Rugby da região terá dia de grandes jogos e festa

O sábado será um dia especial para a rugby da região. Em Jacareí, no estádio Du Cambuzano, uma festa começa de manhã e à tarde terá a estreia do Jacareí no Campeonato Brasileiro e o time profissional do Cobras Brasil jogando pela principal competição continental. Enquanto isso, em São José dos Campos e também pelo Brasileiro, o São José terá um confronto estadual de destaque na sua estreia.

Sobre o Jacareí Rugby, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Neste sábado, às 12h15, o Jacareí Rugby faz sua estreia pelo Super 12 2024, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A primeira partida será contra o Curitiba Rugby, de Curitiba/PR, pelo Grupo B, no Poliesportivo Dú Cambusano, em Jacareí.

Essa será a primeira vez que o Jacareí Rugby jogará no estádio localizado no bairro do Villa Branca, em Jacareí. Normalmente, os jogos da equipe como mandante acontecem no Campo do Balneário, no Jardim Balneário Paraíba, também em Jacareí.

A partida acontecerá no antigo estádio do JAC em razão da realização do duelo entre Cobras e Yacarés pelo Super Rugby Américas, às 15h30. A ideia é concentrar dois eventos do mesmo esporte em um mesmo local.

Após título

O Jacareí Rugby chega para a estreia do Campeonato Brasileiro logo após a conquista do título da Copa Caipira. O torneio serviu de preparação para o Super 12 e também para o Campeonato Paulista, que terá início em breve. O treinador Matheus Cruz falou sobre a primeira partida no Brasileiro.

“Nossa expectativa é de mostrar a evolução da nossa equipe com o trabalho que estamos realizando. Temos muitos meninos novos subindo para o elenco principal e poder jogar no estádio é muito bom para nós. A expectativa é de um belo jogo para todos os torcedores e adeptos do município”, disse Cruz.

Jacareí e Curitiba se enfrentam pelo terceiro ano seguido pela competição nacional. Ao todo, os times somam seis jogos no histórico de confronto. As vitórias da equipe jacareiense aconteceram nas últimas quatro partidas entre as equipes, sendo a última delas pela Fase de Grupos do Brasileiro 2023.

O campeonato

O Super 12 conta com um total de 12 times divididos em três grupos com quatro times. No grupo do Jacareí, além do Curitiba, também tem Poli, de São Paulo/SP, e Piracicaba Rugby, de Piracicaba/SP. No Grupo A, as equipes presentes são Farrapos (Bento Gonçalves/RS), Desterro (Florianópolis/SC), Charrua (Porto Alegre/RS), e Joaca (Florianópolis/SC). No Grupo C, os times presentes são: Niterói (Niterói/RJ), SPAC (São Paulo/SP), Pasteur (São Paulo/SP), e São José (São José dos Campos).

As equipes jogarão em turno e returno dentro de suas chaves. Os dois melhores colocados avançam para o hexagonal final. Os dois piores jogarão o Qualificatório com outras duas equipes que virão do Torneio de Acesso. No hexagonal final, as equipes se enfrentam por uma única vez e os dois melhores garantem classificação para a final única.

Em 2023, o Jacareí Rugby chegou ao hexagonal final, mas ficou em terceiro lugar. A decisão aconteceu entre Poli e Pasteur, com o Pasteur sendo o campeão.

Histórico do Jacareí na 1ª divisão do Brasileiro
O Jacareí Rugby disputará pela sétima vez o principal campeonato nacional do país. Foi campeão em 2017, vice em 2022 e terceiro colocado em 2023.

Os jacarés somam 64 jogos com 36 vitórias, 1 empate e 27 derrotas na competição nacional. São 1955 pontos feitos e 1344 pontos sofridos ao longo das seis temporadas já disputadas.

Atrações

Além do duelo entre Jacareí Rugby e Curitiba, o dia será recheado de atividades no estádio Du Cambuzano. A partir de 9h haverá um Dia de Rugby promovido pelo Vem Pro Rugby com a equipe Alvorada Rugby, de São José da Lapa/MG.

O jogo dos Cobras vem após o duelo do Jacareí e será contra o Yacarés, do Paraguai, pela 11ª rodada do Super Americas Rugby. O dia também terá festival de food trucks e show com Laura do Cavaco.

São José

Sobre a preparação joseense, confira parte do material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

São José Rugby estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado com a credencial de decacampeão e com o último título conquistado em 2019. Às 15h, recebe o paulistano SPAC no CT Ange Guimerá, em São José dos Campos.

Os joseenses ficaram com o vice-campeonato da Copa Caipira 2024, após somar 10 pontos em quatro jogos, no qual venceu dois jogos (contra Pinda e Iguanas), teve um empate (com Ilhabela) e foi derrotado pelos campeões da competição, o Jacareí.

Agora, a equipe joseense foca no principal torneio da temporada: o Campeonato Brasileiro. O São José Rugby já conquistou 10 vezes o título nacional e na temporada passada terminou a competição na quinta posição.

Já o adversário deste sábado será o SPAC, maior campeão nacional, com 13 títulos conquistados, que na última edição do Super 12 ficou em décimo lugar na fase de classificação e depois disputou o qualificatório da competição.

Mais informações

Sobre o Campeonato Brasileiro de Rugby confira mais informações no material enviado Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12 terá seu pontapé inicial nesse sábado, dia 4, com muita ação pelos Grupo B e C da competição. A ação começará em Jacareí (SP), no Estádio Du Cambuzano, com o clube da casa recebendo o Curitiba (PR), às 12h15, com transmissão ao vivo do canal de YouTube da Brasil Rugby.

