Rugby da região tem rodada com clássicos

A penúltima rodada da fase inicial do Campeonato Paulista de Rugby tem os dois times da região envolvidos em clássicos. O São José joga pela liderança e o Jacareí, para confirmar vaga nas semifinais.

Confira no material enviado por Daniel Venturole, da assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Rugby.

É reta final do Campeonato Paulista de Rugby! A elite estadual chega à sua penúltima rodada e poderemos conhecer todos os finalistas e o rebaixado da temporada, então todos entram em campo com foco total na vitória.

No alto da tabela, Poli e São José revivem a final de 2018 e já garantidos na semi, mais uma vez duelam pela liderança na primeira fase, que no ano passado, terminou com triunfo joseense. Dessa vez, o duelo é na casa dos politécnicos, às 11h e o momento é melhor para o atual bicampeão, que tem o melhor ataque e defesa da competição e foi dominante em todos os seus jogos, além de ter folgado na última rodada.

A preocupação fica por conta dos desfalques de seu elenco estrelado que deve servir à seleção no mesmo fim de semana; De Wet, Maranhão, Gelado, Sininho, Waltinho, Muller, Abud, Zé, Ariel são alguns dos que podem desfalcar o elenco na reta final do campeonato ainda que os joseenses também percam atletas (irmãos Duque e Daniel Sancery – Felipe está lesionado) e o restante do elenco tenha qualidade de sobra para buscar a vitória, a expectativa é de um confronto mais parelho.

Além do histórico favorável, os joseenses devem contar com o artilheiro da competição, Pancho, que ultrapassou a marca dos 100 pontos na última rodada e foi decisivo na vitória contra o Jacareí e as jovens revelações do elenco, disposta a mostrar serviço para o treinador Duda Padilla.

Outro clássico

Pasteur e Jacareí, às 15h30, fazem o outro duelo do G4 tentando carimbar o passaporte para mais uma fase final e quebrar a série de duas derrotas seguidas que ostentam na tabela. Ponto especial de atenção para os Jacarés que não marcaram tries nos últimos jogos e podem ver o Tornados entrar de vez na briga pela classificação caso perca mais uma partida e a equipe laranja vença o SPAC.

Diante do Pasteur, os chutes de Cecarelli serão importantes, mas podem não ser suficientes, principalmente diante de uma equipe com jogo similar e de muita habilidade no jogo aberto como os Galos, que fizeram jogos melhores tanto no setor defensivo quanto no ofensivo diante de seus algozes em comum e possuem nunca perderam para o Jacareí em casa pelo Paulista. Apesar dos elencos experientes e com, jovens valores de duas grandes escolas formadoras, o provável único desfalque para a seleção deve ser Blade, da primeira linha do Jacareí.

Rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, a disputa é pela permanência na divisão, e para os Templários, a partida é decisiva. Única equipe a não pontuar até aqui, uma derrota diante do Band, às 15h30, Saracens significará o rebaixamento antecipado do clube que no ano passado fez história ao se tornar o primeiro campeão da Série B a se manter na elite estadual por mais de uma temporada seguida. No entanto, a equipe faz uma campanha para esquecer, com média de quase 90 pontos sofridos e apenas 23 pontos.

O Band por outro lado se recuperou nos dois últimos jogos depois de um início tenebroso que colocava o tradicional clube como candidato certo para o rebaixamento, e uma nova vitória deve garantir aos bandeirantinos mais um ano na Série A e um bom tempo para reorganizar a casa.

Clube mais antigo do país em atividade, o SPAC também está na berlinda, ocupando a incômoda penúltima posição, que deixa a equipe na repescagem da divisão, situação inédita para o alvi-celeste da zona sul paulistana. A vitória diante do Templários deu novo ânimo aos comandados de Chubby e o retorno de Leco deu outra cara para a equipe, relembrando grandes momentos em campo ao lado de veteranos de seleção como Alemão, Boy e Pedro Rosa, todos com boas atuações na última partida.

O Tornados será um desafio muito mais duro e exigirá mais criatividade de seu ataque e melhor organização defensiva, além de evitar ceder penais que tem sido garantidos por Sandrinho, 66 pontos e a terceira posição entre os artilheiros nesse ano na competição.

Para os alvi-laranjas, que já fizeram história ao se tornar a primeira equipe promovida a vencer dois jogos no seu ano de retorno, um novo triunfo coloca a equipe mais próxima do G4 e garante a melhor colocação da equipe em campeonatos, seguindo o bom momento que teve seu auge ano passado com o bicampeonato da Série B e da segunda divisão nacional.

A disputa

A disputa

O Campeonato Paulista de Rugby é o mais antigo campeonato estadual de Rugby e é o de maior nível técnico, contando com a participação de oito clubes: São José, SPAC, Pasteur, Jacareí, Poli, Tornados, Templários e Band Saracens.

Na atual primeira fase, os oito times se enfrentam em turno único de sete rodadas. Os quatro melhores colocados na primeira fase se enfrentam em semifinais, em jogos de ida e volta e a grande final será disputada em jogo único. O último colocado na primeira fase é rebaixado automaticamente, enquanto o penúltimo jogará contra o vice-campeão da Série B, pela vaga no estadual de 2020.

Depois de cinco rodada disputadas, a classificação está assim:

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Leonardo Ceccarelli preparado para uma cobrança e com Bruno Garcia observando.

Comentário

comentário