Rugby da região teve rodada antes de final da Seleção
Na penúltima rodada da fase inicial do Grupo Sudeste do Brasileirão do Rugby, o São José e o Jacareí precisavam vencer para continuarem na disputa pela vice-liderança que valerá mando de campo nas quartas de final. Não conseguiram e agora vão torcer para os seus jogadores na Seleção Brasileira que decide título neste domingo.
Confira no material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
O sábado foi de muito ação em gramados paulistas pelo Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, que viveu a penúltima rodada do Grupo Sudeste.
Pasteur e Poli já se garantiram como os dois melhores da chave e têm assegurado o mando de jogo nas quartas de final. Resta saber quem terminará o grupo no primeiro lugar. A Poli fez sua parte e derrotou o Tornados de Indaiatuba numa chuva de tries na USP, com o duelo acabando em 62 x 29 para os paulistanos. Foram 10 tries a 4 a favor da Poli.
Já o Pasteur foi a São José dos Campos para o clássico contra o São José, atual campeão nacional. Os Galos se impuseram por 27 x 07, em duelo de 3 tries a 1 para o Pasteur, que manteve a escrita de 2022 contra o rival. Diegão, Rodrigo e Guto marcaram os tries dos visitantes. Foram 3 triunfos do Pasteur nos 3 encontros com o São José neste ano. O resultado manteve o “Sanja” na quarta posição do grupo, mas ainda com chances de alcançar o terceiro lugar.
Isso porque o terceiro colocado Jacareí foi derrotado para o já eliminado SPAC na capital paulista por 33 x 24. Jogo intenso e equilibrado, que teve o Jacareí marcando os primeiros tries e levando a virada do jovem elenco do SPAC.
A última rodada da fase de grupos do Super 12 será no dia 17 de setembro, com São José contra Poli, Pasteur versus SPAC e Jacareí contra Tornados. Neste sábado não houve rodada pelo Grupo Sul
Decisão
A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV (os Tupis) encara nesse domingo, às 20h, a Colômbia, na cidade colombiana de Barranquilla, em partida que encerrará as disputas do torneio 3 Nações sul-americano, competição organizada pela Sudamerica Rugby envolvendo Colômbia, Brasil e Paraguai.
Na primeira partida do torneio, o Paraguai derrotou a Colômbia por 21 a 13, ao passo que o Brasil superou o Paraguai no segundo duelo por 31 a 28, na última quarta-feira. Com isso, uma simples vitória brasileira será suficiente para garantir o título aos Tupis.
Os jogos valem pontos preciosos no Ranking Mundial, com o Brasil ocupando hoje a 27ª colocação, enquanto os Tucanos colombianos estão em 36º. Os Tupis jamais foram derrotados pelos colombianos na história, com o último duelo oficial na modalidade tendo ocorrido em 2018, em São Paulo, com o Brasil triunfando por 67 a 05, em partida que deu aos Tupis inédito título do Campeonato Sul-Americano 6 Nações.
Ao todo, Brasil e Colômbia duelaram 10 vezes em partidas oficiais, com 10 vitórias brasileiras, sendo que a última em solo colombiano foi um 35 a 10 para os brasileiros em 2003, em Bogotá.
Retomada
O torneio das 3 Nações marcou a retomada dos test matches (isto é, jogos valendo pontos no Ranking) para o Brasil neste ano. Com o reinício do trabalho, a comissão técnica formada por Fernando Portugal (head coach) e Josh Reeves (diretor de alto rendimento) optou por dar mais espaço a jogadores que tiveram menos minutos jogados ao longo da SLAR 2022 (a liga profissional sul-americana, realizada no primeiro semestre do ano), promovendo estreias com a camisa da seleção.
“A expectativa é que será um jogo duro e bem físico, pois a Colômbia evoluiu demais com a SLAR e mais jogos internacionais”, comentou Gabriel Paganini, capitão brasileiro. “Confiamos no trabalho realizado até aqui e estamos bem preparados”, concluiu o segunda linha dos Tupis.
A partida terá transmissão ao vivo do Star+. Mais informações, no site www.brasilrugby.com.br
Nas fotos, o líder Pasteur protegendo a bola na partida em São José dos Campos (foto de Mariana Luz/Agência NTZ) e alguns jogadores da Seleção Brasileira durante o Hino Nacional na partida contra o Paraguai (foto de CBRu/Divulgação).