Na sequência, os demais três jogos do dia serão às 15h. O São José (SP) receberá o SPAC (SP), em duelo de paulistas, enquanto Piracicaba (SP) fará sua estreia na elite recebendo a Poli (SP). Já o atual campeão o Pasteur (SP), visitará outro recém promovido, o Niterói (RJ).

A primeira divisão do Campeonato Brasileiro conta com 12 clubes divididos regionalmente em 3 grupos com 4 times cada. As equipes se enfrentarão em turno e returno dentro de seus grupos, totalizando 6 partidas por time. Os dois melhores de cada grupo avançarão para o Hexagonal, que terá os 6 melhores times se enfrentando em turno único (5 jogos por time), para definir os dois clubes que duelarão na grande final, no dia 5 de outubro.

Já os dois piores de cada grupo da primeira fase irão para o Qualificatório e encararão os 2 melhores de cada grupo regional do Acesso (a segunda divisão), valendo vagas no Super 12 de 2025.

“O Super 12 é a principal competição para a categoria. Mantivemos a estrutura do ano passado, dando continuidade ao modelo e buscando equilibrar a necessidade de fomentar os jogos regionalmente, mais sustentáveis, com partidas intensas entre os melhores times do país. Por isso nossa composição de fase de grupos seguida por hexagonal. E o Qualificatório impõe que o clube que seja promovido prove estar à altura do desafio ao precisar derrotar times que estão no Super 12”, comentou Renato Occhionero, diretor de Desenvolvimento e Torneios da Brasil Rugby.

O Grupo B do Super 12 conta com clubes de São Paulo e Paraná. O jogo de estreia opõe dois ex-campeões brasileiro: o Jacareí, campeão nacional em 2017, e o Curitiba, campeão brasileiro em 2014 e 2016. A partida é a primeira de uma rodada dupla com o Cobras Brasil Rugby, o time brasileiro que disputa o Super Rugby Américas (a liga profissional do continente) e que jogará no Estádio Du Cambusano na sequência, às 15h30. No histórico do confronto, o Jacareí lidera com 4 vitórias a 2, sendo que os Touros não derrotam os Jacarés desde 2015. O Jacareí chega embalado após o título da Copa Caipira, competição regional do Vale do Paraíba.

“Nossa expectativa é de mostrar a evolução da nossa equipe com o trabalho que estamos realizando. Temos muitos meninos novos subindo para o elenco principal e poder jogar no estádio é muito bom para nós. É um estádio do município, que muito se fala e nunca tivemos a oportunidade de fazer um jogo por lá. A expectativa é de um belo jogo para todos os torcedores e adeptos do município”, comentou Matheus Cruz, treinador do Jacareí.

Estreante

Pela mesma chave, o Piracicaba debutará no Super 12 recebendo a vice campeã Poli, de São Paulo, que foi campeã brasileira em 2018 e 2022 e da Copa do Brasil em 2023. Os dois times jamais se enfrentaram na competição e a empolgação do lado piracicabano pela estreia mostra a importância do Super 12. “É uma honra representar Piracicaba neste campeonato de tamanho prestígio. Trabalho de equipe, desde os atletas, comissão técnica, diretoria, apoiadores, patrocinadores e nossa querida torcida. Um sonho convertido em realidade”, comentou o capitão do Piracicaba, Danylo Melloni.

O Grupo C conta com clubes de São Paulo e Rio de Janeiro. O atual campeão fluminense e vice campeão da Copa do Brasil de 2023, o Niterói, receberá o Pasteur, atual campeão brasileiro, que quebrou jejum de 29 anos no ano passado. Fernando Portugal, treinador do Pasteur, comentou o momento dos Galos, que tiveram um 2023 invicto no rugby XV: “No passado tivemos a temporada quase perfeita, com enorme comprometimento de muitos jogadores de várias gerações, que acabou sendo coroada com o título brasileiro, tão sonhado pelo clube há anos. Mas uma grande conquista traz também grandes responsabilidades. Parece clichê, mas é muito mais fácil chegar ao topo do que permanecer. Então estamos em um ano bastante desafiador para o clube e principalmente para o elenco adulto masculino. Estamos tentando tirar a sensação de “missão cumprida” que a conquista do ano passado possa ter deixado e fazê-los ter ‘fome’ nesta temporada também”.

O jogo marca o retorno do Niterói, hexacampeã brasileiro (campeão pela última vez em 1990), à primeira divisão que o clube não jogava desde 2018.

Em São José

Por fim, em São José dos Campos, duelarão os dois maiores campeões brasileiros, o São José, time da casa, e o decano do rugby brasileiro, os paulistanos do SPAC. A partida é muito aguardada por opor dois times que devem brigar ponto a ponto pela classificação ao Hexagonal. A vantagem histórica do confronto é joseense, tendo triunfado sobre o rival no ano passado por 36 a 28, pelo Campeonato Paulista. No Super 12, o último encontro foi em 2022, também com vitória do São José por 39 a 8. O último triunfo do SPAC sobre o “Sanja” foi em 2017, provando a importância de uma reviravolta para o time mais antigo do país.

O Grupo A, com clubes de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, começará na semana que vem, no dia 11, com rodada dupla em Florianópolis opondo os dois clubes da cidade e seus rivais gaúchos: Joaca e Farrapos (de Bento Gonçalves), de um lado, Desterro e Charrua (de Porto Alegre), do outro.

Todos os jogos estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby até a segunda-feira.

Nas imagens, o jacareiense Eduardo Garcia tem a bola em duelo do ano passado contra o Curitiba (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e os joseenses em partida pela Copa Caipira (foto de Rodrigo Correia/Agência NTZ).

Comentário

comentário