vitórias do clube é de 2013, durante a Copa São Paulo daquele ano com 10 triunfos. Para alcançar a sequência, o Jacareí Rugby precisa de mais duas vitórias seguidas.

São José

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Neste sábado, 15, às 15h30, o invicto São José Rugby recebe o SPAC no CT Ange Guimerá, pelas quartas de final do Campeonato Paulista da modalidade. O duelo eliminatório é decidido em confronto único.

Na última rodada do Campeonato Paulista, os joseenses venceram a equipe do Indaiatuba Tornados por 24 a 10, sacramentando a classificação para as quartas de final da competição em primeiro lugar do Grupo C com 14 pontos. Os joseenses ficaram com a quarta melhor campanha na primeira fase do Estadual.

Já, o SPAC ficou na vice-liderança do Grupo D com 10 pontos, ao ser superado pelo Jacareí Rugby por 52 a 13, na última rodada do Campeonato Paulista. Na classificação geral, a equipe da capital ficou com a quinta melhor campanha.

O jogo deste sábado será o primeiro entre as equipes na temporada 2023, no ano passado, os times se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Brasileiro, em que o São José venceu ambos os jogos, no primeiro turno por 41 a 23 e depois por 39 a 08.

Chaveamento

O vencedor da partida entre São José Rugby e Spac encara o ganhador do duelo entre Jacareí Rugby e Engenharia que também jogam no sábado, 15, às 14h, no Campo do Balneário, em Jacareí.

No outro lado da chave, Pasteur e Poli já garantiram suas vagas nas semifinais, ao vencer o Indaiatuba Tornados e Ilhabela Rugby, respectivamente. O duelo da semifinal será uma reedição da grande final do Estadual de 2022, em que a Poli se sagrou campeã.

Super 12

Confira o material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, o Super 12, terá continuidade nesse sábado, dia 15, com mais dois grandes clássicos regionais.

Em São Paulo, Poli e Pasteur fazem um super dérbi paulistano no CEPEUSP, com os dois times de olho no primeiro lugar do Grupo C, que dará um mando de jogo a mais ao vencedor no hexagonal da 2ª fase, o que poderá ser decisivo na luta por vaga na grande final.

Já pelo Grupo A, Desterro e Joaca farão o Dérbi da Ilha na UFSC Tapera, com os dois clubes de Florianópolis consolidando uma rivalidade que cresce a cada ano. Para o Desterro, a vitória garantirá a liderança da chave, ao passo que o Joaca luta para tomar do rival da vice-liderança. O Super 12 está na reta final de sua fase de grupos, com apenas mais uma rodada depois pela frente.

Na Capital

O clássico entre Poli e Pasteur promete muito, com atletas de seleção brasileira em campo e muitas memórias de jogos decisivos recentes. Os dois clubes fizeram em 2022 a grande final do Campeonato Paulista, que acabou com triunfo da Poli por 25 a 13.

No entanto, os dois times se reencontraram em 2023 no primeiro confronto pelo Super 12, em Guarulhos, com empate emocionante em 23 a 23. O duelo é tão equilibrado que nos últimos 10 anos foram 15 duelos, com 7 vitórias para cada lado, além do último empate. A partida terá transmissão ao vivo pelo YouTube do Pasteur.

Por sua vez, o duelo catarinense deixou de ser uma partida de um time só para se tornar imprevisível. No ano passado, o Joaca conquistou sua primeira vitória na história sobre o Desterro em jogos de rugby XV oficiais ao vencer pelo Campeonato Catarinense por 25 a 24.

O Desterro acabou por dar o troco sobre o rival na final do estadual, mas pelo Super 12 de 2023 o Joaca voltou a vencer os rubro-verdes ao fazer 12 a 10 no primeiro turno. O Desterro novamente deu a volta por cima e venceu o outro encontro deste ano, pelo estadual, por 32 a 15. Agora, os dois rivais se encontram pela terceira vez no ano e o confronto ganha ares dramáticos justamente por ser determinante para as ambições de ambos na luta por vaga no hexagonal.

A disputa

O Super 12 conta com 12 clubes divididos em 3 grupos com 4 times cada, sendo que os 2 primeiros colocados de cada grupo irão ao hexagonal da 2ª fase. Na competição, a vitória vale 4 pontos, o empate 2 e a derrota por 7 pontos ou menos de diferença 1. Em adição, o time que marca 4 ou mais tries em seu jogo fatura 1 ponto a mais, podendo elevar a vitória a 5 pontos.

Nas imagens, o jacareiense Levy Marinho tem a bola em partida pelo Campeonato Brasileiro, (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e jogadores joseenses entrando em campo (foto de Fabio Lapa).

Comentário

comentário