Rugby da região teve rodada com definições
No Brasileirão masculino do rugby, São José e Jacareí já sabem como será a rodada única das semifinais. No feminino, o São José ainda tem chances de título na Primeira Divisão e o Jacareí lidera a segunda que valerá acesso ao campeão.
Sobre os dois campeonatos, confira o material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
O Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV teve no sábado passado a última rodada da fase de grupos e a definição dos duelos de quartas de final: Farrapos x São José, Curitiba x Jacareí, Pasteur x Charrua e Poli x Desterro.
No Grupo Sudeste, o Pasteur assegurou o primeiro lugar ao vencer o clássico paulistano contra o SPAC por 57 a 19. A Poli carimbou o segundo lugar ao vencer fora de casa o São José por apertados 27 a 20. A derrota deixou o São José no quarto posto e com a missão de encarar o invicto Farrapos no Rio Grande do Sul. O Jacareí venceu em casa o Tornados por 33 a 10, garantindo o terceiro lugar da chave.
No Grupo Sul, o Desterro (SC) venceu o Charrua (RS) fora de casa por 41 a 24. Os catarinenses assumiram a terceira posição e empurraram os gaúchos para o quarto lugar. O resultado assegurou ao Curitiba (PR), que folgou na rodada, o segundo lugar da chave e, consequentemente, o precioso mando de jogo nas quartas.
O Farrapos (RS) venceu fora de casa, em Londrina, o Pé Vermelho (PR) por 92 a 0, em jogo que marcou a despedida dos paranaenses. O resultado manteve a invencibilidade do clube de Bento Gonçalves, o que significa que caso o Farrapos se sagre campeão após o mata-mata o título viria de modo invicto.
O chaveamento
As quartas de final ocorrerão em duelos únicos no dia 1º de outubro, com Farrapos, Curitiba, Pasteur e Poli tendo a vantagem de jogarem em suas casas. Nas semifinais duelarão os vencedores de Farrapos versus São José e de Poli contra Desterro, de um lado; e os vencedores de Pasteur versus Charrua e de Curitiba contra Jacareí, do outro lado.
Feminino
O campo do CERET, na Zona Leste de São Paulo, foi o palco neste último final de semana para as disputas da 1ª e 2ª Divisões do Campeonato Brasileiro Feminino, conhecido como Super Sevens e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Dois clubes paulistanos fizeram a festa em casa: o Band Saracens venceu na elite e o Pasteur triunfou na segundona.
Valendo pela 3ª etapa do torneio, o Melina – MT superou o Niterói – RJ por 19 a 14 na decisão do terceiro lugar, enquanto o Band Saracens venceu o São José em duelo paulista por 19 a 7. Com o resultado, a distância do Band Saracens para o Melina na tabela de classificação geral caiu para 3 pontos. A quarta etapa será em Jacareí nos dias 8 e 9 de outubro.
Acesso
Na Segunda Divisão, de sistema de pontos corridos, o título da egunda etapa foi decidido somente na rodada final, com Pasteur, Jacareí, Goianos e Rio Rugby chegando empatados à decisão.
Na rodada final, o Pasteur venceu o Goianos, ao passo que o Jacareí bateu o Rio. Igualados em pontos, o Pasteur ficou na frente do Jacareí por conta do confronto direto.
Com um total de três etapas, o torneio terá o título decidido em São José dos Campos nos dias 5 e 6 de novembro, com o Jacareí chegando à última etapa dois pontos à frente do Pasteur.
Na foto (São José/Divulgação), o time joseense tentando manter a posse de bola contra a Poli.