Rugby da região tem rodada de competições nacionais

O sábado do rugby será de competições nacionais. Pelo Brasileiro Masculino, o São José e o Jacareí já anteciparam classificação entre os quatro melhores do grupo, mas ainda podem aproveitar as duas rodadas restantes para tentarem a vice-liderança e suas vantagens. Pelo Brasileiro Feminino, a segunda etapa da Primeira Divisão terá o São José em campo e o Jacareí folgará sem rodada pela Segunda Divisão.

Sobre as competições, confira o material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, está em sua reta final com o Grupo Sudeste vivendo sua penúltima rodada nesse sábado, 27. Os classificados às quartas de final já estão matematicamente definidos, mas resta ainda saber quem terá o mando de jogo na próxima fase e quais serão os duelos.

Às 15h30, o grande jogo da rodada opõe em São José dos Campos dois grandes rivais: o São José e o Pasteur, que duelam pelo segundo fim de semana seguido, após se encararem no sábado passado pela semifinal do Campeonato Paulista. A vitória no dia 20 coube ao Pasteur por 21 a 06 e na casa dos joseenses. Agora, o time do Vale do Paraíba terá sua segunda chance em casa de arrancar uma vitória contra o rival, sendo que o Pasteur já havia triunfado sobre o São José no primeiro turno do Super 12, em sua casa, na capital paulista, por 33 a 12.

A última vitória joseense foi em 2019, por 30 a 23, na semifinal do Campeonato Brasileiro, que acabou com o São José se sagrando campeão. Para o Pasteur, a vitória nesse dia 27 significará garantir matematicamente o mando de jogo nas quartas de final.

O vice-líder

Quem está na cola do Pasteur é a Poli, que perdeu um pouco de terreno para o rival ao cair ser derrotada no confronto direto realizado no fim de semana retrasado. A Poli está 5 pontos abaixo do Pasteur e ainda sonha com a ponta da tabela, mas sabe que o mais importante agora é garantir frente sobre o Jacareí na luta pela vice liderança, para garantir o mando de jogo nas quartas de final.

A Poli receberá nesse sábado o já eliminado Tornados de Indaiatuba e tem sólida vantagem sobre o oponente do interior: 11 vitórias em 12 partidas oficiais realizadas. A vitória indaiatubana foi em 2012.

Por fim, o Jacareí irá a São Paulo para encarar o SPAC, já eliminado. O Jacareí precisa vencer para seguir com chances de roubar a vice liderança da Poli e o duelo promete. O SPAC não vence o oponente do Vale do Paraíba desde 2017, mas deu trabalho aos Jacarés neste ano ao perder no Campeonato Paulista por apenas 14 a 07 em junho passado.

Este será o quarto jogo do ano entre Jacareí e SPAC, sendo que no último os Jacarés se impuseram por 53 a 10, em julho, pelas quartas de final do estadual. No Super 12, o primeiro confronto de 2022 terminou com vitória valeparaibana por 36 a 12.

Os jogos estarão disponíveis até segunda-feira no YouTube da Brasil Rugby.

Feminino

Sábado, dia 27, e domingo, 28, serão do melhor do rugby sevens feminino nacional no SESI Guarulhos, na Grande São Paulo, que receberá o Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino, gerenciado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). O torneio será organizado pelo Band Saracens e contará com 8 clubes disputando a 2a etapa da 1a divisão adulta, de um total de 6 etapas.

Na primeira etapa, em Curitiba, o Melina, de Cuiabá, se sagrou campeão com vitória contundente na grande final sobre o Band Saracens. Com isso, o time matogrossense encabeça o Grupo A e terá pela frente o Curitiba, quarto colocado na etapa passada, o São José, quinto, e o Desterro, que terminou o torneio no Paraná no último posto.

Já o Grupo B contará com as vice campeãs e as terceiras colocadas do Band Saracens, de São Paulo, e do Niterói, que prometem grande disputa. Ao lado delas estão as piauienses do Delta e as paulistanas das Leoas. A fase de grupos servirá para definir os confrontos das quartas de final, pois todos os times avançarão.

A Segunda Divisão Adulta, que teve o Jacareí como campeão da etapa de abertura, não programa rodada para este final de semana.

flor

Largada no juvenil

A novidade de 2022 é a introdução dos torneios M19. Ao todo, 3 torneios M19 serão realizados no Super Sevens, mas sem haver um campeão geral do circuito. Isto é, cada etapa terá seu campeão, que contará como um dos campeões da temporada 2022 na categoria.

Em Guarulhos, estarão em campo as matogrossenses do Melina, as paranaenses do Maringá e três clubes paulistas, Pasteur e Leoas, da capital, e Jacareí. Os times se enfrentarão no sistema de todos contra todos com o primeiro e o segundo colocados fazendo a grande final.

Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), o São José recebendo o Jacareí no Clássico Caipira da rodada anterior e com vitória jacareiense.

Comentário

comentário