Rugby da região tem sábado de jogos decisivos

O rugby da região tem um sábado dos mais decisivos e diantes dos torcedores. O Jacareí joga por uma das duas vagas das finais do Campeonato Brasileiro. O São José, para continuar na divisão da elite nacional.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do Jacareí Rugby.

Neste sábado (21), o Jacareí Rugby entra em campo em busca de vaga na final do Campeonato Brasileiro 2024. A equipe jacareiense recebe o SPAC, de São Paulo, às 16h, no Campo do Balneário, em Jacareí. Somente a vitória garante a equipe em mais uma decisão de torneio nacional. Atualmente, os jacarés ocupam a terceira posição no hexagonal final com 13 pontos em quatro jogos.

A matemática é simples. Jogando em casa, o Jacareí Rugby precisa fazer a quantidade de pontos necessária na tabela de classificação para passar o SPAC e avançar de fase. Isso só é possível com a vitória, pois o SPAC soma 16 pontos e está na liderança. O Pasteur também tem 16 pontos, mas ocupa a segunda posição. Os jacarés estão na terceira colocação com três pontos a menos que os rivais paulistanos.

Em caso de vitória, o time jacareiense salta para os 17 pontos. Com bônus, para 18. O triunfo simples já ajuda, mas o SPAC não pode fazer pontos bônus ofensivo e defensivo juntos. Além das duas equipes, o Pasteur e o Farrapos também seguem na briga por vaga na decisão e jogam em São Paulo.

O histórico do confronto é favorável ao Jacareí Rugby. São 17 jogos entre as equipes em toda a história com 10 vitórias dos jacarés, um empate e seis derrotas. Nas últimas 10 partidas o retrospecto também é animador. São oito vitórias e apenas duas derrotas. Entretanto, no último jogo a vantagem foi do time paulistano. No Paulista de 2024, o SPAC venceu por 38 a 35 fora de casa.

Base e feminino

Além do último jogo pelo hexagonal do Brasileiro, a cidade de Jacareí também será sede da Liga SESI de Rugby 2024. As partidas das equipes M15 e M17 acontecem no Poliesportivo Dú Cambusano. Os jacarezinhos estarão nesta disputa também a partir das 8h30.

A Seleção Brasileira feminina, em São Paulo, fará um amistoso contra os Curumins M17, às 15h, no Campo do SPAC. Na equipe das Yaras estarão cinco atletas do Jacareí Rugby: Giovana Pires, Mariana Moreira, Mariana Neves, Raissa Andraus e Vitória Nunes. Os Curumins contam com Ruan Pablo Lopes, também de Jacareí.

Mais informações

Confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Sábado com sabor se semifinal para o Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby. O hexagonal final da competição chegou à última rodada e os quatro primeiros colocados estão separados por apenas quatro pontos. Mais do que isso, as quatro equipes terão confrontos diretos, que, com isso, ganham sabor de decisões diretas pela classificação à final.

Em Jacareí, o clube da casa, terceiro colocado, recebe o líder SPAC, da capital paulista, separados por somente 3 pontos. O cenário significa que uma vitória dos Jacarés garantirá o time da casa na final, a menos que o SPAC conquiste dois bônus no jogo (derrota por 7 pontos de diferença marcando 4 ou mais tries) e negue o bônus de 4 tries ao Jacareí. Combinação improvável, mas que cria um cenário de emoção até o fim para o duelo. Já para o SPAC o empate – ou qualquer vitória – basta para assegurar vaga na grande final pela primeira vez desde 2013, quando foi campeão pela última vez.

O Jacareí foi campeão em 2017 e vice em 2022. O último confronto entre os dois clubes foi pelo Campeonato Paulista de 2024 e acabou em triunfo do SPAC em emocionantes 38 a 35 em São Paulo. Em Jacareí, o SPAC não vence desde o Paulista de 2017.

“O SPAC é uma equipe que evoluiu muito durante a competição e nossos jogadores estão muito ansiosos para o jogo. A preparação foi da melhor maneira possível para esse desafio e a expectativa é de um jogo muito rápido, com variáveis e uma verdadeira guerra nas formações fixas”, comentou o atleta e treinador dos Jacarés, Matheus Cruz.

“Muito legal o Super 12 com quatro times brigando pelo título até o fim e temos um confronto direto com sabor de semifinal. É sempre desafiador atuar fora de casa, mas nossa temporada está sendo muito bonita e esperamos um jogo muito limpo e respeitoso. Que vença o melhor”, falou o jogador João “Zina” Mileo, do SPAC, um dos líderes do time.

Em São Paulo

Jacareí e SPAC já irão a campo sabendo do resultado do outro duelo direto pela vaga, que acontece no SESI Guarulhos, entre Pasteur e os gaúchos do Farrapos, com transmissão ao vivo no YouTube dos Galos. O Pasteur está igualado em pontos com o SPAC, mas ocupa o segundo lugar pelo critério do confronto direto. Atual campeão brasileiro, o Pasteur precisa de simples vitória para avançar, ao passo que o Farrapos está quatro pontos abaixo e necessita vencer e ainda torcer por uma vitória do SPAC.

Os dois times já duelaram em 2024 pela Copa do Brasil com os gaúchos conquistando uma histórica vitória por 24 a 22 que lhes garantiu a ida à final da competição, seguida por título inédito.

“A expectativa para o jogo é alta e estamos em busca do segundo título seguido e de colocar mais uma estrela no brasão do clube. Nosso percentual de vitórias nos últimos dois anos é muito elevado: passamos 2023 invictos e perdemos apenas dois jogos em 2024, mas um deles foi para o Farrapos. Já demos volta por cima da derrota para a Poli com grande vitória sobre o rival e agora é hora de dar a volta por cima contra o Farrapos. Será uma batalha muito dura, mas o Pasteur irá à final”, comentou Diego Lopez, um dos atletas mais experientes do Pasteur.

“O que nos resume é trabalho. Treinamos muito duro e vamos seguir o que temos feito, que é por em prática o que treinamos e planejamos para essa partida. Manteremos a nossa intensidade e sabemos que temos condições de chegar à vitória”, falou Marcos Civardi, um dos grandes jogadores do Farrapos.

O único jogo que não vale vaga na grande final ocorre no SESI Osasco onde a Poli recebe os catarinenses do Joaca em duelo inédito. O clube de Florianópolis necessita de vitória por 4 ou mais tries para evitar a última colocação do hexagonal e condenar a Poli, atual vice campeã brasileira, à lanterna.

São José

Além das partidas do hexagonal, duelarão por jogo adiado do Qualificatório para o Super 12 de 2025 dois gigantes do rugby nacional, São José e Niterói. A partida vale pela segunda e penúltima rodada da competição e o São José precisa de simples vitória para garantir a permanência na 1ª divisão, tendo a vantagem de mando de jogo.

O Niterói, por sua vez, precisa vencer para abrir frente sobre o rival Rio Rugby, com o qual duelará na rodada final. O São José tem amplo domínio no confronto direto e venceu já duas vezes o oponente neste ano: 29 a 20, em casa, e 40 a 29, fora de casa. Mesmo assim, os dois placares mostram que emoção é esperada para a partida, com o Niterói tentando quebrar o jejum de triunfos sobre os paulistas.

Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.Nas fotos (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Gabriel Oliveira, o “Fúria”, em partida anterior contra o SPAC e o time que no sábado passado venceu em Santa Catarina.

 

Comentário

comentário